Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de julho de 2020

ONDE É?





Continuando com o desafio proposto pelo Ricardo Galeno aí vão mais quatro praças para serem identificadas.

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    A primeira foto não é estranha para mim. Tenho a sensação de já ter visto, ou outra muito parecida. A segunda pode ser do mesmo lugar, com ângulo diferente. As demais não faço ideia. Mas como de costume nas fotos do Correio da Manhã devem ser da zona norte, englobando os subúrbios "ferroviários".

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, a terceira foto também não me parece estranha. A última pode até ser da antiga zona rural...

    Agora, os locais exatos deixo para os especialistas...

    ResponderExcluir
  3. Karak,o SDR voltando com o concurso e muita gente não vai nem pegar o bonde...Vou continuar chutando para me distrair e só arriscaria as duas ultimas,com Bangu e Campo Grande...rssss
    FF:Vi ontem o jogo do Red Bull com o São Paulo e gostei do time.Campeão da serie B,se jogar sempre como ontem,vai atrapalhar muita gente.

    ResponderExcluir
  4. A única afirmação é que essas praças são no "subúrbio", mas não consigo identificá-las. Em 1965 alguns reboques de bondes foram colocadas em diversas praças da cidade com o foto de proporcionar lazer para crianças, mas a selvageria e incivilidade da população foram mais fortes e deixaram a sua marca. Mas eram tempos em que ainda haviam resquícios de educação, pois se fosse hoje em dia tais reboques não durariam um dia, pois seriam destruídos, incendiados, e suas "partes sólidas" seriam vendidas em algum ferro-velho e o produto da venda serviria para comprar crack e maconha. Além do mais nessas praças haveria "bocas de fumo" cujo dono seria um deputado com mandato eletivo.

    ResponderExcluir
  5. Minha avó morava na Praça Xavier de Brito em 1965 quando um desses reboques foi colocado no meio da praça. Era pintado de laranja e ficou lá um bom tempo. Eu achava interessante porque a duzentos metros na Conde de Bonfim a linha 67 ainda circulavam e quase sempre depois do almoço de Domingo meu pai me levava ao Alto da Boa Vista. Nessa época eu morava na Voluntários da Pátria e só aos Domingos eu via bondes circulando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz o curso primário na Escola Pública Soares Pereira, na praça Xavier de Brito, no período de 1954 a 1957. Uma visitante antiga do Saudades do Rio enviou na época uma foto desse reboque colocado na praça.

      Excluir
  6. Bom dia Dr D'., creio que a segunda foto seja na Vila Militar de Deodoro. Há uma vemaguete que os especialistas indicarão o ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, o veículo é da Vemag, porém não é vemaguet, mas sim um Belcar (sedan da perua). Só não consegui distinguir o ano.

      Excluir
  7. Brinquei algumas vezes em um desses reboques na Praça Belmonte em Olaria, meados dos anos 60. Para nós crianças ele era o próprio bonde e a disputa era pela posse do volante para "dirigir". Porém, se não me engano, a peça era o dispositivo de acionar freios.
    A igreja e o entorno com muitos espaços da última foto me faz lembrar Campo Grande de seus tempos de "Zona Rural".
    As demais eu precisaria de uma boa pesquisa até para um chute menos impreciso.

    ResponderExcluir
  8. As 3 primeiras fotos parecem ser em locais margeados pela Linha Verde, entre Vicente de Carvalho, Tomás Coelho e Inhaúma.

    A foto 4 pode ser no final da Zona Oeste, em Santa Cruz.

    ResponderExcluir
  9. RESPOSTAS:
    1) Praça 13 de Junho, em Cordovil
    2) Praça Belmonte, em Olaria
    3) Praça Caí, na Penha
    4) Praça Darcy Vargas, em Guadalupe. Mudou o nome para Praça Eugênio Latour.

    ResponderExcluir
  10. Essa eu vou plagiar o nosso "comentarista olímpico": locais fora da minha jurisdição! Dois desses locais atualmente são de altíssimo risco. Mas não foi sempre assim. Em 1981 eu conheci uma moça no Cassino Royale em São Conrado. Quis levá-la em casa e ela me disse que morava em Cordovil. Não pude recuar e fui à Cordovil às 3:40 da madrugada. Não tive qualquer problema e ainda pude "namorar dentro do carro" na porta da casa dela. Era normal. Mas essa pegadinha de hoje ninguém acertou.

    ResponderExcluir