Total de visualizações de página

sábado, 29 de dezembro de 2018

FINAL DE ANO


 
Antigamente o final de ano no Rio era comemorado com uma grande chuva de papel picado no Centro, além de merecer uma decoração especial nas ruas. Não sei se ontem, último dia útil no Centro, isto aconteceu.
Ao apagar das luzes de 2018 nosso Prefeito proíbe os fogos com barulho. Será que esta ordem vai ser cumprida?
Segunda-feira, mais uma vez, Copacabana vai ficar sitiada, com seus moradores impedidos de ir e vir. Ano após ano a situação neste bairro não se resolve.
Com a promessa de bom tempo serão milhares que se deslocarão para o bairro. As pistas da orla de Ipanema e Leblon também serão interditadas dia 31.
Com o calor os vendedores ambulantes de bebidas farão a festa.
Qual será o grau de violência que teremos com a atual falta de civilidade e abuso de bebidas alcoólicas?

14 comentários:

  1. Infelizmente o país caminha a passos largos para se transformar em uma "Somália". O que se comentava em um passado recente dando conta de que o povo brasileiro era "o melhor povo do mundo" mais parece uma piada de péssimo gosto. E as incivilidades não são privilégio da choldra e da escumalha. Nesta semana empresários resolveram "lotear" as areias da orla para montarem verdadeiros "clubes prives", cobrando preços elevados, tudo isso "à Bangu" ou à c...", obviamente à revelia do poder público. Infelizmente chegamos ao fundo do poço e a volta à normalidade será traumática.

    ResponderExcluir
  2. A banalização da violência e de "condutas inadequadas", além da tolerância, da leniência, e da permissividade, foram fundamentais para o agravamento desse quadro. Atitudes reprováveis que antes eram reprimidos hoje são "até incensadas". A falta de educação formal é um forte combustível para a propagação dese caos. Um enorme contingente de jovens que "nem estudam nem trabalham" são uma realidade, agravada pelo fato de que essas jovens inúteis são habilíssimas na atividade de "parir". O resultado não poderia ser mais catastrófico. Mas um dos grandes desafios para o Brasil será o de combater a "doutrinação esquerdista" que há mais de 30 anos vem sendo criminosamente praticada nas escolas. Não será uma tarefa fácil...

    ResponderExcluir
  3. Quase Feliz Ano Novo e toca obiscoito a trabalhar. Um táxi Chevrolet 1941 ainda coexiste com um Corcel 4 portas (com uma inscrição no paralamas), 68-69, táxi - nota-se a capelinha no teto de ambos. Atras do Corcel, um Fusca 61-63 e atrás do Chevrolet, um DKW Belcar 65-66, também táxi. Escondido, ao lado do Chevrolet, um Chrysler Esplanada, 68-69. A foto deve ser no máximo de 1970, pois as placas são inteiramente numéricas.
    A foto 2 mostra uma simpática e bem arrumada transeunte, certamente o foco da fotografia - parabéns ao fotógrafo. A seu lado, um hoje raríssimo Fusca Pé-de-Boi, 65; Fusca, Gordini e Aero-Willys 2600 completam a foto. No canto direito, a abertura da ventilação de um Gordini (que, a julgar pela calota, trata-se de um 1093!!) e na fila do táxi, algo que parece um VW 4 Portas, o Zé do Caixão, mas é apenas uma suposição. Ou, como se dizia em 2018, chute...
    Tanto a papelada, como os fogos barulhentos merecem o meu repúdio, pois, com meus ouvidos caninos, detesto pólvora.

    ResponderExcluir
  4. Vai acontecer tudo de novo igualzinho ao ano passado. Como pode um bairro receber 2 milhões de pessoas numa única noite ! Talvez a Barra pela sua extensão. Essa festa ou essa bagunça já não pode ser feita na zona sul. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas as queimas estão espalhadas pela cidade, inclusive na Barra.

      Também haverá queima de fogos no Flamengo, outro bairro da zona sul.

      Excluir
  5. A bela jovem sofreu para andar sobre o chão de papéis ou pelos raios de sol do meio-dia.
    Se alguém ainda faz festa de papel picado no final do expediente do último dia útil do ano já não é comentado mais.
    A proibição do prefeito deve se referir aos fogos em eventos municipais. Se coibir a comercialização no Rio, com certeza o povo que faz questão do barulho vai para a Baixada comprar, provavelmente até mais barato.
    Entre os muitos tipos de violência na passagem do ano são os tiros a esmo, que alguns consideram como modo de comemorar e que eventualmente podem acertar alguém. Dizem que tecnicamente esse é a verdadeira "bala perdida" e que o termo não deveria ser usado para projéteis que atingem inocentes em troca de tiros. Será que é isso mesmo?
    Tempos atrás os profissionais de pronto socorro consideravam a noite de réveillon a pior do ano, pela pressa do pessoal em chegar em algum lugar antes da meia-noite, pelos fogos, brigas e outros motivos mais. Não sei dizer se continua a pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente é a pior noite do ano. O número de dedos perdidos por explosões de fogos, lesões oculares pelo mesmo motivo, além do coma alcoólico e consequências do uso do álcool, dão muito trabalho.

      Excluir
  6. Bom dia a todos. Embora sujasse as ruas da cidade toda, principalmente quando chovia logo após, ainda era bem melhor do que nos dias de hoje, as comemorações feitas com musica de funk a todo o volume, tocando musicas cheias de palavrões e apologia ao crime. Quanto a decoração da cidade é melhor que não tenha, do que fazer aquela decoração horrível e patrocinada que é usada no carnaval hoje em dia.
    E já que falamos de passagem de ano, entra ano e sai ano e os governos e a cidade do Rio de Janeiro só piora. Se já não conseguia convencer minha mulher de sair do RJ, por causa do filho, imagina agora que o neto nasceu.

    ResponderExcluir
  7. "Boa sorte a todos".

    Diziam que era a melhor desculpa para se livrar de documentos comprometedores. Hoje, com quase tudo digital, perdeu o sentido.

    O decreto do prefeito sobre os fogos não se aplica aos comprados antes da data dele, até seis meses depois, com nota fiscal.

    ResponderExcluir
  8. Não se faz fim de ano como antigamente.Hokmje 31é feriado.Antes se trabalhava até o meio dia e depois i centro era para condraternizacao

    ResponderExcluir
  9. Como diria João Saldanha: "Meus amigos, estão dando sopa para o azar". No dia primeiro de Janeiro de 2018 eu tive um "pequeno entrevero" com um flanelinha na orla de Copacabana e aprendi a lição: Esse ano não vou à praia no dia primeiro. É mais sensato, já que Copacabana "não aumentou de tamanho" mas o público será 50% maior. Posso apostar que já a partir de hoje a situação deve ficar tensa. Hoje no Jornal Nacional e amanhã no Fantástico já teremos novidade em tumultos e arrastões. FF: Sergio Moro declarou que vai atuar junto a Bolsonaro para que seja facilitada a posse de armas de fogo nos primeiros cem dias. É por aí...

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos!
    A musa voltou! Para gáudio de olhos cansados de tanta iniquidade, a bela e desconhecida jovem volta a caminhar tranquila, mostrando, através do leve sorriso, que sabe que está sendo fotografada, e nem por isso faz pose, ou pior, aquele ar de quem está sendo importunada.
    Proponho que ela seja novamente eleita a Musa do SDR, desta vez em caráter perpétuo!

    ResponderExcluir
  11. APOIADO!
    Como diria o Derani: YES! YES! YES!

    ResponderExcluir
  12. Será que conseguiríamos identificar a musa? Será que ainda mora no Rio de Janeiro? Como estaria hoje?

    ResponderExcluir