Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2018

BOTAFOGO


 
Esta bela casa está na Rua Mundo Novo, perto da Rua Assunção. Teria pertencido ao Conde D´Eu. A legenda, da foto de 1966, indica que na época era a moradia do presidente do Banco Boavista. Acho que nesta época o presidente era o Candido Guinle de Paula Machado que, todavia, morava na ocasião numa casa na Rua Guilhermina Guinle, ao lado do atual casarão da Firjan, residência na época do irmão dele Francisco Eduardo de Paula Machado.

O Correio da Manhã cita que, por este período, o Banco Boavista teve um presidente chamado Luís Biolchini. Não sei se era este o proprietário naquele momento.
 
 
Esta casa, também na mesma rua, já foi parte do conjunto da desaparecida Casa de Saúde Dr. Eiras.
 

22 comentários:

  1. A Internet está péssima, no momento, por aqui. Talvez tenhamos problemas na liberação dos comentários.

    ResponderExcluir
  2. Cansei de admirar este casarão avermelhado. Eu usava muito a Rua Mundo Novo, para subir em seguida a Rua Alice e Julio Ottoni. Havia outros caminhos para Santa Teresa, mas todos obrigavam a usar a primeira marcha no meu Citroën 2CV.
    O calçamento era bom, de paralelepípedos, era a menos íngreme das ladeiras e não havia o menor risco.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. A casa é muito bonita, não sei que estilo é este de arquitetura, mas fico pensando o trabalho que não dava manter a casa limpa e arrumada, fazer a manutenção predial, haja empregados.

    ResponderExcluir
  4. "Boa sorte a todos".

    Estarei acompanhando os comentários.

    ResponderExcluir
  5. A segunda foto fala de uma Casa de Saude bem no estilo daquelas que conheci bem em função de pregações outras.Belos locais para instalação de templos,mas que hoje só se apresentam com demanda tarja verde ou similar o que torna inviável qualquer investimento.Tem um segmento que trabalha com funções mais específicas que recebe fiéis bancados pelo governo e aí não dá para falar nada pois não sei se faz os milagres direitinho.De resto vamos tocando o barco.....

    ResponderExcluir
  6. Eu tive uma namorada em 1980 que morava no começo da rua Mundo Novo. Ia até lá pela Marquês de Olinda ou subindo pela General Glicério e descendo a Mundo Novo, mas atualmente não teria coragem de subir por ali, já que é uma região perigosa. Mas Janeiro está chegando e com ele tempos alvissareiros. Aquele "larguinho" que existe entre a Mundo Novo, a Assunção, e a Marquês de Olinda, é o "primo pobre" de Botafogo, onde existem inúmeras oficinas mecânicas e incrivelmente algumas "casas de cômodos". Já era assim quando foi relatada por Aloísio de Azevedo. Quem sabe se circulando por lá não encontramos a reencarnação da Bertoleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta rua não é perigosa,ao contrário,é uma das mais seguras que temos em Botafogo, tem moradores que dormem com suas portas destrancadas ou até abertas. Claro que uma vez ou outra alguma coisa acontece,mas é muito raro. Sou moradora da rua.

      Excluir
    2. Que bom ler sua msg Brum estava pesquisando exatamente para saber se rua é tranquila . Abçs

      Excluir
  7. Fora de foco: Está circulando na internet um vídeo onde em um Shopping aparece uma mulher gorda com três crianças, com o menor aparentando três anos e a maior no máximo oito. Estão em uma praça de alimentação e é incrível a habilidade com que os menores furtam bolsa e objetos de pessoas distraidas. É lamentável que existam adultos que se prestam a adestrar crianças para cometer crimes. Se alguém assistiu esse vídeo, reflita sobre seus conceitos em face de "certas coisas", cuja abordagem é sempre eivada de melindres...

    ResponderExcluir
  8. A casa da Rua Mundo Novo pertencia à família Teixeira Boavista e elo menos duas gerações moraram aí, incluindo o Roberto Teixeira Boavista, que foi presidente do banco, cujo controle acionário foi vendido para a família Paula Machado. A família também foi proprietária da Boavista Seguros, que foi incorporada pela Atlântica e posteriormente vendida ao Bradesco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou famoso no início dos anos 80 o time de vôlei da Boavista / Atlântica / Bradesco... Jogos históricos contra o time da Pirelli.

      Excluir
  9. Por falar em mansão do Conde D'Eu, consta que os descendentes da família imperial ainda pedem na justiça a posse do Palácio Guanabara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda justiça. A casa foi comprada pelo Conde D'Eu e dada de presente para a Princesa Isabel. Não teve dinheiro público ali e por isso mesmo foi irregularmente tomada sem indenização.

      Excluir
    2. Expropriar o alheio parece ser uma norma na história brasileira. Não foi só o palácio Guanabara que a família imperial perdeu. A Ilha Fiscal, o Palácio de Petrópolis, e muito mais do que imóveis: A dignidade! A pusilanimidade foi a tônica de D.Pedro e ele pagou caro por isso. Sem entrar em pormenores, já que os exemplos fáticos são muitos, vou citar apenas um: Pedro II morria de inveja e muito fez para prejudicar Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Um desses motivos foi o fato de Irineu ter comprado o palacete da antiga Marquesa dos Santos e por isso residir mais perto do mar do que ele, Imperador do Brasil. Devemos lembrar que o palácio em questão ficava a poucos metros do mar naquela época, já que a região da Rodoviária e da Leopoldina eram banhadas pelas águas...

      Excluir
    3. O julgamento ficou para dezembro. Até adiarem de novo...

      Excluir
  10. E por falar em Botafogo na rua Alvaro Ramos tínhamos no passado o Sanatório de Botafogo. Hoje existem dois imensos prédios que formam um Condomínio. Meu pai tinha alguns amigos que militaram por este sanatório com médicos e numa das visitas ao condomínio pude verificar que ficaram alguns vestígios do antigo Sanatório a começar por uma imensa caixa D'água abandonada na encosta do morro. Quanto a casa mostrada na foto da CS.Dr.Eiras, a empresa responsável pela construção do belo condomínio no local fez a gentileza de preservar esse imóvel da foto. A questão é se o Pastor poderia instalar lá sua igreja.

    ResponderExcluir
  11. Ainda é bastante tranquilo usar esta rua; moro em Laranjeiras, trabalho em Botafogo e volto no final da tarde por ela todos os dias, já há muito tempo.
    Nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  12. A Conmebol deve anunciar que a final da Libertadores entre River e Boca não será em território argentino.Será escolhido um outro país para mandar o jogo ao que indica dia 8 de dezembro.Os tempos são mesmo outros e este é mais um grande espanto!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Se eu fosse da Canmebol escolhia um campo do Aterro do Flamengo ou o Campo do Lá vai Bola. Tudo isso com torcida única. Ora bolas...é de lascar essa novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu "Cumpadi Ménêses". No campo do Lá Vai Bola hoje fica difícil ter jogo, nem os soldados do Quartel de Geografia do Exército estão jogando nele. O bicho tá pegando no Morro da Conceição.

      Excluir
  14. Um judiciário venal, um legislativo que nada mais é do que uma súcia de criminosos, e um executivo cujos ministros são invariavelmente egressos do legislativo, formam a colossal quadrilha jamais vista no Brasil. Henrique Meirelles declarou que "se o novo governo NADA FIZER no primeiro ano, só essa inação fará o PIB brasileiro crescer 2%, o que significa que o roubo não deixou de existir. Não me admira que uma "caça às bruxas" bastante violenta ocorra nos primeiros dias do novo governo. Muitos quadros vermelhos sentirão o peso da justiça .

    ResponderExcluir