Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de julho de 2019

TELEGRAMA WESTERN


Há quanto tempo não recebemos um telegrama?
Com a modernização das comunicações ficaram obsoletos, mas antigamente eram respeitadíssimos. A chegada de um causava certa apreensão, pois a notícia era importante. Muitas vezes eram entregues pelos funcionários da “Western” que vinham em bicicletas com uma placa com o nome da companhia presa no quadro.
A foto mostra o prédio na esquina da Rua da Alfândega onde funcionava a “Western Union”. Esta companhia era sinônimo de confiança e seriedade.
Foi em 27 de janeiro de 2006 que a Western Union encerrou seus serviços de telegramas e mensagens comerciais.

23 comentários:

  1. Aqui em Vix uma unidade funcionou durante anos.De fato,era uma referência.

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me que qempre que chegava um Cabograma era motivo de apreensão em nossa casa. Ou era sinônimo de alguém que tenha falecido ou algum parente anunciando uma chegada lá do nosso Ceará. Os textos eram sumaríssimos e até em algumas ocasiões interpretativos. Não se podia fazer textos bem elaborados pois cada palavra custava dinheiro. Lembro-me que meu avô quando vinha de Fortleza escrevia: "Chego 30/5/61 Real". De resto era ligar para Real Aerovias e perguntar que horas chegava o Voo de Fortaleza no dia tal e em que aeroporto.

    ResponderExcluir
  3. Antigamente era praxe enviar telegramas em ocasiões especiais. Essa notável empresa britânica era uma referência mundial. Um antigo vizinho, atualmente com 94 anos, é funcionário aposentado da Western e sua aposentadoria é bastante substancial, o que prova que as empresas europeias Norte Americanos "garantem" as aposentadorias de seus funcionários preservando seus fundos de pensão. Já no Brasil... ## FF: Belletti, se quiser as fotos do filme "O homem do Rio", basta entrar no Google e buscar "O homem do Rio/imagens". Daí então "faça a festa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato.Mais tarde vou dar uma busca.No momento,invasão de tarja verdes...

      Excluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Que entrada espetacular! Nunca tinha visto.É esquina da Alfândega com que rua? Naturalmente, foi demolido,ou extremamente modificado.
    O telegrama da foto é o chamado cabograma, enviado por cabo submarino.Com certeza,no logotipo, estão mapeados os cabos existentes.Ao que parece, só havia cabos no Atlântico.
    FF : Cabogramas me lembram uma HQ da Disney, onde o Tio Patinhas nunca "pagava os cabogramas que enviava" e o Patacôncio nunca "pagava os cabogramas que recebia",assim, eles não conseguiam se comunicar.Bons tempos!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Dr. D'.

    Mais uma vítima da evolução tecnológica. Na maioria das vezes, telegrama era sinônimo de notícias ruins, mas havia exceções.

    ResponderExcluir
  6. Me lembro que os entregadores chegavam uniformizados, de bicicleta e os telegramas numa pequena embalagem de couro presa no quadro das bicicletas.confere?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos.
    Isso que e uma espécie de O Fundo do Baú.
    Não há como não recordar dos antigos filmes de faroeste ao ouvir falar dessa Companhia.
    Inclusive, um excelente filme dirigido por Fritz Lang em 1941, com Randolph Scott, contando um pouco sobre como era dessa Companhia no Oeste selvagem americano.
    Hoje, a Oi, Vivo, Claro, e Tin, contam como é a saga de atuar no Leste selvagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra a trilogia "De volta para o futuro", um funcionário da Western Union entrega uma correspondência enviada de 1885 do velho oeste.

      Excluir
    2. Wolfgang, se não me falha a memória não seria "Wells Fargo", que desde 1850 fazia o serviço de diligências no Oeste Americano? FF: "O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?(ou do vermelho?) Isso se aplica muito bem em se tratando dos comentários "neste sítio" e baseado nessa assertiva eu não posso mencionar nominalmente todas as minhas preferências e por tal razão, farei menção a apenas dois comentaristas entre outros, os quais compartilho de muitos pontos de vista: Wolfang e Eduardo, que "não tem papas na língua" e tem uma visão bem coerente da realidade, sem "mi mi mi".

      Excluir
    3. Joel. Não lembro do nome em inglês, mas recordo bem do nome do filme em português. Os Conquistadores.

      Excluir
  8. Bom dia!
    E o nosso correio precisa de privatização para anteontem.

    ResponderExcluir
  9. Bolsonaro vg devia fechar boca pt Melhor para o Brasil pt

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. Menos de 50 anos se passaram, a notícia que era preciosa caminhava em passos lentos, demorava muito e quando chegava, já não era tão importante. Nos dias de hoje, qualquer noticia ou mesmo não sendo notícia e menos ainda sendo importante, atravessa o mundo em frações de segundos, virou inclusive slogam "aconteceu, virou notícia". Mesmo assim a notícia é uma poderosa arma nas mãos daquele que a detém primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino. Você fez com que eu recordasse da antiga propaganda de certa Revista de Adolph Block.
      "ACONTECEU, VIROU MANCHETE!"

      Excluir
  11. Me contaram que o Dr. D´ está esperando completar 500.000 acessos para fechar o SDR.

    ResponderExcluir
  12. Se verdadeira a noticia,vamos parar de "acessar"....

    ResponderExcluir
  13. A notícia tem procedência. A decisão está em estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentamos muito.O SDR já faz parte do nosso dia e a crise de abstinência será uma batalha.

      Excluir
  14. Zeca Baleiro já dizia:
    "Mas ontem eu recebi um telegrama
    Era você de Aracaju ou do Alabama..."

    e ExaltaSamba cantava:
    "Me liga!
    Me manda um telegrama
    ou uma carta de amor..."

    Atualmente é o aplicativo do Telegram que está dando linha cruzada no governo!

    ResponderExcluir
  15. Sem esquecer da "Italcable" e a "American", com seus estafetas fazendo acrobacias com as bicicletas em meio a Avenida Rio Branco , Como era alegre o Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  16. Muitas vezes deter a notícia em primeira mão, pode ser de um estraga prazer. E nem precisa vir de telegrama.

    ResponderExcluir