Total de visualizações de página

sábado, 21 de setembro de 2019

HUMAITÁ

 
 
O trânsito no Largo do Humaitá sempre foi confuso, mas na época dessas obras de alargamento, em 1962, ficou pior.
 
As placas indicam os acessos às ruas Voluntários da Pátria e São Clemente. Houve uma época, inclusive ainda no tempo dos bondes, em que todas as principais ruas de Botafogo (as já citadas e a General Polidoro e Real Grandeza) tinham mão-dupla. Era um caos.
 
Em meados dos anos 60 passaram a ter mão única, tal como hoje em dia.
 
 
 

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Quem vê hoje custa acreditar que as principais ruas de Botafogo tiveram mão dupla.

    Não passo já há algum tempo pelo bairro, que era passagem do centro para a Gávea, via Botafogo, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, o Oldsmobile marca presença

    ResponderExcluir
  3. Na primeira foto, um belo Oldsmobile 1954, 88 e um DKW-Vemag Universal. Este parece ser 1958, porque o escudo 1000 deveria estar aparente logo acima do emblema da Vemag na tampa da mala. Os frisos verticais, para mim muito charmosos, da tampa da mala são uma herança dos tempos antigos, quando se amarrava a mala sobre estrados de madeira, ou metálicos. Aqui no Brasil, os DKW ostentaram essa elegância entre 1958 e 1961 (parte).
    Na segunda foto uma Kombi bicolor (Luxo) ainda de janela pequena, obviamente, pois apenas em 63 apareceria o modelo todo envidraçado e a fotografia é de 1962.

    ResponderExcluir
  4. Eu morei na Voluntários da Pátria de Dezembro de 64 a Janeiro de 66 e tanto nela como na São Clemente, na Rua da Passagem, e na General Polidoro, o trânsito já era em mão única. A Real Grandeza continuava em mão dupla. A extinção da bondes na região em 1963 facilitou essa mudança. Em 1964 o Coronel Américo Fontenelle promoveu uma enorme mudança no trânsito do Rio, remanejando linhas de bonde, de ônibus, e invertendo a mão de direção das ruas.

    ResponderExcluir
  5. Como tenho uma filha residindo em Botafogo,O Humaitá tá sempre no meu roteiro.A região, incluindo Botafogo,me parece interessante,sendo que o trânsito e ainda pesado.

    ResponderExcluir
  6. A segunda foto não mostra (fora da foto, adiante, e à esquerda) a esquina da rua Macedo Sobrinho e sua favela. Lá no fundo está o Edifício Primavera. Naquele tempo (1962) o Humaitá e a Lagoa ainda não tinham o movimento do Túnel Rebouças e o túnel "Catumbi-laranjeiras" sequer havia sido perfurado.

    ResponderExcluir
  7. Tenho medo desta reforma tributária.Parece que vamos pagar a conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho medo de tudo que venha do atual governo; e quando tem viés fundamentalista, dá mais medo ainda...

      Excluir
    2. "Tenho medo de tudo que venha do atual governo". Esse "medo" entretanto não ocorreu quando os governos petistas e seus aliados saquearam o Brasil fazendo com que quatorze milhões de pessoas ficassem desempregadas, quando a taxa de homicídios chegou a sessenta mil por ano, quando os roubos de carga chegaram à níveis insuportáveis, quando o tráfico de drogas passou a ser o maior empregador do país, quando as escolas públicas passaram a não formar alunos e onde o principal objetivo delas passou a ser o compromisso em transformar esses alunos em gays, lgbts, sapatões, fanchonos, e afins, e por aí afora. Eis um exemplo clássico de inversão de valores...

      Excluir
  8. Os anti do fotoblog devem estar vibrando com mais uma atuação do VAR.Na medida certa conseguiu mais 3 pontos para a,gente numa mão grande habitual.Nao tenho dúvidas que foi a melhor contratação. Viva a,liderança e viva o VAR.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite! Nos meus tempos de taxista,evitava Botafogo e Humaitá.

    ResponderExcluir
  10. 45 pontos. Foi adiado, mais uma vez, o sonho eterno da torcida arco-íris: ver o Flamengo ser rebaixado.

    ResponderExcluir