Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO




 
Fotos do Instituto de Educação, na Rua Mariz e Barros, do acervo do Correio da Manhã.
Tudo começou no final do século XIX com a criação da Escola Normal da Corte. Funcionou em vários locais antes de ir para o atual endereço.
E o início das aulas neste novo prédio deu-se de maneira curiosa: com o prédio pronto, os convites para a inauguração, que seria no dia 12 de outubro de 1930, foram distribuídos. Acontece que, em outubro, explodiu a revolução vitoriosa de Vargas. Começaram a correr boatos de que tropas gaúchas iriam aquartelar-se no Rio, mais precisamente no prédio recém-construído da Escola Normal. Os alunos e professores, temendo a invasão do prédio, carregaram todos os móveis e livros das antigas instalações para as novas. Assim garantiu-se a inauguração da atual sede da Escola Normal!
Além da foto principal vemos fotos de prédios na Rua Mariz e Barros na década de 40 que foram desapropriados para expansão do Instituto.
Particularmente acho a terceira foto um espetáculo. É bem representativa de uma época. A velha casa, misto de residência e consultório dentário, as pessoas ordeiramente na fila do ônibus, roupas simples e discretas.

7 comentários:

  1. Ao abrir a tela achei que era algo relacionado as Vasco da Gama,que hoje poderia dar uma ajudinha...Boa a cantilena da inauguração...E a Dra. Yara com seu "motorzinho" deveria jogar muita gente no céu!!!!

    ResponderExcluir
  2. A antiga escola normal ficava no Largo do Estácio, na "quádrupla esquina" de Joaquim Palhares, Estácio de Sá, Haddock Lobo, e Machado Coelho, a 50 metros do local onde "faleceu" uma ativista comunista 2018. Conheço bem o Instituto da Educação, já que estudei nele no curso primário, e minha mãe e minha tia também estudaram e lecionaram nele. Uma pequena correção: Me parece que a terceira foto é dos anos 50 devido à presença do prédio de apartamentos que aparece à esquerda da foto e pela indumentária das pessoas. Essas casas e o ponto de ônibus estão quase na esquina da Rua Ibituruna. A quarta foto é do lado oposto e quase em frente à anterior e na mesma calçada do colégio. Não tenho certeza mas acho que já foi demolida. Voltando à terceira foto e fora dela à direita está a igreja de Santa Therezinha.

    ResponderExcluir
  3. Pré-sal com leilão bilionário.+++
    Final Libertadores em Lima.+++
    Eletrobrás será privatizada.+++

    ResponderExcluir
  4. Algo aconteceu, fiz um comentário e não saiu, não sei. O carro pequeno na foto 2 é um Austin A-40, o pretão é um GM dos anos 30 e lá no fundo, parece um Studebaker.
    A fila das pessoas em cinza e preto lembra Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Na quarta e ultima foto, vemos dois pequenos cartazes metálicos com os dizeres:
    Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
    Juízo Eleitoral da 6ª Zona
    e
    Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
    Juízo Eleitoral da 9ª Zona

    Ps.: Nunca tinha visto uma 'cirurgiã' dentista dessa época.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Dr. D'.

    conheci várias normalistas, mas já em uma época com bem menos "glamour". Algumas ex-colegas de primeiro grau foram para o Carmela Dutra. Na época de Visconde de Mauá via muitas do Oscar Tenório, vizinho de lá, e algumas do Sarah Kubistcheck. Só bem depois, quando passei a pegar ônibus para o centro, vi as normalistas do IE.

    ResponderExcluir