Total de visualizações de página

domingo, 7 de junho de 2020

RUA PRIMEIRO DE MARÇO



A Rua Primeiro de Março começa na Praça XV e termina na Ladeira de São Bento. Já teve os nomes de Praia de Manuel de Brito, Rua Direita, Rua Direita do Carmo para São Bento, Rua Direita de N.S. do Bonsucesso para São José e Rua Direita de São José para São Bento, Rua Direita de São José para Misericórdia.

Manuel de Brito Lacerda veio para o Brasil em 1562 e obteve várias sesmarias. Seu filho Diogo, em 1586, doou o morro e a prainha de Manuel de Brito para os padres da Ordem de São Bento.

O termo “Rua Direita”, que por três séculos vigorou, significava “rua direita em direitura a determinado ponto, caminho direto”, conforme a tradição vigente na toponímia urbana de Portugal, onde diversas cidades conservam ainda suas “ruas direitas” e, geralmente tortuosas, não existindo assim nenhuma contradição em chamar-se “direita” a uma rua torta (segundo Paulo Berger).

Com o conhecimento pelo povo do término da Guerra do Paraguai, no dia 01/03/1870, com a morte de Solano Lopes, em Cerro-Corá, começou a ser usada espontaneamente a denominação de Rua Primeiro de Março, o que foi confirmado pela Câmara Municipal em 13/05/1870, por proposta do vereador Joaquim Antonio de Araujo e Silva, depois Barão do Catete.

20 comentários:

  1. A Rua Direita era o "centro comercial" da Colônia. Aí ficavam as "Casas de Grosso", grandes armazéns que vendiam de tudo, desde miudezas até escravos negros, bem como financiavam expedições negreiras. Com a promulgação da Lei Feijó em 1831, muitas dessas casas foram à falência.

    ResponderExcluir
  2. Fotos estupendas! muitas casas no topo do morro da Misericórdia. O que seriam aquelas duas "casas do caralho" na primeira foto? pontos de observação do mar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Academia Portuguesa de Letras, caralho é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias perscrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.

      O caralho, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.

      Também era considerado um lugar de castigo para aqueles marinheiros que cometiam alguma infracção a bordo.

      Excluir
  3. Céus !!! Ainda bem que acabaram com o Morro do Castelo. A paisagem ao fundo da primeira foto é desanimadora.... Faz lembrar até alguns locais conhecidos da atualidade. Um Bom Domingo para todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é professor,mas tem muita gente aqui neste espaço que já lançou praga pós morte ao grande Carlos Sampaio,chegando a apelidar aquela sujeira de colina sagrada .Aquilo era 60 metros de sujeira e bagunça com suas vielas e cabeça de porcos.Quanto a igreja dos Capuchinhos,o Cardeal Arcoverde se entendeu com o prefeito.E ponto final nesta choradeira.Nao se pode esquecer que o Rio preparava-se para a Exposição da Independência e aquele mafuá tinha mesmo que ser detonado.O resto é papo dos saudosistas do atraso.Sou pela modernidade. Sou Do Contra.

      Excluir
  4. Bom dia a todos. Na foto 1 vemos ao fundo o Morro do Castelo, podemos ver o casario do morro, que em nada se difere do casario encontrado no morro da Conceição, para aqueles que acham que o morro do Castelo teria se transformado numa favela, podemos ver que não seria fato. Na foto 2 podemos ver o Morro de São Bento ainda não devastado, sobrando só o atual espaço da Igreja e Colégio São Bento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, houve equívoco da sua parte, na foto 2 temos a Igreja de Santa Cruz dos Militares à esquerda e de N.Sra. do Carmo à direita e, portanto, ao fundo o Morro do Castelo. Vemos também um pedaço do Paço e a torre da Igreja de S. José.

      Excluir
  5. Por que não é considerada avenida?
    É uma rua de muitas atrações, incluindo a tradicional Pharmacia Granado.

    ResponderExcluir
  6. O gerente já informou que não gosta de comentários com link, mas esse é muito bom. Rio em 1936, filme em cores de muito boa qualidade. O único problema é que depois de ver o filme, dá tristeza e revolta. https://www.youtube.com/watch?v=fpCKxNBLzRM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é muito bom. Já foi publicado aqui há alguns anos. Mas vale sempre rever.

      Excluir
  7. Nas duas fotos aparecem aqueles quiosques lanchonetes, já aqui publicados.

    ResponderExcluir
  8. Se o Morro do Castelo ainda estivesse de pé seria uma "fortaleza do tráfico". Tendo o Tribunal de Justiça, a Alerj, e o M.Público como vizinhos, seria o "centro de poder" do RJ. ## Não entendi nem percebi onde ficam as casas do c....

    ResponderExcluir
  9. Estão no alto dos dois postes da primeira foto. Vide a explicação do Aurelio em comentário acima.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Dr. D'.

    Muitos faziam (e ainda fazem) confusão acerca do motivo do nome da rua. Achavam que era homenagem ao aniversário da cidade.

    Hoje aprendi mais uma... Não sobre o nome da rua, que fique claro.

    ResponderExcluir
  11. Essa área fervilhava. Lendo Maria Graham , Uma Parisiense no Brasil e a coleção Os Fundadores do Império vive-se a época. Não era muito limpa, mas a influencia francesa nos trópicos era muito curiosa. A reviravolta histórica da Vinda da Corte foi O acontecimento. Mandei para o Luiz foto com o Corredor fechado que ligava o paço a Igreja do Carmo, por sobre a 1º de Março (sempre pensei que o Convento é que era ligado a Igreja). O futuro é redescobrir o passado.

    ResponderExcluir
  12. Está dificil acompanhar os comentários com esse lapso de tempo entre eles.O Blog perdeu o sentido.

    ResponderExcluir
  13. Depois dos neopentecostais, o ramo católico agora acena escambo de apoio ao Bolsovid em troca de verbas federais em canais de rádio e TV desse segmento...
    https://odia.ig.com.br/brasil/2020/06/5929751-ala-da-igreja-catolica-oferece-apoio-ao-governo-bolsonaro-em-troca-de-verbas.html#foto=1

    O oferecimento não ficou sem resposta da outra ala...
    https://odia.ig.com.br/brasil/2020/06/5929965-cnbb-repudia-apoio-ao-governo-em-troca-de-verbas-e-diz-que-igreja-catolica-nao-barganha.html

    Será bizarro saber qual será a próxima designação religiosa a fazer leilão de apoio em troca de verbas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As redes de TV católicas são dominadas pela ala conservadora.
      Aposto que uns 5 por cento dessa verba pública vai para o Banco do Vaticano.
      O estrelismo de alguns padres e pastores é preocupante.

      Excluir
    2. As religiões servem para submeter o homem mais ignorante, e para isso usam de todos os meios. Jesus nunca precisou de intermediários para se conectar com ninguém e seus milagres continuam a maravilhar o homem temente à Deus. O fausto, o luxo, e a exagerada liturgia, só servem para enriquecer mais ainda os impios. As igrejas pentecostais copiaram e aperfeiçoaram o modelo católico e acrescentaram um importante detalhe: não admitem práticas homossexuais.

      Excluir
  14. Eu procurei verificar a afirmação de que "casa do caralho" era aquela cestinha citada em comentário acima, mas não consegui nada. Está me parecendo que é fake news. Em todas as fontes que consultei, ou caralho é o órgão sexual masculino ou repetem as palavras do comentário. O estudo etimológico extenso da palavra dá muitas versões da origem, mas nenhuma cita a cestinha. Os sites em que esta é citada são cópia e cola das mesmas palavras do comentário citado.

    ResponderExcluir