Total de visualizações de página

domingo, 17 de maio de 2020

IGREJAS




As fotos, do acervo do Correio da Manhã, mostram a igreja do Coração de Maria, no Méier, a Capela da Rua Olga, em Bonsucesso, e a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, em Vila Isabel.

A primeira foi construída entre 1909 e 1929, projeto do famoso Adolfo Morales de Los Rios. É uma das únicas igrejas construídas no Brsil em estilo neomourico.


A segunda, na Rua Olga nº 21, faz parte da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma.

A última, mórmon, não tenho maiores informações.

As fotos presumo serem dos anos 50 e 60.

25 comentários:

  1. Das três só conheço a da Coração de Mária, no Méier.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos.
    Não sabia que existia um templo mórmon no Rio de Janeiro.
    É uma religião muito comum no interior dos EUA.
    O edifício no Méier já passei perto mas não me recordo se entrei.
    Desde a primeira vez que vi achei lindo.
    Infelizmente a beleza da arquitetura eclesiástica decaiu muito em meados do século XX para cá, com exceção do Santuário em Aparecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As seitas religiosas estadunidenses são curiosas, vide Charles Manson. Os mórmons admitem a poligamia. Alguns possuem até cinco esposas. Ao contrário da Igreja Católica "não admite o casamento", mas é de domínio público que a "fornicação come solta". No meu entender nada demais. Afinal o sexo faz parte da natureza humana.

      Excluir
    2. Existe um templo Mórmon na Ilha do Governador, Wolfgang.
      A Igreja da Rua Olga creio estar cercada por galpões...

      Excluir
    3. Joel. Eu não sei sobre a poligamia. O que sei e me corrijam se estiver errado é do casamento entre membros da mesma família. Os mulçumanos é que tem direito a ter três esposas.
      Obrigado Jaime. Não sabia. Agora diz uma coisa: É aberto ao público? Geralmente os mórmons são um grupo muito fechado e não receptivo aos de fora.

      Excluir
    4. A foto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de fato parece ser de meados dos anos 1960.

      A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem capelas e templos. O prédio da foto é um exemplo de uma capela, que são locais de reuniões dominicais de adoração e atividades sociais e esportivas, todas abertas ao público em geral, onde todos são muito bem-vindos.

      Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acredita que o casamento e a família são instituições divinamente estabelecidas e que são eternas.

      Os templos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são locais especiais, aonde cerimônias simbólicas sagradas são realizadas para garantir que os laços familiares terão continuidade após a morte. Nesses templos os casamentos não são oficiados "até que a morte os separe", mas sim "para todo o tempo e eternidade".

      A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem várias capelas na área metropolitana do Rio de Janeiro, e só recentemente (final de 2019) terminou o seu primeiro templo na cidade, localizado na Avenida das Américas, 8547, Barra da Tijuca.

      Após o término das restrições devido ao Covid-19, o Templo do Rio de Janeiro Brasil será aberto por algumas semanas para visitação pública, e todos estarão convidados a entrar no prédio. Depois disso, o templo será "dedicado" como uma casa de santidade ao Senhor Deus, e dali em diante somente os membros da Igreja fiéis poderão entrar para participar nas cerimônias de eternidade da família.

      P.S.: A prática da poligamia na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias terminou em 1890.

      Excluir
  3. Proximo ao meu endereço anterior,existia uma igreja dos Santos dos Ultimos Dias.Vazia geralmente durante toda a semana,quase que fechada,aos sábados juntava umas figuras bem estranhas,quase todos vestidos com camisas brancas (manga curta)e uma gravatinha curta,que pareciam ser missionários.Saiam em grupos,mas sempre muito discretos.Segundo se comenta,a seita é favor da poligamia ou casamento plural,mas....Como vizinhos eram excelentes e interessante,gostavam de comemorar as festas juninas...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Só conheço as duas primeiras, embora a de Vila Isabel seja mais perto de onde moro, nem se quer sei onde fica. Existe um grupo no FB que posta fotos de igrejas pelo mundo, inclusive agora o grupo acordou de liberar a postagem de templos de outras religiões.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não conheço de perto a igreja do Méier.
    Sobre a de Bonsucesso, primeiro pensei naquela que pode ser vista através de um "corredor" entre galpões da Av. Brasil, pista sentido Centro, após o Hospital de Bonsucesso e pouco antes do viaduto da Faria-Timbó. Só com trânsito lento se tem uns poucos segundos para ver a igrejinha.
    Mas como é na Rua Olga, só no "Visto da Rua" para descobrirmos que está totalmente alterada.
    Quanto às igrejas dos Santos dos Últimos Dias se não me engano são daqueles missionários, ou similares, que andam com "plaquetinhas" penduradas no bolso onde se lê "brother" ou "sister".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a igreja a que se refere na Av. Brasil é onde funciona a Casa das Missionárias da Caridade, das freiras da seita da Madre Teresa de Calcutá.

      Excluir
  6. O que é a vida... enquanto o Trump já não fala em cloroquina e agora incentiva cientistas americanos a tentarem uma vacina até o fim do ano, os arqui-rivais Maduro e Bolsonaro continuam como únicos garotos propaganda do uso indiscriminado da droga lícita.
    Estranho, muito estranho.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Tenho fotos da "Coração de Maria" em outros ângulos. Um deles mostra ao fundo o Hortfruti e o Jardim do Méier,ainda sem o Viaduto. Esta mostrada aqui foi batida de alguma janela do edifício Colype, onde tinha a fábrica dos produtos Colype, creme dental,sabonete,talco etc. As entregas dos produtos eram feitas em uma moto que tinha adaptada uma estrutura feita com uma porta de aço de alguma loja. Deste edifício tenho algumas fotos de sua demolição para dar lugar a um prédio.Certa vez fui a um casamento na Igreja de Bonsucesso.A da terceira foto não sei onde fica.

    ResponderExcluir
  8. Sobre os mórmons, tenho uma certa admiração pelo trabalho que executam no sentido de valorizar a família. Como muitos devem saber, eles realizam uma tarefa monumental de pesquisa de todas as famílias do mundo, cujos registros ficam armazenados e protegidos no interior de uma montanha no estado de Utah. Só para se ter idéia ele disponibilizam as fotos de todos os livros de registros de nascimentos, casamentos e óbitos dos cartórios de muitas cidades do Brasil inclusive do Rio. Já encontrei quase toda minha família lá, incluindo até cartões de imigração com fotos e tudo. Se alguém se interessar o site é familysearch.org, é um banco de dados enorme e ccomplexo, mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Quanto eu morava na rua Dona Delfina, na Tijuca, próximo à minha casa havia uma residência que parecia ser a hospedagem dos rapazes mórmons. Eles andavam sempre de calça social, camisa social de manga curta e uma gravata. Mas não incomodavam nem interagiam com os moradores da rua.

    Quanto à igreja mostrada na foto, ela fica na esquina das ruas Maxwell e Amaral, em Vila Isabel. Ocupa uma área muito grande, e se destaca por ser tudo extremamente bem cuidado: limpo, grama aparada, vegetação bem cuidada, tudo pintadinho. Muito bonito o local. Mas sempre que passei lá, estava fechado. Nunca vi ninguém ali.

    ResponderExcluir
  10. Quanto à igreja do Méier, fica na esquina das ruas Santa Fé e Coração de Maria. É uma arquitetura bem interessante. Estive lá num casamento, há algumas décadas. Não me lembro de nada do interior dela. Mas passo frequentemente na sua porta.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Dr. D'.

    Ainda deve existir uma igreja mórmon bem perto de onde morei em Madureira. Era caminho da escola no primeiro grau. Também era (e é) normal ver os gringos vestidos com camisa social e gravata, e uma espécie de crachá com a identificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor um "gringo de chapéu" e camisa social do que a "mulambada" que usa bermuda de 1,99, camiseta do "Framengo" ou do Vasco, e chinelo de dedo, indumentária "padrão" daquela região e "cercanias".

      Excluir
  12. Não era raro ver os gringos andando em duplas, Nunca soube, nem me interessei em saber para onde iam ou qual era a deles. Também nunca vi nenhum deles falando com alguém.Não os vejo faz tempo.

    ResponderExcluir
  13. O Colaborador Anônimo comentou algo muito importante, os registros das famílias feitas pelos mórmons.
    Vou deixar o link aqui https://www.familysearch.org/search/ todos podem fazer o cadastro e pesquisar antepassados.

    ResponderExcluir
  14. A igreja é hiper receptiva e visitantes são sempre bem vindos! Aqui segue o endereço de uma de nossas capelas Niterói. Assim que a.pandemia passar, convido a visitarem. Nossas reuniões são sempre aos domingos às 9:00 hs.
    Rua Leite Ribeiro,22 Fonseca - Niterói.

    ResponderExcluir
  15. Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ja faz 18 anos, ha uma diferença de templos e capelas, voces estao falando de capelas é local destinado aos fiéis membros da igreja e pessoas que queriam visitar nao sao grupos fechados, os templos sao locais sagrados que fazemos ordenanças sagradas para nós próprios e nossos antepassados ja falecidos, nao apoiamos a poligamia, somos casados com uma unica mulher e a pratica cocontrária ou sexo fora dos laços do matrimônio é considerada como pecado grave aos olhos de Deus e sendo necessário se arrepender, qualquer um de vocês sao convidados a participar de nossas reuniões e conhecer a doutrina do Salvador Jesus Cristo, serão muito bem vindos e aceitos entre nós. Eme breve haverá a visitação do primeiro Templo na cidade do Rio de Janeiro, após sera dedicado para que os membros possam continuar servindo ao Deus de Israel, será um privilégio sagradod para os fiéis de todo o Rio de JJaneiro. Saudações a todos

    ResponderExcluir
  16. Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ja faz 18 anos, ha uma diferença de templos e capelas, voces estao falando de capelas é local destinado aos fiéis membros da igreja e pessoas que queriam visitar nao sao grupos fechados, os templos sao locais sagrados que fazemos ordenanças sagradas para nós próprios e nossos antepassados ja falecidos, nao apoiamos a poligamia, somos casados com uma unica mulher e a pratica cocontrária ou sexo fora dos laços do matrimônio é considerada como pecado grave aos olhos de Deus e sendo necessário se arrepender, qualquer um de vocês sao convidados a participar de nossas reuniões e conhecer a doutrina do Salvador Jesus Cristo, serão muito bem vindos e aceitos entre nós. Eme breve haverá a visitação do primeiro Templo na cidade do Rio de Janeiro, após sera dedicado para que os membros possam continuar servindo ao Deus de Israel, será um privilégio sagradod para os fiéis de todo o Rio de JJaneiro. Saudações a todos

    ResponderExcluir
  17. Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ja faz 18 anos, ha uma diferença de templos e capelas, voces estao falando de capelas é local destinado aos fiéis membros da igreja e pessoas que queriam visitar nao sao grupos fechados, os templos sao locais sagrados que fazemos ordenanças sagradas para nós próprios e nossos antepassados ja falecidos, nao apoiamos a poligamia, somos casados com uma unica mulher e a pratica cocontrária ou sexo fora dos laços do matrimônio é considerada como pecado grave aos olhos de Deus e sendo necessário se arrepender, qualquer um de vocês sao convidados a participar de nossas reuniões e conhecer a doutrina do Salvador Jesus Cristo, serão muito bem vindos e aceitos entre nós. Eme breve haverá a visitação do primeiro Templo na cidade do Rio de Janeiro, após sera dedicado para que os membros possam continuar servindo ao Deus de Israel, será um privilégio sagradod para os fiéis de todo o Rio de JJaneiro. Saudações a todos

    ResponderExcluir
  18. Sobre a referida igreja de Bonsucesso, existem duas paróquias em Bonsucesso:
    Na rua General Galieni, considerando a ferrovia, no lado oposto ao da Praça das Nações, fica a Paroquia N.S do Bonsucesso, é mais movimentada.

    Na Rua Olga, a N.S.do Bonsucesso de Inhaúma, paróquia mais antiga, do final do século XIX, a construção original (foto) foi demolida aproximadamente em 1950, um novo templo foi erigido ao lado.
    Saliento que o bairro de Bonsucesso fica na Freguesia de Inhaúma.

    ResponderExcluir