Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de junho de 2020

CENTRO - PRAÇA MARECHAL FLORIANO - ED. LAFOND

Estupenda fotografia garimpada pelo Marcos Cesar da Silva e publicada no FB Rio Antigo. Avenida Rio Branco. À esquerda, os edifícios nº 245 e nº 247. No centro da imagem, o Clube Militar, a esquina com a Rua Santa Luzia e o edifício Lafond. 
Antique photo on glass. Property of the Philadelphia Museums.

Vemos o bonde de registro 184, "Praia Vermelha", na Praça Marechal Floriano. O desvio para a direita, na foto, é para a Rua Evaristo da Veiga. À esquerda, na direção do poste com a faixa branca indicativa de "parada", a Biblioteca Nacional, concluída em 1910. O prédio do Supremo Tribunal Federal está encoberto pelo bonde. Ao fundo, as cúpulas do Clube Militar e do Edifício Lafond, que foram demolidos.

Todas as linhas de bonde que circulavam no Túnel Novo foram extintas em setembro de 1962, no Governo Lacerda, em razão do início da circulação dos ônibus elétricos.

Praça Floriano. Em sentido horário: À esquerda o "Mafuá" (terreno onde era o Convento da Ajuda, demolido em 1911), Palácio Pedro Ernesto (atual Câmara Municipal do Rio de Janeiro), Theatro Municipal, Palace Hotel, Jockey e Derby Club, Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Supremo Tribunal Federal (atual Centro Cultural da Justiça Federal), Morro do Castelo e, na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Santa Luzia, o prédios do Clube Militar e do Edifício Lafond. Magnífica fotografia de Malta por volta de 1920. 

17 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    A última foto é "figurinha fácil" nos sites, ao contrário da primeira, inédita para muitos, incluindo para mim.

    A região ainda oferece construções originais do início da avenida ou prestes a completar um século.

    PS: como sempre um comentário meu foi deturpado. Mas isso é normal em se tratando de quem é. É risível achar que a "central" da Vivo fica no Estácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você está com mania de perseguição. A investigação se iniciou em Irajá pela 38 DP e terminou no Estácio na Rua Maia Lacerda, onde o equipamento foi apreendido e algumas pessoas foram presas. Os pontos clandestinos eram cerca de 300.000 espalhados pelas zonas norte, oeste, e subúrbios. Não tem nada de risível, risível são o desconhecimento e a pretensão.

      Excluir
  2. Dá uma tremenda revolta ver tantos prédios belíssimos, que foram derrubados sem a menor piedade. Ô paizinho pobre de espírito e de amor a sua cultura arquitetônica!

    ResponderExcluir
  3. Não só os bondes que circulavam no túnel Novo foram extintos em Setembro de 1962 como também os que se dirigiam à Praia Vermelha. Aliás essa coexistência entre o bonde e o ônibus elétrico que ocorreu na Zona Sul está demonstrada no emaranhado de cabos de energia elétrica inerentes aos dois sistemas que aparece na foto da "boca da rua da Passagem" que mencionei esta semana. Eu nunca tinha visto isso no Rio nem em foto. Esse período da extinção dos bondes é riquíssimo em curiosidades. A quantidade de "linhas provisórias" que circularam em um curto espaço de tempo é impressionante. Só na zona sul entre 3 de Setembro de 1962 a 21 de Maio de 1963 foram cinco linhas, entre elas a Real Grandeza, a Circular, e a Marques de Abrantes.

    ResponderExcluir
  4. Bela foto esta primeira,que não me recordo de já ter visto.O carango amarelo é muito bacana e tenho impressão que o triciclo vai levando pães para entrega em domicílio.A foto 3 é de fato bem divulgada,mas mostra a época de ouro da região.
    FF: O governador do Rio conseguiu levar de zero no pedido de impeachment..Não tem nenhum "aliado"?Brigou com todo mundo? Sujou demais em pouco tempo? Ou os deputados estão de sacanagem?
    Cartas para a redação.O Rio não merece este grande Espanto!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, para ser politico no Rio de Janeiro é preciso ter pós-graduação e doutorado no crime, e a quantidade de doutores do ilícito no Brasil é colossal. Não vou me aprofundar no assunto porque outros comentaristas batem nessa tecla, mas uma intervenção militar no pais cairia bem.

      Excluir
    2. O atual governador não soube fazer aquilo que é essencial de um político saber fazer: política.
      Já não era bem quisto pela oposição ao PSL, o seu partido, e depois que rompeu com o governo federal passou a ter oposição de integrantes do próprio partido, fiéis ao "coiso".

      Excluir
    3. Pois é,fica difícil entender.Apoiava o governo federal e foi eleito,brigou com o governo federal e vai para a guilhotina.Então Brasilia está com a bola toda e a oposição a ele,Governador,também abraça o Capitão?Tudo no mesmo saco da hora da pegada...Estranho.
      Em tempo: Este cara do Corpo de Bombeiros preso por envolvimento no caso Marielle deveria ser o Mister M ou Ministro da Fazenda.Com 5 paus de rendimentos mensais tem apartamento de 2 milhões e carro de 150 milhas.Tô pensando seriamente em oferecer a tesouraria da minha igreja.Verdadeiro e grande espanto!!!!

      Excluir
    4. Se o Conde di Lido faz o que faz com a aposentadoria de 4 paus, tudo é possível.

      Excluir
    5. Confesso que lembrei do fato,mas o Conde teve assessoria especial do JBAN,especialista em múltiplas maquiagens especialmente voltada para montagens diversas.

      Excluir
    6. Na verdade bastava o presidente da ALERJ para dar inicio ao processo. Ele só quis distribuir o rojão entre os demais "colegas". Quanto ao placar, o WW em várias entrevistas hoje disse que "liberou" a bancada governista...

      Excluir
  5. De bom grado as viúvas de antanho fixarem bem na terceira foto a presença do Teatro Municipal,do Museu de Belas Artes,do Palace Hotel,da Biblioteca Nacional entre outras jóias da coroa.Aí eu pergunto:dá para conviver com o lixo do Morro do Castelo?Recomendo 3 vivas a Carlos Sampaio e 50 toneladas de dinamite ao Morro do Castelo.Eu tenho que ser Do Contra.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. A primeira foto e seus detalhes, como o triciclo que talvez fosse de um entregador de pão, a beleza dos postes da rede de iluminação e as grades de ferro forjado das sacadas e varandas, que juntamente com os prédios que foram demolidos deveriam ter sido preservados. Cada País tem a memória, políticos e o povo que merece.

    ResponderExcluir
  7. Fico imaginando o quanto ($) a igreja amealhou de indenização com a demolição do convento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei houve uma troca com o terreno em Vila Isabel, onde está o convento atual. Pode ter sobrado algum para as freiras, mas não sei dizer se é comum irmandades enviarem dinheiro para o Vaticano.

      Excluir
    2. O banco do Vaticano é uma entidade milionária que recebe dinheiro de todas as paróquias do mundo e financia atividades diversas, muitas delas "inconfessáveis". Há diversos filmes, entre eles "O Poderoso Chefão III", que contam sobre as "atividades ocultas" da Santa Madre Igreja. Por falar em riqueza, não se tem notícia de qualquer doação ou ajuda da Igreja Católica em tempos de pandemia.

      Excluir
  8. Com relação ao comentário do gerente ontem, sobre o funcionamento das novas pistas da Atlântica junto com a antiga, posso dar uma informação pontual. No primeiro semestre de 1971, eu ia até a altura do Copacabana Palace / Praça do Lido para encontrar o carro de um colega, em que íamos para a UFRJ no Fundão. Ficava estacionado numa das pistas novas, que estavam prontas mas sem tráfego.

    ResponderExcluir