Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

COLÉGIO SANTO INÁCIO






Os corredores e escadas do Colégio Santo Inácio.

Nas paredes, há mais de 100 anos, os quadros de formatura contam a história de milhares de alunos.

As escadas são testemunhas da passagem de incontáveis filas de alunos, sempre pelos lados das escadas cujos degraus desgastados sobrevivem desde a construção.



9 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Tinha chegado antes do gerente. Hoje é dia de post do CSI. Vou acompanhar os comentários.

    Hoje é dia do dentista, categoria que remete à tortura do barulho do motor da broca.

    Falando em tortura, hoje é o dia da democracia, que nos permite ler todo tipo de comentários, inclusive os explicitamente preconceituosos.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: hoje também é o dia do macarrão. Não sei se o Bruno vai comemorar...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Uma coisa que eu sinto falta, nos meus tempos de colégio, é de não ter estudado em um destes tradicionais,com um passado enorme e muitas histórias agregadas às paredes.A segunda e a terceira fotos mostram o padrão renascentista das fachadas viradas para o pátio interno, em perfeito acordo com a igreja virada para a rua São Clemente.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Infelizmente a maioria dos amigos comentaristas ex alunos do CSI, já não comparecem ao SDR diariamente. Era muito bom quando estes comentavam suas histórias na época de colégio. Vida qoue segue, a final tudo pode mudar com o passar dos anos.
    Acho que daqui a alguns anos, não existirão mais colégios tradicionais, a evolução da educação com técnicas da ciência da computação, eliminarão estes colégios tradicionais. Como sempre talvez venha a sobreviver, para aqueles de sempre, os menos favorecidos economicamente.

    ResponderExcluir
  5. Pois é,este é o colégio que ensinou muita coisa a celebridades como o nosso gerente e outros comentaristas do pedaço,mas que abrigou também Vinicius de Morais,Pedro Malan,Cazuza e outros tantos...Muita história e ao que indica continua como referência. Que continue primando pela educação, mola mestra de qualquer país

    ResponderExcluir
  6. Tudo já foi "falado" aqui "neste sítio" sobre a excelência dos colégios eclesiásticos. Muitos colégios públicos no passado como o Colégio de Aplicação da UEG, o Pedro II, o Instituto de Educação, e outros muitos tinham um perfil semelhante. Mas essa realidade ficou "nas brumas de um passado remoto" por razões que todos aqui conhecem "de cor e salteado". Mas educação de qualidade é e sempre será a mola do desenvolvimento e do progresso de uma nação e grandes colégios particulares estão buscando se "popularizar. Uma prova disso é que o Colégio Cruzeiro, um das mais afamadas instituições de ensino, já possui uma filial no "Pechincha", sub-bairro de Jacarepaguá, assim como Anil, Curicica, e CDD. Resta saber se os moradores da região conseguirão arcar com o custo das mensalidades. FF: O Facebook publicou uma notícia "surreal": O presidente de Ruanda determinou o fechamento de mais de mil igrejas evangélicas. Determinou ainda que todas só poderão reabrir quando seus responsáveis tiverem formação superior em teologia. Evitaria-de assim a prática de charlatanismo e estelionatário.

    ResponderExcluir
  7. Estudei lá entre 1969 (admissão) e 1976 (3º clássico) muito aprendizado de conhecimento e vida e ótimos colegas e professores. Saudades de Candido José Mendes de Almeida, uma usina de ideias, a frente de seu tempo, precocemente falecido. Saliento que o conhecimento geral e formação humanista do CSI foram fundamentais para meu estudo de Direito na PUC. Em 1977, com 18/19 anos (o país ainda ainda turbulento, com o pacote de abril, divórcio, anistia) cursei o ciclo básico, no qual, além da introdução ao Direito, tiver aulas de História Política, Economia, Sociologia e outras, que abriram a mente. E ainda tinha a possibilidade de , se o professor faltasse, dar um mergulho na pria de Ipanema, antes de ir para casa. Tempos muito bons. Rio ainda razoável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1977 Geisel ainda considerava estudantes como "subversivos" e o Doi-Codi ainda "trabalhava com afinco". A demolição da Faculdade de Medicina da Praia Vermelha é um exemplo disso. Naquele tempo a PUC já tinha seu "núcleo vermelho" que atuava pifiamente. Não era ainda um foco de doutrinados esquerdistas como hoje em dia e que foi mostrada com exatidão em "Tropa de Elite I". Os padres católicos sempre foram ligados à esquerda e muitos "pegaram em armas". Um exemplo disso é Frei Betto. Depois da "Abertura política" ele saiu das sombras onde curava as "feridas" adquiridas quando "foi hospedado temporariamente" pelos militares e até hoje escreve uma coluna de cunho político. Já Frei Tito não teve a mesma sorte, já que as feridas adquiridas foram também de "ordem moral" e ele acabou se suicidando no exílio.

      Excluir
  8. Tô com saudades dos comentaristas que sentem alergia do rubro negro. Quero saber a escala do VAR e quantas vezes ele vai atuar.Estou morrendo de medo dele ficar no Departamento Médico.Sem o VAR estamos ferrados.Viva o VAR.

    ResponderExcluir