Total de visualizações de página

domingo, 28 de julho de 2019

LAPA

 

O abrigo de passageiros da Lapa em dois momentos.
 
Fotos encomendadas pelo AJ Caldas e colorizadas pela Christiane Wittel.

21 comentários:

  1. O abrigo de bondes da Lapa foi demolido em 1964, a circulação de algumas linhas que acessavam o Largo da Lapa ocorreu em Julho de 64, e a presença do ônibus da CTC da linha 207, que substituiu a linha de bondes 33, na foto 2, indica que essa foto ocorreu entre julho e Dezembro de 1964. A demolição de abrigos de bondes que aconteceram no centro do Rio foram criminosas. FF: Ao "apagar das luzes" do dia 27 de julho às 23:22, foi publicado no post do dia 26, o comentário de um certo Fernando censurando o meu "ativismo reacionário" demonstrado em um de meus comentários daquele dia. Dei as devidas explicações (aguardo que o gerente as publique) e ressalto que exaltar as próprias convicções morais não é ativismo reacionário". Mais uma vez lamento que muitas pessoas se escondam atrás de pseudônimos ou alcunhas para se manifestarem. Mas o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o Joel. Prá que se esconder atrás de alcunhas e pseudônimos? prá ser engraçadinho? não tem graça nenhuma! Temem algo? estão sendo procurados pela Justiça e não querem dar os verdadeiros nomes?

      Excluir
  2. Bom dia a todos.
    A segunda foto não me recordo, mas a primeira, com toda a certeza, já passou por aqui, levantando da dúvida se os dois senhores da primeira foto eram policiais ou não.

    ResponderExcluir
  3. A elegância dos transeuntes chama a atenção. Sem contar a limpeza das vias públicas...

    ResponderExcluir
  4. Policia Federal apreende 2 toneladas de maconha"""
    Bolsonaro se irrita com pergunta sobre helicóptero"""
    Fluminense permanece no Z4"""

    ResponderExcluir
  5. Existe uma loja "O Dragão" em Campo Grande que vende artigos semelhantes ao antigo Dragão da Rua Larga (propaganda no abrigo); não sei se tem alguma ligação...
    Interessante que os dois "muchachos" no primeiro plano fazem estilos diferentes: um, com paleto curto e fechado; outro, com paletó comprido além da cintura e aberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um "Dragão" no Andaraí, na Barão de Mesquita com Rua Leopoldo.## Os indivíduos de terno parecem ser policiais à paisana. Naquele tempo a maioria dos policiais não possuía uma "desejável qualificação escolar". Hoje em dias as polícias civil, federal, e rodoviária federal, tem como exigência obrigatória para o ingresso em suas carreiras o nível superior.## Quanto às alcunhas, eu já identifiquei pelo menos dois conhecidos (as) comentaristas.

      Excluir
  6. Nas fotos,gosto das ofertas anunciadas nos reclames.Até conserto de rádio.De fato,foi discutido se os dois "caretas" eram policiais em vigília.Apenas uma especulação.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a todos. Lindas estas colorizações. Ao fundo o letreiro do salão de bilhar se não me falha a memória se chamava Indigena, principal local onde o grande Carne Frita fazia suas vítimas em partidas de sinuca. A Lapa da fina flor da malandragem, que nos dias de hoje é ponto de traficantes, marginais, descaracterizando o que inicialmente foi feito na sua revitalização, vem morrendo novamente dia após dia, talvez retornando ao abandono do final dos anos 60 e as décadas de 70 e 80. Quanto ao anúncio do Dragão da Rua Larga, hoje no local ainda funciona uma loja de venda de loucas e materiais para cozinha mas o nome atual é Principado das Louças. As lojas Pernambucanas, onde todos compram ou melhor compravam, não existe mais, todas fecharam no Rio de Janeiro. E assim a Cidade Maravilhosa tida como a mais "progressista do Brasil" vai aos poucos desaparecendo ou melhor cresce dia a dia como rabo de cavalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Paulo existem as Lojas Pernambucanas e aqui perto em Guarapari também funciona uma,talvez há um ano.Não sei se existe relação com as antigas.

      Excluir
  8. Voltei.Parte desta postagem foi ao ar em março pr´pximo passado e alguém disse que um hotel aí próximo foi todo remodelado e parece estar com novo nome.Também alusão ao xampoo Xambu ótimo para caspa e cabelos brancos.

    ResponderExcluir
  9. Nas duas ocasiões o vestuário dos transeuntes mostra que eram dias de temperaturas abaixo da média.
    Ou então era tudo por conta de se vestir ternos ou pelo menos camisa de manga comprida para as compras ou outros afazeres na Cidade.

    ResponderExcluir
  10. As Lojas Pernambucanas, que faliram no Rio há mais de duas décadas, resolveram questões judiciais, antigos funcionários foram pagos e agora estão voltando. Pegaram um imóvel onde antes ficava a loja Marisa, na Rua do Ouvidor. A tendência é que, em pouquíssimo tempo, as Lojas Pernambucanas comecem a funcionar no centro.

    FF - Vasco e Flu tomaram gols de pênalti devido a bolas que bateram na mão do jogador dentro da área; lances polêmicos, pois em ambos casos não existiu a intenção. Como já vi casos semelhantes acontecidos com Palmeiras e Corinthians e que não foram marcados, a cada dia eu mais me convenço que o VAR veio não para acabar com as dúvidas e subjetivismos, mas para chancelar os erros...

    ResponderExcluir
  11. FF: Usuário de drogas provoca confusão na Lagoa junto ao viaduto que dá acesso ao Túnel Rebouças:Dois mortos e três feridos. Como se vê, a violência não escolhe local ou CPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube que parente de uma médica conhecida foi esfaqueado sob o viaduto e o assassino levou dois tiros nas pernas. A confirmar.

      Excluir
    2. João, estudou no Andrews, iria casar em três semanas.

      Excluir
  12. E Ruth de Souza morreu.
    Lembro que ela trabalhou em O Assalto ao Trem Pagador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu de Sinhá Moça, de 1952.### Um dos Policiais militares também foi baleado por engano. A namorada da vítima recebeu duas facadas. O assassino estava razoavelmente vestido e não aparentava ser um "crackudo padrão", apesar de "caucasiano"...

      Excluir
  13. Boa noite, Dr. D'.

    Esse abrigo de bondes aparece logo no começo do documentário sobre o Mussum, em cartaz no Canal Brasil.

    FF: hoje a capa do Globo mostra o comércio na areia do Posto 9 a todo "vapor"...

    ResponderExcluir
  14. Enquanto o usuário de drogas for tratado como "doente", a chaga purulenta do tráfico e violência dele advinda continuarão a fazer de Brasil um país odioso. A política de "desencarceramento" que a esquerda criminosa tanto prega é uma das causas principais do aumento da violência. Que se construam presídios, que triplique a pena do usuário e que para o tráfico seja abolida a progressão do regime. Ou seja, 30 anos de encarceramento. Mas a legislação é pífia porque os políticos são os "grandes donos do negócio". Para os crackudos, internação compulsória. O Código Criminal de 1890 aboliu a pena de "galés", que consistia em trabalhos forçados tendo grilhões presos aos pés; que seja novamente instituída! Simples assim. No passado recente era comum que a polícia fizesse com que maconheiros "engolissem a erva" e bebessem agua mineral com gás: Eram três dias de violenta diarréia, e "ninguém morreu por isso". Mas "os tempos eram outros".

    ResponderExcluir
  15. Cheguei e nada do gerente.

    Ruth de Sousa, além do filme, participou da versão da novela "Sinhá Moça" de 1986, na Globo. Era mãe de vários personagens, entre eles o capitão do mato (Tony Tornado), e fazia par com o Grande Otelo. Passou ano passado no Viva.

    ResponderExcluir