Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

ERRO

 
A revista ELA, que veio encartada no O Globo de ontem, publicou esta foto de Judith Munk, que faz parte da mostra "Mulheres na Coleção MAR", no Museu de Arte do Rio.
 
Ou foi uma grande comida de mosca de quem colocou a foto no MAR ou o erro foi de quem a publicou n´O Globo, pois a foto está espelhada.
 
Vemos isto com certa frequência mesmo em livros sobre o Rio Antigo. Há algum tempo o Rouen publicou a foto que havia na caixa de num quebra-cabeça, onde a foto da Baía da Guanabara estava espelhada.
 
A posição correta é a da foto abaixo.
 


31 comentários:

  1. É curioso observar que a pista junto à mureta da praia estava em obras, com os veículos trafegando em mão-dupla pela pista à esquerda da foto.

    Já na pista junto aos trilhos dos bondes a maioria dos automóveis segue em direção a Botafogo, mas parece haver um pequeno caminhão vindo em direção contrária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Dr. D'. Inclusive dá para perceber que os outros veículos estão desviando dele. Devia estar achando que estava na Inglaterra...

      Excluir
    2. PS: desconsidere a última frase porque me baseei na foto espelhada...

      Excluir
  2. FF: a Zona Sul está um caos. O entorno da Lagoa totalmente alagado, bem como parte de Botafogo e Humaitá. A cidade está abandonada.

    ResponderExcluir
  3. Por um momento, como há na foto corrigida um Skoda e um Vauxhall que não estão na foto espelhada, tremi como um bambu do Itanhangá sob chuva, pois achei que o blog tinha reproduzido outra foto, com outros carros. Eu, certamente, levaria a manhã inteira para decifrar a carraria.
    Mas o cupê Ford, junto ao ônibus, me ajudou a superar o tremelique.

    ResponderExcluir
  4. Mário Lago e Chico Anísio foram precisos quando compuseram o samba canção "Rio Antigo", e em especial no trecho que fala em "cidade sem aterro como Deus criou". Mas "os tempos eram outros".### Não é só na zona sul que a situação está complicada. A Record noticiou o alagamento no "Pechincha", isolando até o batalhão da P.M. Está bem complicada a situação em Jacarepaguá, Curicica, e na região do BRT.

    ResponderExcluir
  5. Ih, são muitos carros; hoje teremos "biscoitos" de todos os tipos: waffer, recheado, champangne....rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. "Boa sorte a todos".

    Várias fotos de acervos na internet são publicadas espelhadas. Getty Images e Life, principalmente.

    ResponderExcluir
  7. Faltou consultoria com o SDR .Bem feito.Sinceramente não me lembro de ter visto a foto,que é muito boa.O Biscoito vai mergulhar especialmente com chuva.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia ! Na região do Grande Méier está descendo muita água. Pelo que se vê,este ano vai ser um verão muito mixuruca.

    ResponderExcluir
  9. Chuva democrática. O caos na Lagoa influencia o elevado Paulo de Frontin e engarrafa região da Tijuca e arredores.

    ResponderExcluir
  10. Antes que o Gustavo aponte, o cupê Ford está alinhado com o ônibus, embora na pista externa.
    Já vi outras fotos dessa mão dupla na pista externa na Praia do Flamengo, que dá a impressão de um risco comparável aos bondes mata-paulista. Bem pouco seguro.
    Na foto invertida, aparecem o Skoda 1101 e um Vauxhall 10, ambos de 1947, ou um pouquinho mais..
    Ainda de frente, vejo um Buick 1940 (pode ser Pontiac, mas acho que é Buick) saia e blusa, na frente de outro Buick, este de 1946. A seu lado, um carro pouco vendido aqui o Ford Vedette, francês de 1948, precursor do Simca Chambord, com o mesmo motor que nunca deu certo deste o Ford 60 HP americano dos anos 30.
    E tome carro, tem Buick, Citroën. Tem Ford, Chevrolet e Mopar aos montes, Jeep Willys, uma inconfundível Lincoln Continental 1946, perto do caminhão sobre a calçada e alinhada com o Camões, que vem para o Centro. Aliás, duas Buick a mais, perto do Camões.

    ResponderExcluir
  11. Por que a outra pista, a mais externa, estaria vazia? Recapeamento?

    ResponderExcluir
  12. Parem de emplicar com as chuvas,são sempre benvindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a chuva, são as muitas construções, legais ou ilegais, falta de limpeza e drenagem à beira e dentro de rios, córregos, canais, canaletas e bueiros e a impermeabilização do solo.
      Imagine se não tivessem reflorestado o maciço da Tijuca, quase todos os aterros existentes do Rio teriam sido executados automaticamente pelas chuvas, ao longo mais de um século e meio.

      Excluir
    2. Mayc. Tô contigo e não abro. Manda essa turma morar no Ceará? Quando adolescente meu pai me dava um copo d'água da chuva para tomar banho, lavar as cuecas e o resto colocava na "sintina" para depurar. mimimi não vale.

      Excluir
    3. Não precisa nem Freud para explicar a adesão a frescura adquirida.

      Excluir
  13. Coisas do Rio.... Na Ilha do Governador não caiu ainda nem uma gota de chuva!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos. Esses estagiários fazem as coisas de qualquer jeito, aí acontece essas coisas, erros bisonhos. A carreata na pista junto a mureta deveria ser em apoio a algum candidato a presidente da foto das eleições. A sede do Flamengo ao fundo imponente sentia o cheirinho da brisa do mar, já a sua frente as Palmeiras tremulavam gloriosamente vitoriosas, como bandeiras desfraldadas sob vento forte dos campos de batalha.

    ResponderExcluir
  15. O fotógrafo estava no Hotel Novo Mundo e as árvores à direita são do pomar do Palácio do Catete.
    Como os veículos, conforme informa o Biscoito, são anteriores a 1950, pode ser que a foto seja do ano da 1ª. Copa do Mundo no Brasil, para a qual foi construído o hotel.
    Sobre aquela terceira foto da Igreja de São José, postada no dia 20/11, a palavra que eu deveria ter usado no comentário é justamente a "espelhada".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diria o "titio" Mário Vianna, "errrrrrrrrrooooouuuu!". O edifício no fundo da foto teve o seu lançamento em 1951 conforme propaganda publicada no SDR ou outro site do Terra. Como a sua construção deve ter domorado uns dois anos, a foto é no minimo de 1953.

      Excluir
    2. Este prédio de 24 andares do Morro da Viúva foi inaugurado em 1953. O colosso de concreto foi construído por empenho do dirigente Hilton Santos, que deu nome ao prédio. Em 1944, ele procurou o presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, e a empresa de seguros Sul América, de onde tirou um empréstimo – igualmente colossal, de mais de Cr$ 40 milhões – para construir o que chama de Palácio do Flamengo. Os 148 apartamentos renderiam, na estimativa, Cr$ 700 mil mensais, dos quais seria descontado, com boa sobra, o necessário para pagar o empréstimo.
      O terreno do prédio foi doado ao Fluminense para construção de sua sede marítima, mas isto não se concretizou. Na primeira metade do século XX o Fluminense cedeu o direito do terreno ao Flamengo.

      Excluir
    3. Essa nem eu sabia e deve ser por esta causa que o Fluminense continua ruim das pernas sem dinheiro e sem time com ameaça da segunda divisão.Falta aparecer um cornetinha tricolor pois vascaíno e botafoguense o blog está cheio embora muitos dentro do armário pois para eles a gloria é zoar o Flamengo.

      Excluir
  16. Invertida ficou a situação do Flamengo com esta diretoria que não viu as bobagens que andou fazendo durante o ano perdendo todas as competições por falta de bom senso e eu mesmo esbravejei aqui que aquele Mosquito sem pilha não tinha caixa para administrar estes jogadores metidos a cavalo do cão e que se acham os melhores e prova foi o Dorival que mandou para a reserva o Diego e depois o Paquetá sem discussão e ainda mandou andar aquele goleiro que só fez abalar o vestiário.A hora da barca vai começar e já tenho muita lista pronta para divulgar durante o período de férias e adianto que o mascarado do Paquetá já vai tarde pensa que é dono do time.Acho que o Vasco e o Fluminense vão escapar apesar dos times ridículos e das campanhas pífias e o Botafogo até que foi além do esperado com plantel para segunda divisão.Estou afinando a corneta para o período de férias quando geralmente falta assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas só o fogão ganhou um título dos times Cariocas em 2018.

      Excluir
  17. Caramba! Estou precisando ir ao oftalmologista d'obiscoitomolhado. Ninguém viu o trampolim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que aquela estrutura fosse o pier do Palácio do Catete. Para trampolim está meio pequeno.

      Excluir
    2. http://luizd.rio.fotoblog.uol.com.br/photo20160202045758.html

      Excluir
  18. Os carros eram mais importantes.

    ResponderExcluir
  19. Tia Nalu está triste.Disse que vice é golpe!

    ResponderExcluir
  20. Gustavo mata o ofídio e mostra a borduna.

    ResponderExcluir