Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de março de 2020

THEATRO LYRICO




 
As fotos de hoje mostram o Teatro Lyrico, que ficava no entroncamento das ruas Senador Dantas e Barão de São Gonçalo (atual Almirante Barroso). Alguns textos dão o endereço como sendo na Rua da Guarda Velha (atual 13 de Maio) nº 10. Outros dão como tendo o nº 56.
Construído em meados do século XIX como Circo Olympico (1857), por despacho imperial de 1875, o Theatro D. Pedro II passou a chamar-se Theatro Imperial D. Pedro II até 1890. Nesse ano, em 25 de abril, passa a chamar-se Lyrico, nome pelo qual se tornou mais conhecido. Alguns autores dão como 1904 o ano do início das atividades do Teatro Lyrico, mas acredito que este deva ter sido o ano de alguma reforma. Foi demolido em 1934.
Curiosamente o historiador Luiz Edmundo  em determinada época descreveu o teatro como "o melhor teatro da cidade é o Lyrico, uma ruína dourada, mostrando uma reles entradinha de ladrilhos, cercada de espelhos muito velhos, muito sujos, muito enodoados e uns porteiros de apresentação grotesca..."
Era o melhor da cidade do Rio de Janeiro antes da construção do Teatro Municipal.
Alguns dados sobre o teatro:
Lotação: contava o teatro com 1400 cadeiras de platéia, diversas ordens de camarotes: 42 camarotes de 1ª com 5 cadeiras; 42 camarotes de 2ª com 5 cadeiras; 2 camarotes de 3ª com 5 cadeiras; 252 galerias, 168 “fauteuils” de varandas, além da Tribuna Imperial. Isto dava um total de 2500 lugares.
Neste teatro se apresentaram, entre outros, Tamagno, Caruso, Sarah Bernhardt, Toscanini (que pela primeira vez regeu uma orquestra em sua vida), Mistinguette e Maurice Chevalier.

10 comentários:

  1. Bom dia, na medida do possível, Dr. D'.

    Vários lugares ainda sofrendo os efeitos da chuva de sábado para domingo, na capital e região metropolitana.

    Estou deixando para sair de casa somente para o que for indispensável. Outras regiões de Jacarepaguá foram bem atingidas, como Taquara e Tanque. Chegaram a informar que a represa do Camorim teria cedido, mas foi outra, em Santa Maria. Realengo também foi bem atingido. Fora os locais de sempre, em Guaratiba.

    ResponderExcluir
  2. Bom retorno! Cheguei atrasado, pois pensava que seria hoje.

    ResponderExcluir
  3. A antiga Radio Club do Brasil transmitia a temporada do Lyrico através de sua estação. Os sinais eram enviadas para os estudios por uma linha telefônica. Imagine a qualidade....

    ResponderExcluir
  4. O que existe neste lugar atualmente? Um edifício?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Muito boa a aula de hoje. Um Rio de Janeiro que achamos que era melhor que hoje.

    ResponderExcluir
  6. O lugar é na praça Mauá quase em frente ao cais do porto. Havia um galpão onde escravos eram presos.

    ResponderExcluir
  7. Pelo porte do Teatro e sua posição relativa ao convento, estimo que o Tabuleiro da Baiana tenha ocupado grande parte do terreno. Hoje é tudo Avenida Barroso, em duas pistas ( a que fica junto ao Largo da Carioca já existe desde os anos 40).

    ResponderExcluir
  8. Devia ser muito caro um camarote. Não tinha ingresso individual? Será que serviam iguarias finas como doces caramelados e pastéis de nata e de Santa Clara?

    ResponderExcluir