Total de visualizações de página

domingo, 1 de março de 2020

VERÃO


 
Antigamente os verões no Rio eram assim: céu azul durante muitos dias, bastante calor, praia diariamente. Tudo bem diferente do verão deste ano quando tivemos muita chuva, temperaturas quase sempre abaixo do 30º C.
 
As fotos são da Av. Atlântica nas décadas de 50 (acervo do Rouen) e de 60, ainda antes da duplicação.
 
Os postos de salvamento em Copacabana, que serviam como localizadores dos diversos trechos da praia, antigamente eram seis e ficavam nos seguintes lugares:
Posto 1 = em frente à Rua Aurelino Leal, no Leme.
Posto 2 = no Lido.
Posto 3 = em frente à Rua Hilário de Gouveia.
Posto 4 = na altura da Rua Santa Clara.
Posto 5 = junto à Rua Bolívar.
Posto 6 = perto da Rua Rainha Elizabeth.
 
 
 

12 comentários:

  1. Boaas lembranças de uma Av. Atlantica calma !

    ResponderExcluir
  2. A culpa é do SDR que deixou uma galera na saudade.Com o retorno as condições climáticas devem ser normalizadas e quem está fazendo chover e o Mengão. E nesta semana a coisa-já começa a pegar com Libertadores.Vamo que vamo....

    ResponderExcluir
  3. Se o "aquecimento" global é isso, com um verão bem ameno e respirável, que seja bem vindo...

    ResponderExcluir
  4. Absurdo começo de março ser no dia primeiro! Se não é o sumido capitão só iria ver terça-feira...
    Bom retorno, Cadillac 1952, cujo V no capô era dourado para comemorar os 50 anos da Cadillac! Não precisa procurar, acredite, pois não aparece na fotografia.
    O Fusca já tem lanternas bicolores com o velho nariz, deve ser 63 e um Dauphine preto assume um pose canina, disfarçada, junto a um poste decorado. Uma lembrança daqueles verões encarnados dos quais não guardo saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que me perdoe o mestre Dieckmann,a lanterna bicolor era equipamento de série já em 1961, mas o Fusca nariz largo foi lançado em 1963.

      Excluir
  5. Saudades do Rio de volta!! Que bom!!

    Na década de 1950 meu tio costumava nos levar à praia, sempre nas imediações da Avenida Princesa Isabel. Morávamos na Tijuca e íamos no lotação Usina x Copacabana. Às vezes meu tio ia visitar a família, na rua Paulino Fernandes, em Botafogo, e dali íamos a pé até a praia.

    ResponderExcluir
  6. Pegar o lotação Usina x Copacabana era uma odisseia. Em fins de semana com sol, ele já vinha lotado desde a Usina. Então tínhamos de pegar o bonde da linha 6 - Tijuca, ir até o fim da linha dele, na Usina, e entrar na fila quilométrica do lotação. Muitas vezes os donos também queriam ir à praia e havia poucos lotações fazendo a linha. Era pauleira!!

    ResponderExcluir
  7. Na praia, meu tio pegava a mim e a meu irmão, pelas mãos, e nos levava a furar as ondas. Tínhamos medo, mas era um barato. Bons tempos, aqueles!!

    ResponderExcluir
  8. Esse meu tio fazia as vezes de pai para mim e meu irmão. Éramos órfãos, e ele era padrinho do meu irmão. Devemos muito a ele, por inúmeros motivos: passeios, praia, presentes de Natal, ginástica calistênica, idas ao Maracanã ver o Botafogo jogar, idas ao Maracanãzinho assistir ao Holiday on Ice, etc. Foi muito mais presente que meu pai, falecido quando eu tinha 9 anos de idade e meu irmão, 7.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Dr D'.

    Retorno no dia do aniversario da cidade, que sofreu de ontem para hoje com a chuva forte. Tempo instável o dia inteiro, diferente das fotos postadas.

    FF: O Botafogo fez bela homenagem ao Espinosa, mas o Sportv só bota foto dele com agasalho do Fluminense. Tivemos outras perdas ao longo do recesso do blog. A mais recente, a de Rui Chapéu, figurinha fácil nos tempos áureos do esporte na Bandeirantes.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! Por falta de tempo não deu para vir pela manhã. Acho que no próximo dia 15 esta Avenida vai estar bem cheia

    ResponderExcluir