Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de julho de 2020

ONDE É?





Do prezado comentarista Ricardo Galeno recebi uma série de fotos de praças do Rio, todas do "Correio da Manhã". Ele propôs que o "Saudades do Rio" fizesse uma série de "Onde é?".

Na última vemos um "rema-rema", que nem sei se ainda existe em alguma praça.

Era uma briga saber quem ficaria na extremidade para dar o ritmo e era arriscado para quem sentava nas duas posições centrais, pois havia o perigo de bater a cabeça naquela trave horizontal.

Além do "rema-rema" eram tradicionais os balanços e os escorregas.

16 comentários:

  1. A primeira e a segunda foto ainda não identifiquei, mas a terceira é na praça de Coelho Neto e a quarta é no Jardim do Meyer.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Eu chutaria Jardim do Méier na última foto. As demais eu não ouso arriscar, mas acredito também serem na zona norte, incluindo subúrbios da Central e Leopoldina.

    Sobre o rema-rema, tinha um no parquinho interno do Tem-Tudo. Balanços e escorrega tem na praça aqui em frente.

    ResponderExcluir
  3. PS: esqueci das gangorras, também onipresentes nas praças.

    ResponderExcluir
  4. As duas primeiras fotos parecem ser do mesmo local e chutaria região central do Rio,talvez Passeio Publico.....As duas outras falam a favor da zona norte,mas não me pergunte porque...

    ResponderExcluir
  5. Rema-rema nunca ouvi falar, dever ter virado gangorra.

    ResponderExcluir
  6. As duas primeiras são do Jardim do Méier.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. Só olhando sem pesquisar, 1ª Pça Afonso Pena, 2ª Jardim do Meier 3ª Não sei, 4ª Não sei tb.

    ResponderExcluir
  8. Gangorra é o do um desce e outro sobe. O mais leve corre o risco de ficar de castigo no alto. Balanço e escorrega são os outros dois mais populares.
    Triste é quando passa da idade de brincar neles.
    Sobre identificação fiquei só no Jardim do Méier. Na penúltima foto um conjunto do tipo IAPI ao fundo, então arrisco Penha.

    ResponderExcluir
  9. As duas primeiras fotos me lembram partes da Quinta da Boa Vista.

    Os balanços, escorregas e gangorras são as mais comuns, mas aquela estrutura de ferro, quadriculada, que se subia como uma aranha, acho que era chamada de trepa-trepa, também era muito vista em praças maiores.

    Além, claro, dos famosos bancos de praça para se ler um JB, numa boa sombra, enquanto se aguardava a turma da sueca para um tranquilo fim de tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até recentemente tinha um trepa-trepa na praça aqui em frente. Trocaram por uma estrutura em semicírculo vertical, com o que parecem ser degraus. Não sei o nome daquilo...

      As praças, de alguns anos para cá, ganharam outros equipamentos, contemplando outras faixas etárias, para exercícios físicos.

      Excluir
  10. Cheguei a brincar de gangorra, escorrega, balanço.
    Futebol em campo de várzea, onde passava uma vala.
    Hoje só vídeo game!

    ResponderExcluir
  11. Na primeira foto há um lotação com faixa branca na pintura. Isso era característico das zonas da Leopoldina e Oeste.

    Quanto à última foto, há um morro ao fundo. Não creio que seja Méier.

    ResponderExcluir
  12. Como eu já tinha afirmado, a quarta foto é no Jardim do Meyer. O casario no fundo da foto deu lugar paras a uma espécie de rodoviária que existe no Meyer e também ao viaduto. Não confundir com a outra rodoviária do Meyer que existe no local da antiga garagem de bondes na Arquias Cordeiro. Em frente ao casario e até a Adolfo Bergamini praticamente não havia circulação de bondes. Algumas linhas de bonde que se destinavam ao Meyer entravam na Dias da Cruz, faziam o retorno na Rua Tenente Cerqueira Leite, e retornavam pela Amaro Cavalcante. Os bondes que se destinavam a Piedade ou Cascadura entravam na Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, e mais ou menos em frente à estação de Engenho de Dentro entravam à esquerda e seguiam em direção à Clarimundo de Melo. Mas se eu estiver errado o Hélio Ribeiro há de corrigir..

    ResponderExcluir
  13. Como sempre os comentaristas do SDR matando a pau. São três fotos do Méier e uma de Coelho Neto, como descrito nos comentários acima.

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite ! Foto 1: Lá no fundo lotação que está parado na placa da linha Méier-Acari. Na frente dele era o ponto do Pavuna e já na esquina o Penha via Inhaúma.Para trás dele ( o lotação) podemos ver uma fila. Estes passageiros estão esperando o ônibus da Linha S-2 Méier-Ramos,que era operada pela Viação Santa Helena. Na calçada oposta, na esquina um posto de gasolina na direção do lotação funcionava um mafuá,e na esquina junto a ferrovia era a famosa Gafieira do Méier. O Lambe-Lambe que está sentado perto da palmeira tinha um acervo grande da área.Não sei que fim levou.Na direita entre o poste e a árvore, duas alunas do Ginásio Central do Brasil. Na foto 2,lá na direita o Teatrinho de Marionetes, que custava 200 Reis para quem quisesse ficar dentro do cercado de lona que era colocado ao início de cada função.Hoje no local está a triagem para o Hospital.Mais para a esquerda o lago que atualmente virou balneário de moradores de rua.Foto 3 Coelho Neto.Na foto 4 Já está sem as linhas do bonde e o ponto de taxis,como também ainda não tem o viaduto,acredito ser entre 65 e 68.Mais um pouquinho à direita da foto era um deposito da Brama que virou garagem da Viação São Jorge e atualmente o Hospital Pasteur.

    ResponderExcluir