Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

SANATÓRIO DE BOTAFOGO


 
O nosso prezado Menezes, a quem o “Saudades do Rio” agradece, enviou esta fotografia do Sanatório Botafogo com os seguintes dizeres: “Último registro do Sanatório de Botafogo na Rua Alvaro Ramos. Hoje existe um condomínio como citei no meu comentário de ontem. Tenho amigos lá que visito constantemente e vejo quase sempre a tampa dessa imensa caixa d´água hoje coberta pela vegetação.”
Pesquisando no “Correio da Manhã” descobri que o Sanatório Botafogo foi inaugurado em 1921. Era destinado ao recolhimento dos doentes nervosos, neurasthenicos e fatigados, que careçam de um repouso methodico para um restabelecimento physico e mental.
Um anúncio que foi publicado durante muito tempo no “Correio da Manhã” dizia:
SANATORIO BOTAFOGO – Doenças Nervosas e Mentaes
Methodos especiaes e actualizados de tratamento, Malariotherapia, Choque hipoglysemico (insulinotherapia em altas dóses), Convulsotherapia (Methodo de Meduna), Piretotherapia, Narcose prolongada, etc.
Controle technico e scientifico dos Professores: A. Austregesilo, Adauto Botelho e Pernambuco Filho. Corpo medico especializado. Racional serviço de enfermagem. Rua Alvaro Ramos, 177 (acho que recebeu nova numeração tempos depois, passando a ser o nº 405)  Phones: 26-7222 e 26-7411.
Por mais de 50 anos funcionou no endereço da Rua Alvaro Ramos.

22 comentários:

  1. Este canto de Botafogo, meio escondido, abrigava até os anos 60 casas com terrenos enormes, grandes jardins e pomares. Ficava fora do eixo do trânsito nesta época mas pouco a pouco a especulação imobiliária transformou o lugar com a construção de grandes edifícios.
    Os tais methodos especiaes davam medo.

    ResponderExcluir
  2. "Boa sorte a todos".

    Acredito que vários métodos descritos hoje são impensáveis.

    Estarei fora por quase o dia inteiro e verei os comentários mais tarde.

    ResponderExcluir
  3. Havia uma Clínica psiquiátrica na rua Álvaro Ramos em época mais recente e no lado oposto da rua. Em 1977 eu fui visitar um primo ali internado por "alterações nervosas", internado sob os cuidados de um excelente psiquiatra, Dr. Flávio Roque, prematuramente falecido, vitimado por um infarto fulminante.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Luiz, pessoal,
    Gostei da foto, o jardim em níveis, com balaustradas e jarrões, tem um ar neoclássico que me agrada bastante.Deveria ser muito acolhedor para os pacientes neurasthenicos.Porém, os tratamentos deveriam acabar com as pessoas, se eu entendi direito, enchiam o paciente de insulina e davam choques nele. Só falta mesmo a lobotomia.

    ResponderExcluir
  5. Eu creio que mais de 50% das "doenças psiquiátricas" se devem a causas espirituais. Embora a maioria dos médicos seja céptica ou mesmo agnóstica, o fato é que os fenômenos espirituais são inquestionáveis. Nos últimos tempos já existe uma compreensão de que a física quântica rege todas as ações do universo.

    ResponderExcluir
  6. O grande problema da eletroconvulsoterapia foi o seu uso de forma inapropriada.Sua utilização sem condições técnicas adequadas era de fato um horror,mas não se pode negar a sua eficácia em diversos casos,como a catatonia,transtornos psicóticos resistentes e depressões refratárias.Também o uso da ECT fora de indicações devidas levou ao seu sepultamento na década de 70.O desenvolvimento da indústria farmacêutica com a acentuada melhoria dos medicamentos como antidepressivos e neurolépticos também foi outro ponto para a mudança de hábitos dos profissionais da área.Hoje os atípicos no caso dos neurolépticos e os ISRS no caso dos antidepressivos costumam dar conta do recado.Existe ainda a Estimulação Magnetica Transcraniana que seria uma versão bem moderna e que está também indicado em alguns casos dos transtornos psíquicos.
    Este estatuto lá do sanatório deveria ser bem interessante e talvez pudesse aproveitar alguns itens para a minha igreja.O Ceará,individuo,já deve imaginar a primeira regra do meu estatuto.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Luiz. No endereço antigo existe hoje o n.405 da Alvaro Ramos. É um Imenso condomínio. Diz meu amigo que mora lá, que em tempos passado foram construir uma Guarita de concreto para melhor atender as portarias. Nas fundações encontraram uma nascente d'água que deu um imenso trabalho para a construção das sapatas pois a posição da projetada guarita era justamente em cima desse Chafariz.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Acho que esses tratamentos deveriam ser aplicados hoje em dia em pacientes específicos, como o criminoso que esfaqueou o Bolsonaro e tantos outros que cometem crimes e depois seus advogados alegam que os mesmos sofrem de doenças mentais. Uma duvida me deixa intrigado, será que algum paciente com este tipo de tratamento obteve alta da sua enfermidade? Uma pena que a foto não tenha nitidez, para observarmos detalhes desta bela construção, imagino que ela deixava as pessoas "malucas" com a beleza da construção e dos seus jardins, foi aí que surgiu a expressão "maluco beleza". Isso é um espanto como diria o pastor Belletti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o esfaqueados de Bolsonaro e seu mandante, prisão perpetua, já que a "doença" é no carater. Quanto a crimes menores como consumo de drogas ou frequentar bailes funk, 30 chibatadas. Duvido que voltem a consumir. Assim o país conserta.

      Excluir
  9. Digníssimo Pastor, adivinho o teu primeiro item do Estatuto da Igreja Belletiana do 15 Dia. Reza forte primeiro para ver se o milagre acontece e depois colocar a mão na sacolinha e comparecer com o dizimo. E os Tarjas Verdes?

    ResponderExcluir
  10. Primeiro vou falar responder ao Lino:Corria o ano de 1976 e junto a outro pastor fui chamado a examinar um fiel que necessitava de milagre imediato,com risco iminente suicídio.O caso era de fato grave e ele estava em desespero e das poucas coisas que solicitava era a aplicação da ECT,procedimento pelo qual já passara em Cachoeiro(sempre Cachu...)e fora sua salvação.Após análise,chegamos a conclusão favorável ao procedimento em 2 séries.Não precisou nem a segunda,Lino,o cara apareceu na porta do Santuário belo e fagueiro com a malinha e a passagem para a terra do RC.Foi um santo "remédio".Foi talvez a única vez que avalizei o procedimento....
    Ceará,individuo,vc gosta de pergunta fácil.Nota 10.E o problema é responder a sua pergunta.O "calo" é mesmo qualquer tarja...

    ResponderExcluir
  11. E eu achando que ECT nas últimas 5 ou 6 décadas só a outra, de efeito contrário, ou seja, a que deixa o pessoal extremamente nervoso com os atrasos e extravios de correspondências e encomendas.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, deu pena do PSV. Três bolas na trave no primeiro tempo. No segundo, o Messi resolveu aparecer...

    ResponderExcluir
  13. Tá escrito lá:Malariotherapia,Choque Hipoglicêmico(insulinoterapia em altas doses)Convulsotherapia(Medoto de Meduna)Piretoherapia,Narcose prolongada e outras maravilhas da medicina que devem fazer a cabeça das viúvas de antanho pois "naquele tempo" tudo naquele tempo era muito bom e os tratamentos não seriam diferente.Vou recomendar que se necessário busquem os antigos manicômios e busquem por estes procedimentos citados porque eu fico com a medicina moderna.É que sou Do Contra.

    ResponderExcluir
  14. Não tenho boas recordações deste Sanatório Botafogo, vez que minha mãe lá esteve internada por um breve período em 1972, por conta das aventuras do velho, por ela descobertas. Este fato a abalou sobremaneira, sendo orientada por seu psiquiatra a fazer um tratamento de sonoterapia. Lembro bem do ano porque eu e o velho fomos visitá-la num sábado, que coincidiu com a apresentação do atacante argentino Fischer, apresentado em General Severiano neste mesmo dia.

    ResponderExcluir
  15. Até meados dos anos 80 era normal que pessoas pudessem se internar em hospitais particulares sem qualquer problema, já que era possível arcar com os custos. Praticamente não existiam planos de saúde e os hospitais públicos eram de bom nível. Com a "Nova república", as velhas raposas políticas aliadas aos criminosos e terroristas ex-exilados agraciados pela Lei da Anistia, passaram a constituir a classe política que vem de perpetuando há mais de 30 anos. Tais agentes políticos foram os responsáveis por trazerem para o Brasil as grandes empresas internacionais operadoras de planos de saúde, inicialmente a Blue Cross e a Golden Cross. A partir daí a falência da saúde pública no Brasil era uma questão de tempo, já que a classe política passou a desviar as verbas tão necessárias para a sua manutenção, ao mesmo tempo que "havia rumores" de que recebiam enormes quantias das operadoras internacionais. Na mesma época, o tráfico de drogas ainda relativamente incipiente, passou a ter uma "narcopolitica" que levou o Brasil a ser o maior consumidor de drogas do planeta e onde as favelas se tornaram currais "narcoeleitorais", armados com armas sofisticadas e poderosamente representados nas casas legislativas das três esferas. Não é preciso mencionar os "doutrinados" e portadores de atrofia cognitiva crônica incapazes de compreender essa situação, já que irão ter ciência da nova realidade brasileira a partir de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, como pode falar tanta besteira! Praticamente foi à direita que governou esse país o tempo todo. Governou via executivo e nos últimas décadas via legislativo! Dizer que foram os comunistas/esquerdistas é uma insanidade!

      Excluir
  16. Tristes lembranças dos 3 meses e meio que passei internada no SB+. Era submetida a diárias e severas narcoterapias. Tratamento carissimo, que levou meu pai, médico, a vender uma casa para custear o tratamento. Por conveniência, não descobriam o que eu tinha, até que por indicação de uma amiga, recebi a visita do saudoso psiquiatra Dr. Miguel Ângelo D'Elia que, num simples exame de sangue viu logo que eu não tinha lítio no meu organismo, responsável pelo equilibrio do nosso humor. De lá para a frente, faço uso do carbonato de lítio e nunca mais tive qualquer crise. Hoje tenho minhas veias esclerosadas. Até nas veias dos pés ministravam injeções. Verdadeiro circo dos horrores!!!

    ResponderExcluir
  17. Enviei um comentário sobre o Sanatorio Botafogo mas recebi a informação de que foi cancelada para essa postagem. Gostaria de saber o motivo.

    ResponderExcluir
  18. Tristes lembranças do SB+, onde passei 3 meses e meio em tratamento, em 1976, recebendo diárias e severas narcoterapias. Por conveniência, não descobriam o que eu tinha, até que um psiquiatra de Niterói, ao visitar-me, solicitou meu prontuário e viu que nunca haviam feito dosagem dos niveis séricos do litio. Estava descoberta a pólvora! De lá para a frente faço uso de carbonato de lítio que mantém estável meu humor. Nunca mais tive crises.
    Verdadeiro Circo dos Horrores!

    ResponderExcluir