Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PRAIA DA IGREJINHA



Este canto da Praia de Copacabana no Posto 6 era conhecido no início do século XX como "Praia da Igrejinha".

Em 1918, para ampliação do forte, foi demolida a igrejinha de N.S. de Copacabana, sob protestos do jornal "A Cidade":

"Copacabana vai perder a sua poética igrejinha, porque Marte, como Júpiter tonante, cheio de vontades assim o exige. Que os reliquiaristas recolham as lendas romanescas do pobre santuário, erguido muito próximo das ondas e um pouco distante dos homens, quando, outr´ora, no dobrar dos anos, conservavam n´alma - repleta de suave misticismo - a ilusão das primeiras crenças".

As fotos são do acervo do Tumminelli, sendo a primeira de autoria do bisavô dele, William Nelson Huggins, mostrando suas duas filhas Beth e Mary (avó do Tutu) e de costas uma que não identificada,

23 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Esse tipo de registro infelizmente é algo que ficou no passado. Com as atuais câmeras digitais está tudo na nuvem, até que dê algum problema e se perca tudo. Os tradicionais álbuns estão literalmente indo para o lixo ou para feiras de antiguidades quando os donos morrem. Os herdeiros, salvo exceções, não se interessam em preservar as memórias da família.

    FF: arrastão em pizzaria perto do Grajaú na madrugada.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Luiz, pessoal,
    A primeira foto foi tirada ainda durante a construção do Forte de Copacabana, podemos ver a via de acesso sendo aberta, para permitir o transporte do material em granel (cimento, vergalhões,cantaria etc.) até o Forte. O material mais pesado e específico (por exemplo, os canhões) foi trazido por mar e içado por guindastes montados especialmente para tal.As ruínas das bases destes guindastes ainda podem ser vistas - mas na foto ainda não haviam sido instalados, o que indica a data da foto como sendo entre 1908 e 1912.
    A segunda foto é necessariamente depois de 1918,pois o chamado Quartel de Paz (alojamentos da guarnição) já estava pronto.
    Quanto à demolição da igreja de N.S.Copacabana, ela aconteceu depois de se perceber que esta provocava uma considerável "zona de sombra",onde os canhões - principalmente os de 190mm da cúpula André Vidal,mais baixos - não podiam atirar abaixo de um certo ângulo, sem acertar a própria igreja.Além disso, os disparos,independente da direção, sempre destruíam as janelas da igreja, devido à grande proximidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito boas fotos.Já estive no local umas 2 vezes e gostei .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Que espetáculo de fotografias, a foto das meninas brincando na areia merecem uma moldura, e como o tempo passa assim também Copacabana e suas origens vão se perdendo no tempo. A pergunta é, será que algum dia o Rio voltará a ter a tranquilidade de outrora? Não digo que seja impossível, visto que outras cidades tão ou mais violentas que o RJ, reduziram a sua criminalidade a níveis aceitáveis em se tratando de grandes cidades.

    ResponderExcluir
  5. Nos anos 50 e 60 recebíamos avisos do Forte para deixar as janelas abertas quando havia exercícios de tiros de canhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isto era para evitar que os vidros quebrassem com a onda de choque dos tiros.Se do Posto 4 para frente, o risco de quebra era real, imagina uma igreja com janelas grandes "em cima" do Forte...

      Excluir
    2. Quando morei na Avenida Atlântica ocasionalmente ouvia os tiros mas eram apenas leves tremores, apesar da pouca distância.## Respondendo ao comentário do Lino Coelho, só chegaremos em "nível europeu" quando a lei penal for reformulada. O que agrava a situação é o fato de que grande parte daqueles que poderiam fazê-lo é comprometida com grandes organizações criminosas. Há regiões do Rio que ao contrário de Copacabana, padecem desde tempos imemoriais de diversas mazelas, principalmente a violência e o atraso. Já em 1710 o corsário Jean Leclerc tentou invadir o Rio de Janeiro através de Guaratiba, Curicica, e Jacarepaguá, assolando uma região virgem e que desde então é refém da violência, da desordem, e do crime. Continuo achando que só a aplicação do Artigo 142 da C. Federal pode salvar o Brasil.

      Excluir
  6. Hoje é dia de todos contra um.Começando pela turma do Blog que não torce pelas suas cores mas contra o rubro-negro.Na fila dos contrários também estarão todos os técnicos do Brasil que vão secar e azarar o português.Vamos continuar acreditando no VAR o nosso rei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Flamengo é, ao que parece, uma espécie de divindade....

      Excluir
    2. Não sei por quê dos Flamenguistas a toda hora reclamarem do VAR. Quem devia reclamar do VAR é o Presidente e seu filho Eduardo, pois no PLS tem o BIVAR.

      Excluir
  7. Só tenho uma pergunta ao Corneteiro: você torceria para o Botafogo, Vasco ou Fluminense ganharem uma Libertadores e depois te zoarem? o que torna legal o futebol é a rivalidade entre as torcidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não torceria e fato,Mas Flamenguista torce pelo Flamengo.E agora torce muito pelo VAR.Viva o VAR a mão grande com tecnologia.

      Excluir
    2. Que flamenguista só torce pelo Flamengo o quê!
      Quando o Vasco foi disputar o Mundial FIFA contra o Real Madrid em 1998, vocês logo lançaram a camisa Fla-Madrid. Esqueceu?

      Excluir
    3. Fla-Madrid, Liga dos Urubus (LDU)... faz-me rir...

      Excluir
  8. Na final da Libertadores de 2008, entre Flu e LDU, fui assistir a final num quiosque perto de casa; qual não foi a minha surpresa quando contei 8 indivíduos com a camisa do Fla, torcendo descaradamente para o time equatoriano e que ainda faziam chacotas.

    Essa dos flamenguistas dizerem que "todos" torcem contra eles apenas reforça a empáfia característica desses torcedores.

    E quanto ao jogo no quiosque, só digo que se fosse uma situação inversa, os torcedores com a camisa do Fluminense simplesmente sairiam triturados no final do jogo, isso se saíssem vivos.

    ResponderExcluir
  9. As semi-finais da libertadores reuniram times responsáveis por um total de 14 conquista. Um belo número, sem dúvida. Claro que muito mais por alguns times e muito menos por outros....

    Existe algum time chamado Fla-Madrid? Torcida pelo menos tem, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos poucas conquistas de grande efeito porque sempre ganhamos na mão grande.Mas com a contratação do VAR a coisa tá mudando. Viva a mão grande eletrônica.

      Excluir
  10. Wagner, não liga!
    Como bem lembrando pelo Eduardo, vai discutir com uma torcida que na maior cara de pau criou a Fla-Madrid e Fla-LDU?

    ResponderExcluir
  11. Fla-Madrid es un grupo de madrileños que eligieron apoyar a Flamengo. Nos recuerda a nuestro querido flamenco.

    ResponderExcluir
  12. Graças ao jogo de hoje da Libertadores a mídia falou menos de PSG, Barcelona, Real Madrid, Manchester, Liverpool e outros times europeus.
    Mas acho que no máximo a partir do final de novembro a atenção volta toda de novo para a Liga do Campeões da Europa

    ResponderExcluir
  13. Os comentaristas brasileiros são todos comprometidos com os treinadores de Pindorama.Um moço daqui chamado Lino conhece bem estes treineiros de meia pataca e o pior são os ex jogadores que fazem parte de confrarias.

    ResponderExcluir
  14. O comentário de 13:04 é autoexplicativo..

    ResponderExcluir