Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de julho de 2020

ONDE É?




E para terminar esta série idealizada pelo Ricardo Galeno: como se chamam estas três praças?

19 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Meus palpites: primeira foto - Praça Seca; segunda foto - Praça Sara Kubitschek, em Copacabana; terceira foto - não sei, mas chuto perto da Gávea ou Leblon.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: a terceira foto tem uma pegadinha. Vendo com mais atenção, acho que é no centro. Mais que isso eu não arrisco.

    ResponderExcluir
  3. A 2ª foto é a praça Virgílio de Melo Franco.

    ResponderExcluir
  4. A primeira é no Campo de São Cristóvão, a segunda é na Praça Sara Kubitschek em Copacabana, e a terceira é na Central do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. A segunda foto é a da famosa Bolsa de Automóveis, na praça atrás da Maison de France, onde está um carcomido Hillmann Minx, de 1950, uma Kombi 58, vários Chevrolet (um Impala 59 deixa sua marca à esquerda, junto de um Cadillac rabo-de-peixe), Rural-Willys... é a Praça Virgílio de Mello Franco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ter que pedir perdão; o carro é um Humber Hawk, de 1949. A meu favor pode-se dizer que o perfil lateral de ambos é semelhante, porém o volume do Hawk é muito maior do que o Minx. O espaçamento da coluna das portas matou a questão. Aquele que estavam desconfiados, deveriam ter criticado...

      Excluir
  6. Bom dia a todos.
    1ª foto: Largo de São Cristóvão
    2ª foto: Praça Itália - Castelo
    3ª foto: Praça XV - Em frente a Escola de Magistratura

    ResponderExcluir
  7. Na foto tres a presença da mulher Gorila o que não deixa de ser um grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  8. Foto 1 Praca Seca
    Foto 2 Praça Virgílio de Melo Franco
    Foto 3 Central do Brasil

    ResponderExcluir
  9. Primeira, apostaria em Quintino, às custas do Coreto. A segunda no Castelo, nos fundos da extinta Faculdade Nacional de Filosofia. A terceira, obviamente é no Centro..... Imagine um trambolho daqueles em plena calçada....

    ResponderExcluir
  10. Especificando melhor a 3a foto - Praça Cristiano Otoni

    ResponderExcluir
  11. Praça Seca, na primeira foto.

    Vendo esses cartazes da mulher-gorila observa-se como as pessoas antigamente, por mais simples que fossem, tinham esmero pelo bom uso do português. Hoje em dia a coisa está deprimente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você sabe o porquê dessa absurda decadência: o sucateamento deliberado do ensino fundamental, já que tudo a seguir advém dele. A língua portuguesa é difícil de ser falada e escrita. Não há como consertar, apenas "re-alfabetizando" a todos. Concordância, emprego correto, conjugação de verbos, etc, tudo isso é coisa do passado. Mas em compensação surgiram formas "bastarda" da língua portuguesa e que são cada vez mais falados. Com grunhidos quase ininteligiveis e "cantados" existe o "favelês" falado nas favelas de Rio e de São Paulo, e o "paraibês", uma versão "mais rústica" e com sotaque, "visse"?

      Excluir
  12. Não consigo ter certeza sobre ser o Campo de S. Cristóvão na Foto 1. Ou o Augusto está certo ou merece mais pesquisa.
    A foto 2 só poderia ser mesmo num "labirinto" como a praça citada pelo um anônimo e pelo Biscoito, sendo que o militar e o cidadão com uniforme da aviação civil já indicavam arredores do Aeroporto Santos Dumont.
    A foto 3 só arrisco que é no Centro.

    ResponderExcluir
  13. Na terceira foto o que vemos não é a fachada principal do prédio e eu não sabia que o logradouro mostrado era uma praça. Até às 09:36 h ainda não tinham acertado.
    É na região da Av. Pres. Vargas e se ninguém acertar eu volta depois.

    ResponderExcluir
  14. A mulher gorila não iria fazer apresentação em qualquer bairro,daí se conclui que a foto é no centro.Quem pode atestar o fato é o Ceará,individuo,por razões bem específicas.....
    O Hillmann citado pelo Biscoito tá parecendo um Premium que comprei em meados dos anos 90..Um verdadeiro castigo...Obriguei o cara que me vendeu a comprá-lo de volta,pois ninguém queria aquela porcaria...

    ResponderExcluir
  15. A segunda parece a Praça Virgílio, até por esse Cabo da Aeronutica. Essas praças eram do Plano Agache.

    ResponderExcluir
  16. 1) Praça Seca, Jacarepaguá
    2) Praça Virgilio de Melo Franco, Centro. O curioso é que a legenda do Correio da Manhã indica Praça Afonso Arinos.
    3) Praça Cristiano Ottoni, Central.

    ResponderExcluir
  17. Meu primeiro palpite para a terceira foto foi dado por causa da placa citando a Praia do Pinto, mas a arquitetura tinha mais a ver com a região do centro...

    ResponderExcluir