Total de visualizações de página

domingo, 11 de novembro de 2018

BAR ALPINO



 
O prédio abrigava em seu térreo o Bar Alpino e, no segundo andar, o Cine Danúbio. Ficava na Avenida Atlântica nº 570, no Leme.
 
O pequeno cinema tinha 250 lugares e funcionou de 1952 a 1960.
 
Já o Bar Alpino, do alemão Hans Krips, sucedeu outro com o mesmo nome e do mesmo dono que ficava na Rua Gustavo Sampaio nº 91, com frente também para a Avenida Atlântica.
 
Como o bar original estava ficando pequeno para a freguesia, Krips comprou o terreno da Rua Gustavo Sampaio nº 161 e mandou construir em estilo chalé suíço, com frente para a Avenida Atlântica, o novo Bar Alpino que foi inaugurado em 07/07/1931.
 
Ali era servido um dos melhores chopes do Rio. Em 1962 começou a ser construído neste local um edifício que, em homenagem ao bar, recebeu o nome de Edifício Alpino-Leme.
 
Este Bar Alpino mostrado na fotografia de hoje nada tem a ver com o seu homônimo que fez sucesso anos depois no Jardim de Alá, em Ipanema.
 

11 comentários:

  1. Fui várias vezes ao Cine Danúbio, inclusive para ver uma vez um show do Carequinha. Destaque para a bilheteria, que era (pelo menos nessa vez) uma mesa com uma caixa de charutos onde o caixa guardava o dinheiro. Poeirésimo. Saudade.

    ResponderExcluir
  2. Lotação de 600 pessoas? Isto aí devia ficar apinhado de gente.

    ResponderExcluir
  3. Bar com um chope bem tirado e sempre boa pedida.Melhor que igreja com cultos enjoados pregando salvação eterna...Hoje aqui em Vix dia ensolarado depois de grandes diluvios .E ontem o Flamengo perdeu o olfato de vez.Imagino o humor do Corneteiro.

    ResponderExcluir
  4. O Corneteiro tem razão. Duas falhas do goleirinho, uma demorou a sair do gol e a outra um frangaço na falta. Falta esta totalmente evitável pelo fraco Pará. O Rever só pode disputar corrida com uma tartaruga. Paquetá se esmera em perder gols. Everton Ribeiro jogou? Diego cisca-cisca e nada. Se bobear nem se classifica direto para a Libertadores.

    ResponderExcluir
  5. Certamente não eram de meu tempo nem "de minha jurisdição", madseria curioso um cinema "poeira" na Avenida Atlântica nos dias atuais. Quanto ao comentário das 9:54, não seria mais lógico guardar o dinheiro no "armário"?

    ResponderExcluir
  6. Isso ai era área do Trio Macauba com a zabumba Zefinha. Na sanfona de 8 baixos o formidável maneta. Tudo de bom. Agora o "Framengo" nunca me convenceu. Quem eram bons de verdade foram embora prematuramente por uma montanha de dinheiro e vieram um monte de perebas a um preços astronômicos. O Dourado é o que diga. A nação rubro-negra não merece esse castigo.
    merece isso.Essa foto não é do meu tempo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a todos. Fotos já mostradas no antigo Terra, impressionante como haviam bares alemães pela cidade, hoje são raros e os que sobrevivem são contemporâneos deste bar. E chope bem tirado, é em serpentina de cobre com pelo menos 300 espiras, enterrada na caixa com gelo, com controle da pressão na bala de oxigênio, só falta mesmo o barril de madeira, copo bem lavado e arrumado na bacia de água gelada e uma régua para retirar o excesso de espuma.

    ResponderExcluir
  8. Fora de foco: O que será que houve com o "Foi um Rio que passou em minha vida?" Parece abandonado e nenhuma notícia dada pelo André Decourt...

    ResponderExcluir
  9. Estive com o Dr. Decuca no último fim de semana. Tudo bem com ele.

    ResponderExcluir
  10. ...legal essa coisa nostálgica toda!
    Nem é da minha época; sou dos anos 70 - e acompanhei muita mudança na AVENIDA ATLANTICA/até queria ver como tá no lugar da extinta HELP (nunca frequentei, só sei que foi bem badalada: e lembro do terreno gigante que tinha no lugar e de uma pequena construção quase na via de trás).
    Sobre de BANDA ALEMÃ... aqui no sul bem comum isto. Havia um bar chamado WUNDERBAR até bom.
    Dia desses passou no BRASIL VISTO DE CIMA o famigerado FORTE. Outro que nunca fui. Só a vista dá um troço.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. E o Beco da Fome, tinha melhor fim de noite?
    Esse Rio, quem te viu, wuem te vê.

    ResponderExcluir