Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O ALEMÃO



 
O prezado Carlos Paiva nos manda mais algumas fotos do alemão Franz Grasser, que por aqui passou na segunda metade dos anos 30.
 
Algumas delas já foram publicadas, mas a qualidade é tamanha que vale o repeteco.
 
Gosto muito das fotos da antiga Praia de Botafogo, antes da abertura do Túnel do Pasmado nos anos 50.

15 comentários:

  1. A foto um mostra a quantidade de templos que poderiam ser ali instalados.Uma beleza e outra época onde dizimistas comandavam o cenário.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Ando ultimamente ocupado e nem sempre tenho tempo para entrar no SDR e comentar, quando o faço dependendo do tema, faço comentário do poste do dia anterior e do próprio dia, assim como hoje.
    As fotos de hoje, a1ª e a 3ª fotos mostram além do que está focado em primeiro plano detalhes importantes de áreas que estavam em transformações que modificariam totalmente as características deste locais, como a abertura do Tunel do Pasmado e a construção do Aterro do Flamengo.
    FF. Descobri que o Cássio não é só goleiro, ele também é médico, conseguiu dar mais um sopro de vida para o pseudo técnico O.O.

    ResponderExcluir
  3. Analisando a última foto foi a época em que já existiam alguns edifícios residenciais na região, a exemplo do edf. Panamerica (Av. Calógeras, nº6), no alto, à esquerda. Os edifícios Novo Mundo (à esquerda) e o Brasília estavam em plena construção. Os prédios que ficavam na esquina da R. México c/ Av. Pres. Wilson (no canto à esquerda da foto) deram lugar à embaixada dos EEUU e aos edifícios comerciais geminados que estão lá nos dias atuais. São os prédios A, B, C, D e E do edf. Civitas (nºs 03, 11, 21, 31 e 41, respectivamente. Antes da construção desses prédios ali ficava o serviço federal que cuidava da censura das correspondências que eram recebidas ou enviadas para os combatentes brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    A foto do Monroe, em especial, é de cair o queixo. Não que as outras não sejam espetaculares.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Luiz,pessoal,
    O solitário prédio que surge na primeira foto é certamente o da esquina da Barão de Lucena com a São Clemente.A volumetria coincide.Assim sendo, vemos que a São Clemente era mesmo repleta de mansões, as poucas sobreviventes no entorno servem como consulados ou clínicas sofisticadas.
    A terceira foto traz dois enigmas : primeiramente, as cúpulas do Monroe eram verdes? Ou é efeito do tempo na foto? A minha lembrança é de cúpulas marrons. O segundo enigma é o casarão de dois andares e feição neoclássica à esquerda da foto,com cinco janelas no corpo central,o que seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldenir, acho que é o irmão dele, o Pimentel Duarte, na esquina da Rua Marquês de Olinda.

      Excluir
    2. O das 5 janelas no centro e uma em cada lateral foi o pavilhão dos EUA na Exposição de 1922 e virou embaixada.
      E ainda tinha um posta da Texaco, conforme placa, apertado por ali e perto da sede da Esso.

      Excluir
    3. Este Pimentel Duarte ainda existe? Olhei na Marquês de Olinda e não vi nada parecido. E o prédio da foto é marcadamente Deco, com o último piso escalonado e as dominantes verticais.Ou foi demolido ou muito modificado.

      Excluir
    4. Então é o local do consulado atual.Obrigado pela resposta.

      Excluir
    5. O Pimentel Duarte foi dissecado em 203 posts do Rouen, no Arqueologia do Rio. Cada centímetro rendeu dez linhas.

      Excluir
  6. Antiga sede do CR Botafogo, o Mourisco quase totalmente escondido atrás das árvores.
    Pedra do Inhangá ainda exposta (aprendi nos fotologues do Rio Antigo que ali era o limite original entre o Leme e Copacabana).
    Palácio Monroe sem os "puxadinhos", como deveria estar agora, funcionando como uma casa de cultura, por exemplo, se, a exemplo do Paço Imperial, tivessem executado nos anos 70 apenas obras de recuperação do projeto original

    ResponderExcluir
  7. Na 1a foto, à esquerda do luminoso da Gessy, é a chaminé que existe até hoje?

    ResponderExcluir
  8. Na 1a foto, à esquerda do luminoso da Gessy, é a chaminé que existe até hoje?

    ResponderExcluir
  9. À direita da torre central do Monroe aparece a sede da Esso. À esquerda de outra torre parece existir um posto Texaco. Deve ter sido constrangedor para a Esso...

    ResponderExcluir