Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de maio de 2020

BONDES - COLISÕES







Talvez o Helio tenha estatísticas, mas não sei a frequência das colisões de bondes com demais veículos, nem a quantidade de colisões entre bondes.

Nas fotos de hoje vemos algumas colisões, muitas porque os motorneiros e motoristas não conheciam a lei que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.

PS: Wolfgang, repassei, como você pediu, o email para o Lino.

26 comentários:

  1. Bom dia a todos.
    Valeu Luiz. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. A colisão deve ter sido muito forte na primeira foto, pois o bonde do Caju foi parar Cascadura,rsrs. A segunda foto é na região da Tijuca/Estácio, e a terceira e a quarta foto são na região da Presidente Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel : O Carro Motor 2030 esteva lotado na seção "M" Méier e a linha Cascadura pertencia a esta Seção. Na linha 58 não rodavam carros grandes nem bataclãns,acredito que com a batida a manete que vira os números (eram três, para os números duas,Uma para a dezena outra para unidade e uma terceira que comandava o destino.) deve ter sido tocada e mudou de 7 para 5. E também por que o Cermava que o atingiu é um carro da Empresa São Jorge, Que fazia duas linhas: Nova Iguaçú- Méier e Mesquita-Engenho de Dentro. A única rua em que os envolvidos tinham em comum no itinerário era a Avenida Suburbana,(atual D.Helder Câmara) no trecho entre Abolição e Cascadura.Na foto 2 acredito ser o ônibus,um carro da Viação Suburbana na linha 638. Esta foto foi motivo de discussão em um grupo de busólogos. É que na época em que os números foram pintados o prefixo era de 4 algarismos, 85XX. então veio um novo ordenamento e passou a ser 185XX. Como o número um é "magrinho", (termo usado pelos pintores de letras na época), deu para colocar na frente dos que já estavam. por isso o conjunto não está exatamente no centro da carroceria, (detalhe que era exigido nas vistorias). A 4 o bonde está na linha 77 Piedade. e seguindo o raciocínio do itinerário em comum, este acidente foi entre e a estação do Eng,de Dentro e a Rua Assis Carneiro. A 5 , Como o bonde está na seção "P", olhando o perfil do morro lá atrás e o casario da rua, acho que é na rua Uranos,entre Ramos e Bonsucesso.

      Excluir
    2. Mauro xará, você está enganado na foto 5. O bonde "sossega leão" está vindo da Penha. Do outro lado da Pres. Vargas existe um outro bonde "narraganset". Se o seu PC tiver uma tela de boa resolução, aumente o zoom e verá ao fundo o "castelinho de Santa Teresa" e o Hospital das Clínicas no morro. A rua transversal que faz esquina ao fundo parece ser a Marquês de Sapucaí. "Não tem erro".

      Excluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Boa parte dessas fotos é do acervo do UH. A postagem de hoje veio bem a calhar porque estamos vendo um outro tipo de "choque" entre o CRF e as autoridades. Infelizmente o primeiro lado parece estar ganhando, por vários motivos.

    O mais triste é ver parte da flaprensa defender a volta dos treinos no "ninho" dizendo "que está melhorando". Isso com mais de mil mortes confirmadas em 24 horas no país...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, as fotos são do Correio da Manhã. Talvez só uma seja da UH.
      Triste papel da diretoria do Flamengo, na minha opinião.

      Excluir
    2. Vai voltar aos treinos para disputar o que?Nada definido e agora é que parece estar no pico...Deve estar preocupando a grana mensal e falta de retorno,mas todos parecem no mesmo barco,ou não?

      Excluir
    3. Obrigado pelo esclarecimento, Dr. D'. O acervo do UH também está cheio de fotos de acidentes de bondes e pensei que poderiam ter sido tiradas de lá.

      Excluir
    4. Em tempo: os principais clubes do "estranho estado" fizeram um acordo entre eles e só voltam todos juntos.

      Excluir
  4. Falou em bonde,gosto da postagem...Essas de hoje mostram acidentes,mas é assim,vida que segue...Volta e meia tento ver outros registros lá no Correio da Manhã..Meio sádico????
    Nos acidentes desta forma,sempre acho que o bonde estava nos trilhos,daí..
    Na primeira o motorista deu sorte e está lá "inteiro" ao que parece,pois a pancada foi pesada.Na terceira o carro da fabrica de biscoitos e massas que pode ser Marilu??? e o anuncio do melhor para os políticos,Oleo de Peroba e na quinta o carro me parece um Citroen..Muitos detalhes.Show.

    ResponderExcluir
  5. O ônibus da 1a. foto é um Cermava, 63, 64, por aí, de empresa da Baixada.

    ResponderExcluir
  6. Brincadeiras à parte, a primeira foto é na região portuária ou São Cristóvão. O ônibus acidentado é oriundo da "baixada fluminense, na época "Estado do Rio". O capacete azul do PM comprova. A quinta foto mostra ao fundo os morros do Catumbi. Na segunda foto tenho dúvida se ainda é D.F ou Estado da Guanabara. O guarda de trânsito uniformizado remonta ao DFSP mas pode ser o período "Sette Câmara "

    ResponderExcluir
  7. O motorista na primeira foto ficou preso nas ferragens.
    Dizem que naqueles tempos os bombeiros tinham uma tendência maior de serrar partes da vítima e nenhum cuidado com a coluna.
    Nas 2 últimas fotos parece que os bondes "perderam o freio". No caso da segunda foto o motorneiro deu um "totozinho" no ônibus e mandou o motorista e seus passageiros direto para a farmácia.
    E o bonde já estava fora do trilho ou é impressão minha?

    ResponderExcluir
  8. Bela representação do desconforto,insegurança e irresponsabilidade advindos destas carroças. Sem mais ,eu sou Do Contra.

    ResponderExcluir
  9. Sobre futebol carioca, sinceramente, se fosse só Fla, Flu, Bota e Vasco no campeonato eu acho que já poderiam ter voltado aos treinos, pois têm ótimos departamentos médicos, espaço suficiente para manter distância, "cada um no seu quadrado" fazendo rodízio de exercícios físicos e cada jogador tem o seu próprio transporte.
    Empregados de mercados e farmácias, sem falar em hospitais, estão trabalhando em condições menos favoráveis do que os grandes times podem oferecer.
    O problema no esporte é como os clubes com infraestruturas médias e pequenas podem enfrentar essa situação.

    ResponderExcluir
  10. Quando os comentários são coerentes são dignos de aplausos. O nosso "comentarista olímpico" acertou na mosca em seu comentário das 8:28. A conduta da "Flaprensa" nos leva diretamente à condutas semelhantes no caso dos mensalões. Aquilo onde existem suspeitas de favorecimento em matérias, arbitragens, comentários, e "otras cositas más", está perfeitamente configurando no caso em tela. E a Pandemia " deu um tranco" nessa organização. Pode ser que a "lavanderia" peça concordata. FF: Seria trágico se não fosse risível, mas o Brasil se supera diariamente quando se trata de corrupção política e da "cara de pau" de seus atores. O "novo prazo" para o funcionamento dos hospitais de campanha do Estado foi "novamente estendido" para meados de Junho. A tal O.S de nome Iabas é a grande sócia de Crivella e Witzel no protagonismo da falência da saúde pública no RJ.

    ResponderExcluir
  11. Se o ônibus fazia a linha Nova Iguaçu - Méier, como disse o Mauro, devia ser da Empresa Nossa Senhora da Penha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Empresa Sâo Jorge operou estas duas linhas com GM gostosão, com apenas uma porta. Mais tarde ao renovar a frota é que vieram os Cermava. Teve também Metropolitana. A N.S. da Penha fazia as linhas de Cascadura para N.Iguassú. Quando a São Jorge acabou é que a N.S.da Penha assumiu as duas linhas dela. Sendo que a do Eng de Dentro foi desativada.

      Excluir
  12. FF: Cada vez que procuro acessar o SDR um alerta de "pishing" soa no celular. Tenho um forte antivírus e consigo neutralizar o ataque. Um alerta para o gerente.

    ResponderExcluir
  13. Demorei devido à demora no transbordo do acidente do Marilú com o bonde ALEGRIA.
    Na foto do Citroën, acho que houve mais um bonde, ou um ônibus, para completar a destruição do 11 Légere, de 1947 em diante.

    ResponderExcluir
  14. FF: A nota oficial emitida pelo Ministro de Segurança Institucional, Gen. Augusto Heleno e dirigido "À Nação Brasileira", pode desencadear sérios transtornos à segurança do Brasil e ao STF. Vamos aguardar. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consta que o Augusto Heleno foi um auxiliar muito fiel ao Gal. Silvio Frota, que em 1977 ou 78, que por ter tendências golpistas, foi devidamente enquadrado pelo seu Comandante em Chefe, o velho General Presidente Ernesto Geisel.

      Excluir
    2. A situação agora é bem diferente. O comunicado está perfeitamente de acordo com o que é previsto no Art. 142 da CF e nada tem de golpe.

      Excluir
  15. Luiz, infelizmente só vi as fotos de hoje já quase as 23 horas, por isso não comentei nada antes. E também infelizmente ninguém vai ler o que estou a escrever. Mas, assim mesmo, vou comentar as fotos:

    1) a primeira foto, do bonde 2030, foi tirada em 06/06/1964 e o número da linha é realmente 58, porque a partir do dia 01/05/64 a antiga linha 78 - Cascadura passou a ter esse novo número. O local da foto é rua Arquias Cordeiro, no Méier, em frente ao número 466.

    2) a segunda foto, em que aparece o reboque 2431, é de 19/08/1963 e retrata acidente ocorrido na rua Conde de Bonfim, altura do número 119, o que é nas proximidades do entroncamento com a rua dos Araújos. O choque foi do bonde 1750, que aparece com a frente destruída, com um ônibus da linha 109 - Malvino Reis x Ipanema.

    3) a terceira foto, do bonde 343 com um caminhão da Marilu, ocorreu no dia 21/11/1963, na avenida Presidente Vargas, proximidades da Marquês de Sapucaí. Eu presenciei esse acidente, já ocorrido, quando me dirigia para o Colégio Pedro II, na avenida Marechal Floriano. Estava num bonde da linha 68 - Uruguai x Engenho Novo, e com a interdição dos trilhos tive de saltar e caminhar até o colégio.

    4) a quarta foto é de acidente na rua Clarimundo de Melo, com um bonde da linha 77 - Piedade, número de ordem 2010, ocorrido no dia 27/07/1954.

    5) a quinta foto é de acidente ocorrido no dia 10/12/1958 na avenida Presidente Vargas, esquina com rua Carmo Neto. O Citroën vinha por esta rua, quando foi abalroado por trás por um lotação e jogado na frente do bonde 2520, linha 93 - Penha x Praça Mauá.

    6) quanto à sexta foto, não consegui descobrir nada.

    Abraços.
    Helio

    ResponderExcluir
  16. Quanto a acidentes envolvendo bondes e outros veículos (inclusive outros bondes), foram muitos, ao longo das décadas. Também havia muitos acidentes envolvendo pessoas atropeladas ou que caíam do bonde e eram mutiladas pelas rodas.

    ResponderExcluir