Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de julho de 2020

PEDREIRAS 10








Hoje vemos a muito conhecida Pedreira do Inhangá. Eram três pedras: uma à beira-mar, outra, a principal parte, onde está a Sala Baden Powell (antigo Cinema Ricamar) e a terceira no quarteirão formado pela Rua Fernando Mendes, Av. N.S. de Copacabana, República do Peru e Av. Atlântica. 

Até mesmo as antigas linhas de bonde tinham que desviar o caminho do pedregulho. O bonde, que seguia pela Rua Min. Viveiros de Castro, entrava na Duvivier por causa da pedra, seguia pela Barata Ribeiro e pegava a Rua Inhangá para, finalmente chegar à N.S. de Copacabana.

As pedras começaram a ser cortadas nos anos 10 do século XX para a retificação da Av. Atlântica. Depois da construção do Copacabana Palace nos anos 20 foram ainda mais recortadas para a construção da piscina do hotel e, nos anos 50, mais ainda para a construção do Edifício Chopin.

Na época do desbravamento de Copacabana as pedreiras do Inhangá constituíam um grande obstáculo físico, separando de fato Copacabana do antigo Leme. Era a fronteira entre as duas praias. Hoje considera-se que o Leme comece na Av. Princesa Isabel. Somente no governo do Prefeito Henrique Dodsworth (1937-1945), com o aterro feito na orla próxima à Pedra do Inhangá, as duas praias passaram a ser contíguas.

Numa das fotos vemos um bonito postal colorizado com o aspecto de Copacabana por volta da década de 30. O hotel Copacabana Palace recém construído, em 1923, domina, imponente, toda a região.

Inhangá, nome tupi derivativo de "anhangá", corruptela de "anhõ", só; "angá", sombra, vulto, alma. Portanto, alma só ou alma sem corpo. 

O Copacabana Palace foi inaugurado em 13 de agosto de 1923, não tendo ficado pronto para a Exposição de 1922, conforme planejado. O projeto foi assinado pelo arquiteto francês Joseph Gire, inspirado nos hotéis Negresco e Carlton, na Côte D’Azur.

Em 1922 face à destruição da Av. Atlântica pelas ressacas foram feitas grandes obras sendo que a exploração da Pedreira do Inhangá necessitou de instalações de britador e perfuradores com motores electricos, compressores, transmissões electricas e linha de trilhos Deauville.

O JB, em 1925, noticiava que "a grande quantidade de pedra necessária ao serviço de reconstrução da Av. Atlântica será retirada da pedreira do Inhangá, local onde se faz mister um grande corte, para a abertura de um trecho da Rua Copacabana. Dessa conjugação de serviços resultará, para a Municipalidade, uma economia de algumas centenas de contos de réis, sendo feitas as duas obras com a verba necessária a uma delas, caso fosse feita isoladamente. Ahi estão installados um pequeno compressor de ar, typo Ingecsol, e um britador, estando quase concluídas as instalações accessorias necessárias aos serviços. Dado ao andamento das referidas instalações o engenheiro Dr. Hermano Durão, espera poder inicial-as dentro de 15 dias. A Municipalidade deseja, aproveitando a oportunidade, afastar a muralha para o lado do mar de sorte a crear uma praça em frente ao Copacabana Hotel, melhoramento esse que, ao que parece, está ainda dependendo de acordo com o referido hotel que, sendo grandemente beneficiado por ella, deverá oferecer alguma compensação á Municipalidade, pela majoração de despesas que esse melhoramento trará."

Um pedaço da Pedreira do Inhangá ainda pode ser visto no pátio da Escola Pedro Álvares Cabral, na República do Peru.

11 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Finalmente chegamos ao Inhangá. Fora alguns resquícios foi devastado em etapas para dar lugar a construções ilustres e acesso viário entre partes do bairro.

    ResponderExcluir
  2. E ainda existe a pequena Rua Inhangá.

    ResponderExcluir
  3. Essa pedreira realmente deveria ser removida, visando a melhoraria a fluência do tráfego.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Mais um texto contando a história do Rio, como foi sendo feita a integração dos bairros através da demolição de morros e construção de túneis. Quanto ao bairro do Leme, foi reduzido pelo crescimento do seu vizinho Copacabana, qualquer dia com o crescimento do Chapéu Mangueira irá se chamar Complexo do Chapelão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme Orfeu Negro de 1959, mostra um "Chapéu Mangueira" bem diferente, onde o protagonista é um motorneiro que mora em uma favela com um visual paradisíaco. Vou evitar me estender nesse comentário, já que a minha opinião é por demais conhecida. Você tem razão, já é um "complexo". "Chapelão", ou "beneditão", o fato é que situações semelhantes se agravaram com mais uma decisão do STF "proibindo" (ainda que ao arrepio da Lei) operações em favelas. Mas tal decisão não é de se espantar "partindo de quem partiu". Decisões judiciais absurdas como essa não são poucas. Quem assistiu o filme "Tropa de Elite I" (sempre ele) e pode se indignar com o ambiente na PUC onde maconheiros irresponsáveis e "esticas" mostram a realidade dos "bancos universitários" em 2006. "Supõe-se que muitos daqueles elementos podem ser atualmente juízes, defensores, e promotores. Faz sentido.

      Excluir
  5. A Nossa Senhora de Copacabana ganha uma curvatura ali naquela área, fazendo com que o quarteirão da República do Peru tenha um formato trapezoidal. "No meio do caminho tinha uma pedra", já dizia o poeta cujos óculos são volta e meia afanados um pouco mais à frente na orla...

    ResponderExcluir
  6. O maior pedaço que sobrou está escondido atrás de muitos prédios da Av. N.S. de Copacabana e arredores ou sob o calçamento e prédios da Rua Gal. Barbosa Lima.

    ResponderExcluir
  7. Na notícia de jornal postada, o nome do compressor de ar deve estar errado: ao invés de "Ingecsol", provavelmente é "Ingersol". Na firma de construção civil onde trabalhei, havia um da Ingersol Rand.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser. Era um jornal da primeira década do século XX e estava quase ilegível.

      Excluir
  8. E o futebol carioca?
    Além da precipitada volta dos jogos, sendo 2 por semana e decisão numa quarta-feira, tendo um calendário tranquilo pelos próximos 30 dias, e brigas no Tapetão para transmissão de jogos.
    Não estou entedendo, a FlaTv quer exclusividade hoje ou é para ser junto com a FluTv?

    ResponderExcluir
  9. Tentam mais uma vez repetir uma mentira até que ela se torne verdade. As operações policiais NÃO estão proibidas. Só precisa que um superior hierárquico assuma a responsabilidade por tal operação e informe ao MP. Mas é mais cômodo fazer de qualquer jeito e se der M botar a culpa no eventual morto ou ferido.

    ResponderExcluir