Total de visualizações de página

domingo, 20 de outubro de 2019

"PRAIA DA LAGOA"




Com fotos de Jean Manzon (década de 50), Peter Fuss (década de 30) e do Correio da Manhã (década de 60) vemos a "praia" da Lagoa.

Poucos se arriscavam a entrar na água. Era mesmo só para banho de sol.





8 comentários:

  1. Bom dia a todos. Se tivesse sido preservada mesmo que só para banho de sol, já seria uma ótima opção de lazer.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a água da lagoa já nessa época era inviável.

    ResponderExcluir
  3. Também não imaginei que não fosse bom local para banhos.Quanto a beleza do local,ainda hoje tem seu charme.

    ResponderExcluir
  4. Não existe mais a "praia" assim, mas é um dos lugares mais simpáticos para se passear no Rio. A recuperação do manguezal pelo Moscatelli atraiu uma infinidade de bichos, principalmente aves, que há anos alegram a Lagoa. A ciclovia, embora compartilhada, permite um agradável passeio.
    O Parque da Catacumba é um ótimo programa (a vista lá de cima é deslumbrante).
    Os barcos, a vela e a remo, os pedalinhos, as praças com crianças, há muita coisa boa por lá.
    As diversas tendas de treinamento para corrida, os bem cuidados Piraquê e Caiçaras, o complexo de restaurantes e cinemas do Lagoon, são atrações interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Excelentes fotografias. Essas canoas de tronco sumiram da circulação, mas eram as mais comuns de se ver.

    ResponderExcluir
  6. Na última foto o fotógrafo está na altura da Maria Quitéria ou Aníbal de Mendonça e é anterior a 1967, época da abertura do Túnel Rebouças. A partir dessa época as coisas começaram a mudar. Nessa época Garrincha, tendo ir morar na Maria Quitéria, ia diariamente "pescar cocorocas" nessa parte da Lagoa. Ficava horas a fio na beira da Lagoa e não pescava nenhum peixe. Até que descobriram o mistério: Ele amarrava muitas garrafas de cachaça em uma linha e as deixava de antemão submersas na Lagoa fora da vigilância de Elza Soares, e depois era só consumir. Mas os tempos eram outros.

    ResponderExcluir
  7. Ainda acho que a Lagoa deveria ter transporte lacustre movida a energia solar parando em pontos chave como opção turística e de transporte dos cidadãos. Confesso que a a Estrela da Tomie Othake veio antes do tempo, e foi bombardeada. Estive agora em Genebra e o chafariz central do Lago é uma atração.

    ResponderExcluir