Total de visualizações de página

sábado, 13 de junho de 2020

CONCURSO SHERLOCK HOLMES



Há 10 anos o “Saudades do Rio” realizou o Concurso Sherlock Holmes, onde os comentaristas eram desafiados a identificar alguns locais do Rio de Janeiro. Era um tempo em que ainda não havia ferramentas de busca eficientes, como o "street view", o que tornava a brincadeira interessante.

Com a inestimável ajuda do Helio Ribeiro e outras fotos garimpadas em livros, os especialistas em Rio de Janeiro fizeram comentários e abrilhantaram o concurso. É claro que houve polêmica pelo horário de postagem das fotos, os critérios de atribuição de pontos, etc, mas foi um sucesso.

A primeira foto mostra a entrega dos prêmios em evento no Degrau, quando compareceram mais de 30 frequentadores do SDR, inclusive alguns que não se inscreveram no concurso, como a Dra. Evelyn, numa confraternização inesquecível.

A segunda foto mostra o diploma que o vencedor recebeu, diploma este uma obra de arte do Conde di Lido.

DIPLOMAS:
1º lugar: “Sherlock Holmes” = Andre Decourt – 67 pontos
2º lugar: “Columbo” = JBAN – 60 pontos
3º lugar: “Hercule Poirot” = Lino Coelho – 51,5 pontos
4º lugar: “Maigret” = Mauroxará – 41,5 pontos
5º lugar: “Adam Dalgliesh” = Menezes – 38 pontos

1º lugar entre as mulheres: “Miss Marple” = Valéria – 14 pontos

Último lugar: “Inspetor Closeau”

Demais participantes: “Menção honrosa”

PRÊMIOS:
• A Imprensa na História do Brasil – Oswaldo Munteal e Larissa Grandi
• Bastidores do Municipal – Bruno Veiga
• Flagrantes do Passado nº 2 – Rio Cidade Cosmopolita
• Rio de Janeiro – Um álbum da cidade feito por fotojornalistas
• Rio no Cinema – Antonio Rodrigues
• Rio, Capital da Beleza – Geza Heller, Bruno Lechowski e Peter Fuss

DEMAIS PARTICIPANTES:
Joel Almeida com 35 pontos
Rafael Netto com 27 pontos
Docastelo com 25,5 pontos
Francisco Amaral com 24 pontos
Marcelo Carioca com 19 pontos
Colaborador Anônimo com 18,5 pontos
Valéria com 14 pontos
Conde di Lido com 12 pontos
Wagner Bahia com 10 pontos
Afrânio e Ana com 8 pontos
Belletti, Derani e Senna com 7 pontos
Etiel, Milu, Oswaldo Mendez, Rapaz Sério e Vizinho da FAETEC com 6 pontos
Alex com 5,5 pontos
Daniel Brito com 5 pontos
Laerte, Ricardo Galeno e Sabe-Tudo com 4 pontos
Candeias, Christiano Avellar, Eliane Brandão, João Carlos, Lavra, Marcelo Almirante, Plínio e Tumminelli com 3 pontos
Antolog, Aurélio, Cristiano Marinno, Leandro, Luiz Flavio, M. Lobo, Marcio Valente e Renato com 2 pontos
Carlos Siqueira e Nalu com 1 ponto
Alcyone, Alice, André Mauricio, Bárbara Regina de Abreu, Caio, Evelyn, Francisco Carlos, Gilberto Negreiros, Gitano, GMA, Henrique Hübner, Jaime Moraes, Kátia, Leonardo, Manitu, Miguel, Milton Gomes, Paser, Pedro Cesar, Pgomes, Raposão, Roberto Nascimento, Rochacampos, Rômulo Lima, Sara, Sergio Veiga, Silvio, Waltinho e WHM não pontuaram.

Bons tempos!

20 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Estranho... Meu nome nem aparece entre os participantes, mesmo como Clouseau. Tenho certeza de ter participado e ter acertado, mesmo parcialmente, pelo menos uma das etapas.

    Barbada o Decourt ter ganho. Um dos maiores especialistas no assunto.

    FF: sobre meu comentário de ontem, a prefeitura nega invasão de pessoas armadas no Ronaldo Gazola, causando pânico entre funcionários e pacientes. Teriam sido parentes de uma senhora que morrera mais cedo, mas com a mesma consequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não se inscreveu oficialmente. Teria participado, mas não devidamente inscrito.

      Excluir
    2. Pode ser. Ou teve algum outro depois?

      Excluir
    3. Tentamos um outro depois, mas não deu certo. Já com o "street view" ficou muito fácil.

      Excluir
    4. Pode ter sido esse. Eu lembro que foi uma foto sobre uma parte da Misericórdia.

      Excluir
  2. Eram "outros tempos" de pessoas estranhas. A Evelyn "cortou relações" comigo por causa de um comentário que fiz a respeito das manifestações ocorridas em Novembro de 2015 em Paris. O comentário dizia mais ou menos o que todo mundo sabe, mas não era ofensivo ou discriminatório. O fato é que muita gente quando não gosta de uma opinião sobre algum assunto acaba atacando seu autor. Ainda acontecem fatos assim atualmente "neste sítio"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia! É verdade. Até hoje,que me lembre ninguém me disse nada pelas opiniões que tenho. As vezes prefiro ficar no "sapatinho" e não comentar nada na página apresentada.Assim não arranjo inimizades. Ninguém sabe o dia de amanhã,uma discussão hoje pode fechar uma porta amanhã.

      Excluir
  3. Karak,uma década?Tempo muito bacana do SDR,onde bater 100 comentários era bem natural.Vários amigos virtuais saíram fora ,o que não deixa de ser lamentável,mas compreensível.Cadeiras voavam pelo bar,mas era muito divertido.A participação de alguns sempre foi marcante e eu particularmente sinto falta da ala feminina,com Alcione,Nalu e Evelyn "sofrendo"nas mãos de alguns sacanas .O JBAN e o miojo da Alcione eram antológicos....Enfim,outros tempos. Revi agora que marquei 7 pontos e para quem não mora na cidade e se perde entre Uruguaia e Sete de Setembro até que fui bem....

    ResponderExcluir
  4. Acho que me enquadrei na mesma situação do Augusto. Participei, mas não devidamente inscrito.

    ResponderExcluir
  5. Em tempo, os pastéis de Degrau são simplesmente maravilhosos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Realmente eram outros tempos. A festa muito bem organizada pelo gerente do SDR, foi um encontro inesquecível, me lembro que tivemos diversos momentos emocionantes e foi onde pela primeira vez tive contato com os participante do SEMPRE, que em tempos de pandemia não tem se reunido.

    ResponderExcluir
  7. Caro Dr.D'. Incrível coincidência quando na quarta feira estava fazendo uma faxina no meu computador fui até uma pasta chamada "Fotolog" deparei-me com inúmeras fotos tendo a destacar: Minha foto exibindo o Diploma tendo ao fundo minha esposa e meu filho ainda jovenzinho. Noite memorável lá no Rest.Degrau. e com a presença da nata do SEMPRE, destacando o DI LIDO com seu charuto cubano assinado pelo Camarada Fidel que custou o preço de um Fusca mas para quem tem uma aposentadoria de 4 paus isso é fichinha. Decourt, Lino, JBAN, Mauro Xará, Dr.D' todos felizes sem duvidas. Graças ao SDR pudemos nos conhecer e aproximar-nos. Nessa pasta que felizmente salvei, outros encontros memoráveis na sede Campestre e registros fotográficos do DI LIDO na piscina da casa, o querido Lavra , o Dr.Celsão de Vila Matilde e por ai vai. Saudades desses tempos pois esses encontros nos aglutinavam e nos faziam realmente felizes. Obrigado ao SDR e seu editor.

    ResponderExcluir
  8. Bons tempos do Fotolog Terra....
    Mas o tempo passa, e apesar de tudo continuamos no grupo.
    Vida longa !!!
    Um abraço em todos.

    ResponderExcluir
  9. Se acontecesse outro o Andre Decourt deveria ser declarado hours concours.

    ResponderExcluir
  10. Também sinto falta das Meninas Comentaristas do SDR.
    E se a Tya ler os comentários hoje vai mandar a vassoura voando, diretamente de Viracopos na orelha do Pastor em Vix, por escrever o nome dela com "i".
    Observação: o Street View anda tão defasado em alguns bairros, provavelmente por conta da crise econômica, que poderá ser necessário a volta do Rio Hoje do Rafael Netto.

    ResponderExcluir
  11. O SDR tornou-se um vício desde quando o consultei pela primeira vez, lá em 2008, eu acho. E desde esse dia, puxando pela memória, acho que não deixei de consulta-lo um só dia. Hoje faço-o mais com o celular. Apesar das "cadeiras voando" e das eventuais farpas, a atração pelo site nunca murchou; sempre aprendemos muito aqui.
    Quanto ao concurso, um protesto: as fotos da Zona Norte e subúrbios deviam ser menos de 20% 😃
    Compreendo que naquela época era mais difícil encontrar fotos dessa região, hoje encontramos muitas no Facebook.

    Ah, lembrando: e o (mal humorado e polêmico) Renato, não participou?

    ResponderExcluir
  12. Nesse tempo, estava trabalhando na UFRJ e lembro que a primeira coisa que fazia quando chegava ao trabalho, era acessar o site. ��

    ResponderExcluir
  13. Sensacional poder saber um pouco mais da história desse blog e dos seus frequentadores, pessoas de um conhecimento ímpar sobre a história do Rio. Eu que frequento o blog há uns 3 anos não imaginava isso tudo. Atualmente o Facebook e o Instagram possuem ótimas contas sobre o Rio Antigo, porém, o diferencial do blog é que a experiência e a vivência dos frequentadores e do fundador fazem as fotos virarem histórias e memórias. Muito bom

    ResponderExcluir
  14. Percebe-se bem como o tempo passa rápido... Márcio Valente.

    ResponderExcluir
  15. Dez anos! Eu sou o Gitano q fiquei no bonde Closeau. rs Q saudade. Aprendi muito c/ vcs!

    ResponderExcluir