Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

DEZEMBRO / NATAL

 
Dezembro é uma maravilha!
Se você chegou incólume até hoje, véspera de Natal, parabéns.
Afinal, passou pelos engarrafamentos da Lagoa, pelas famigeradas "caixinhas" e "livros de ouro": do porteiro, do faxineiro, do lavador de carros, do frentista, do manobrista do estacionamento, do atendente do bar, do jornaleiro, do entregador de jornal, do entregador de revista, do carteiro, do lixeiro, do atendente do vestiário no clube, dos guardadores de carro, do garçon habitual, do vigia noturno e por aí vai. Não há 13º salário que consiga pagar todas essas despesas.
Sobreviveu ao trânsito infernal, às lojas entupidas, às compras de última hora, às festinhas das empresas e o tenebroso "amigo oculto". Conseguiu um gás com os almoços e jantares com ex-colegas de colégio e de faculdade, com companheiros do futebol e do vôlei, com a turma do clube e da praia.
E tudo isto é preparação para o dia de hoje, com o famoso jantar familiar, onde as crianças ficam enlouquecidas esperando os presentes, a sogra retardando a entrega para que a "galera" adolescente não vá logo para a "night", um calor infernal pois o ar-condicionado não dá vazão face à multidão familiar, a comida inteiramente de acordo com a tradição européia e "perfeitamente adequada" à temperatura do Rio, e, um caso à parte, os cunhados "malas", que acabam por estragar toda a noite.
Mas não se anime muito no final da noite: o pior ainda está por vir: o almoço do dia seguinte, com o "enterro dos ossos" e todo mundo reunido novamente, com cara de ressaca por conta dos excessos da noite anterior.
Ainda bem que não há mais que levar o filhinho para ver Papai Noel no Maracanã. Era assim: antes do clímax, milhares de puxa-sacos da Xuxa se apresentavam numa sequência abominável de mediocridades. As horas se passavam e nada do Papai Noel chegar. As crianças, a princípio felizes e com grande expectativa, começavam a ficar irritadas e impacientes. Não havia mais lugar para sentar. O calor é senegalês, ou carioquês, como se diz no Senegal. Não havia como levar as crianças para fazer xixi porque senão elas perdiam o lugar, então elas começavam a se aliviar ali mesmo. Era fácil reconhecer: elas ficavam subitamente quietinhas e os olhinhos ficavam virados pra cima e pro lado, como se quisessem disfarçar. E o xixi rolava arquibancada abaixo se juntando a outros afluentes numa cascata de espuma. Quando Papai Noel chegava as crianças já estavam chorando e com fome. Você jura nunca mais cair nesta furada, passa a mão nos pentelhos e os leva pra casa cansado, mas orgulhoso do seu diploma de Pai-Herói...
Alguém já contou que este Papai Noel descendo do helicóptero chamava-se Sérgio. A idéia de sua presença percorrendo depois as ruas do Rio de Janeiro foi de dois homens: Eugênio Severiano de Magalhães Castro, proprietário de uma importadora de cartões comemorativos e de folhinhas (inclusive a que trazia Marylin Monroe) por contrato firmado com a gráfica Brow&Bigelow, dos Estados Unidos, e o Walter Poyares, diretor comercial de O Globo naquela ocasião. Foram eles também os idealizadores da árvore de Natal, na Cinelândia, que deu origem àquela da Lagoa que, para gáudio de parte dos cariocas, foi montada novamente este ano.
Enfim, brincadeiras à parte, aproveite estar junto com a família e os amigos, desfrute da alegria das crianças, lembre-se só de coisas boas e que todos tenhamos muita saúde, sucesso e paz.
 
 

 

13 comentários:

  1. Dezembro é assim mesmo mas o mais importante é o último parágrafo.
    Um ótimo Natal para todos os comentaristas.

    ResponderExcluir
  2. O mais importante mesmo, porque é o mês do meu aniversario.
    Boa ceia para todos.

    ResponderExcluir
  3. O texto não envelhece pois é o retrato de dezembro e suas "tradições".Pelo menos aposentaram a Xuxa e o Papai Noel está nos shoppings da vida.Vida que segue e para todos um belo Natal.Da maneira que for.E na semana que vem tem Ano Novo...

    ResponderExcluir
  4. Que o espírito Natalino seja perene e que a compreensão entre os homens seja uma constante. Um feliz Natal para todos.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!

    Feliz Natal para todos!
    Deus nos abençoe e proteja!

    ResponderExcluir
  6. grande texto, Luiz... você deveria ter uma coluna no Globo para publicar essas maravilhas. Feliz Natal pra vc, Angela e todos os seus. Um grande beijo da Angela e do Bertoni!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a todos. Muito corre e corre, florista, hortifrúti, encomendas da padaria, gelo, tirar pó mais uma vez por ordem da madame, arrumar fruteira, jarras, bandejas, colocar bebidas para gelar e depois que já estou cansado receber família e vistas e curtir o Natal com todos. Agora ruim mesmo e arrumar e limpar tudo no final de tudo e preparar tudo novamente para o almoço de Natal.
    Ao mestre Luiz Darcy e família e também a todos os amigos comentarista diários do SDR desejo um Feliz Natal com bastante harmonia, paz e felicidades.

    ResponderExcluir
  8. Considerando os percalços pelo qual tem passado este blog, e tendo em vista a tenacidade de seu preclaro administrador em conduzi-lo de forma absolutamente retilínea, desejo à todos os participantes um Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  9. Um ótimo Natal para vc e sua família Luiz. E parabéns pela sua perseverança na manutenção do fotoblog.

    ResponderExcluir
  10. Uma alegria participar do SdR. Feliz Natal para todos .
    .

    ResponderExcluir