Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2020

AV. PRESIDENTE VARGAS



Hoje temos duas fotos da Av. Presidente Vargas em meados dos anos 40, sendo a primeira do acervo do Silva, enviada pelo prezado Francisco Patricio. A segunda é um desfile quando da volta do contingente da FEB que esteve na Itália.

Este trecho é o da antiga Avenida do Mangue, entre a Central do Brasil e o Viaduto dos Marinheiros, com suas belas palmeiras e seus sobrados.

15 comentários:

  1. Ainda há vestígios de um sobrado na Praça 11, na primeira. Na segunda, o prédio da Rua de Santana está em construção. O Balança.

    ResponderExcluir
  2. A "História oficial" denomina a reforma urbana de 1902, que incluiu a abertura da Avenida Central, como "bota-abaixo". Mas a abertura da Presidente Vargas e mais tarde a demolição de quase todas as construções de ambos os lados da via, foram muito mais significativas. A primeira foto mostra a enorme quantidade de prédios, a maioria residenciais, entre a Presidente Vargas e a estrada de ferro que atualmente não existem mais e do lado oposto igualmente. Para onde foram aqueles residentes? Subúrbios, favelas, baixada fluminense, "conjugados" do Catete, Glória, e Copacabana, o fato é que tais "reformas" foram determinantes para descaracterizar a urbe carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha família morava na rua General Pedra que era paralela à Pres. Vargas entre essa e os trilhos da Central do Brasil. Derrubaram tudo para fazer oficina do metrô. Deve ser a oficina de metrô mais bem localizada do mundo. Onde minha família foi morar? Em Vilar dos Telles, na baixada. :(

      Excluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Veremos como será o desfile deste ano. Se depender de alguns, terá e com público. O que era a estrutura no canteiro central da primeira foto?

    Na segunda foto, lá ao fundo, seria o "Balança Mas Não Cai" em construção?

    FF: e o desembargador de Santos, hein? Ressuscitou aquele ditado de que "Juiz acha que é deus e desembargador tem certeza...".

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Feliz dia dos amigos aos frequentadores do SDR e ao gerente do bar. Na primeira foto vemos uma estrutura no meio do canteiro central da avenida, seria algum monumento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, boa pergunta. O que seria essa construção ou resto de construção?

      Excluir
  5. Toda vez que vejo as fotos do conjunto de Palmeiras Imperiais fico impressionado com todas foram abaixo ou morreram. Hoje o palco é outro. Na foto 2 lá no fundo o "Balança mais não cai" já dava o ar de sua graça. Nos idos de 57 quando cheguei ao Rio ainda vi essas imponentes arvores ainda de pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô paterno nunca mais quis dirigir quando uma folha imensa de uma dessas palmeiras caiu sobre seu carro no final dos anos 20 e ele escapou ileso. Ficou traumatizado.## Com relação ao comentário das 8:14, essa postura do judiciário é um reflexo da infeliz C.Federal de 1988. É uma constituição tão infame e a contradição de seus termos é tão acintosa que chega a ser um escárnio. "Todos são iguais perante à Lei sem distinção de raça, cor, credo, etc.". Esse é em síntese o que de mais importante existe no artigo quinto da malfadada constituição. Não é preciso ter conhecimento jurídico para perceber que isso é uma piada de mau gosto. Foro privilegiado, imunidade parlamentar, "cotas raciais", e muito mais itens que fica difícil enunciar e que são uma realidade, ainda que "ao arrepio da Lei". Além do mais há outras muitas "piadas" como o "teto salarial" que é de cerca de trinta e nove mil Reais, já que não existem juízes que recebam mensalmente menos de cen mil Reais. Mas o MP também acompanha essa triste realidade. Quando eu afirmo que o Brasil é um "país de m..." muita gente me recrimina...

      Excluir
  6. A Praça Onze devidamente laminada para a passagem da Av. Presidente Vargas, mas ainda com aparência de praça, porém com o acesso perigoso para os pedestres, o que "matou" o logradouro como local de lazer. Hoje não passa de um "funil" e nem é lembrada como praça.
    Primeiro pensei que a estrutura junto ao mangue fosse de ruínas da Escola Benjamin Constant, mas está mais alta do que o que vemos em fotos antigas do "miolo" da escola, além disso tem "rua" e parte da praça embaixo da construção que vemos na primeira foto.
    Por fotos da época a Benjamin Constant foi para a Pç. Marechal Hermes no Santo Cristo bem antes do início das obras da Pres. Vargas.
    O "cheirinho" do mangue motivou a transferência?
    Devia ser um palanque provisório cheio de estilo, para alguma festividade.
    Não sabia do desfile dos pracinhas na Pres. Vargas, só tinha visto fotos desse evento na Av. Rio Branco, a partir do desembarque na Praça Mauá. Com certeza foram obrigados a passar em frente ao Ministério da Guerra.

    ResponderExcluir
  7. Desfile militar já contou ponto.Ainda daria IBOPE?
    O Balança imaginei ser da década de 50...As palmeiras,de fato,faziam a diferença....
    FF: Aquele desembargador lá de Santos e um péssimo exemplo em todos os sentidos.Deveria ser obrigado a dar 100 voltas no calçadão com a mascara e com um espanador....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Desfile Militar meu caro Pastor no meu modo de entender ainda rende expectativas entre a garotada miúda e adultos mais velhos. Hinos, marchas, etc, ainda nos balança no que pese o verniz do patriotismo está acabando dentro de nós. Ainda dá IBOPE em cidades interioranas.
      Seu comentário me fez relembrar um fato que quando cheguei aos Estados Unidos em anos passados no dia 4 de julho no estado de Búfalo para uma visita a uma fábrica de Motores. É... Pastor, o mundo estava fora e quase todas as casa estavam com a bandeira americana hasteada. Nesse dia procurei um restaurante ou lanchonete para almoçar e cadê?. Tudo fechado. No hotel só havia barra de cereais nas maquinas. Todos fora fazendo as comemorações e sentados nos gramados num autentico pic-nic coletivo. Sinceramente fiquei com aquilo marcado dentro de mim.

      Excluir
  8. O JBAN acha que é palanque para o carnaval na Praça Onze

    ResponderExcluir
  9. Aquela estrutura era para a construção de um obelisco. Não foi avante e a estrutura foi retirada.

    ResponderExcluir
  10. Link para a maquete do obelisco na Av Pres Vargas!

    http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=176400&pesq=obelisco%20avenida%20presidente%20vargas&pasta=ano%20194&pagfis=353

    ResponderExcluir