Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de julho de 2020

PEDREIRAS 11





Seguindo com a série sobre as pedreiras do Rio antigo hoje vemos a Pedreira do Pasmado.

Nas fotos podemos vê-la em toda sua extensão. O material, entre outras destinações, foi usado para a construção da Av. Beira-Mar.

Instalações como o Pavilhão de Regatas, o Pavilhão Mourisco e atracadouro de barcos podem ser vistos.

Vemos ainda a chaminé da Companhia Assucareira, na Praia da Saudade nº 40-A.

A empresa ocupava o espaço da atual Praça General Leandro (mais conhecida como a pracinha da Lauro Muller).  

Assim "O Pharol" se referiu à Companhia Assucareira: "A nova dependencia da companhia representa um grande melhoramento para a industria assucareira, e sobretudo um louvavel exempo de tenacidade por parte da administração da empreza, que, segundo as informações que obtivemos, tem luctado com vantagem contra numerosos obstaculos. Fundada a 15 de novembro de 1883 com o nome de Companhia de Engenhos Centraes, na Parahyba do Norte e em Sergipe, e capital de 1500 contos, dos quaes apenas foram realizados cerca de 400, teve de reconstituir-se em 1891 como o nome de Companhia Industria e Construcção.  

Funcciona hoje com o nome de Companhia Assucareira e durante todo esse periodo da sua longa existencia, deve o seu progresso e constantes melhoramentos ao sr. Manoel de Mendonça Guimarães".Grande anúncio, também n´O Pharol, dizia "Grande Refinaria da Companhia Assucareira, movida à electricidade da Companhia Assucareira". Depósito Geral no Largo da Lapa nº 5. À venda nas importantes casas Barbosa Albuquerda, Rua do Rosário nº 55, e Teixeira Borges, Rua do Rosário nº 66."






13 comentários:

  1. Com tantas pedreiras ainda "disponíveis", seria oportuno que presidiários condenados fossem obrigados a cumprir suas penas quebrando pedras. Seria melhor ainda se tais apenados fossem políticos. FF: Em uma grande operação para o cumprimento de 16 mandados de prisão e 52 de busca e apreensão, a Polícia Civil prendeu vários milicianos na comunidade "pombo sem asa", na região de Curicica. O chefe dessa Milícia é um capitão da P.M, que ainda está foragido.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. As fotos de hoje são espetaculares. Vamos ver os comentários sobre estas pedreiras.
    FF. Alguém sabe dizer quem é o campeão Carioca de 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Fla ou Flu. Os de branco e preto, ambos, já ficaram pelo caminho.

      Excluir
    2. A anos que deixei de acompanhar jogos do Campeonato Carioca, e do Campeonato Brasileiro só assisto um jogo ou outro esporadicamente, devido ao péssimo nível técnico das equipes e dos jogadores. Na Europa com a volta dos campeonatos, também os jogos pós pandemia tem sido de baixíssimo nível técnico, no campeonato espanhol até mesmo os jogos do Barcelona e do Real tem sido horríveis, o Barcelona mesmo com o Messi está irreconhecível. Fico imaginando os campeonatos regionais do Brasil, estes jogos que tem causado mais polêmicas fora de campo, com bate boca de dirigentes, federações e TV, devem estar dando caimbra nos olhos.

      Excluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Acredito que quase todo bairro tinha sua pedreira próxima para fonte de material de obra. Afinal isso diminuía custos, principalmente os de transporte.

    Hoje a noite foi tranquila, sem fogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ouvi muito mais gritos de comemoração do que em qualquer outra conquista do tricolor nos últimos tempos.
      A torcida pelo Flu aumentou exponencialmente na noite de ontem e esse acréscimo de última hora não costuma investir em fogos.

      Excluir
  4. A primeira foto é um primor e a festa da ultima poderia ser uma procissão marítima para São Pedro ou uma regata?
    FF: O Flamengo não jogou a metade do que pode e sabe e o Flu bem armado deu seu recado,isso no campo.Fora dele a diretoria do Flamengo ta´jogando contra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flu jogou com raça e se defendeu muito bem. Fla sem criatividade, só cresceu um pouco no final, com o cansaço do Flu. Perder 3 penalties merece punição exemplar.

      Excluir
    2. Com Fred uma derrota por 3 x 0 para o mediano Voltaço e um empate sem gols com o Botafogo que no total do Carioca fez 5 pontos a menos do que o time da Cidade do Aço. Sem ele um empate com gol com o atual campeão brasileiro e sul americano.
      O que faz o técnico quando tem um jogador atualmente mais midiático do que efetivo no time?
      Geralmente nesses casos é muita pressão fora do campo para escalar ídolos, mesmo decadentes.

      Excluir
  5. Confesso que nunca reparei em fotos antigas o tamanho do estrago dessa pedreira no Morro Pasmado.
    A última foto mostra aglomeração de gente e de barcos que parece não ser só dia de regata. Seria o dia da inauguração com platéia até sem a visão do mar para os discursos das autoridades no pavilhão?
    E pode ter rolado mesmo uma procissão para as bençãos aos navegantes, incluindo aí os atletas remadores. Seria São Pedro, o padroeiro?

    ResponderExcluir
  6. Segundo informação divulgada na ESPN, o Fred irá operar um olho. Tempo de recuperação não informado, mas acho que o Flamengo não gostou da notícia...

    A subserviência do TJD ao Flamengo chegou ontem às raias do ridículo. Chegaram a afirmar hoje que o Eurico tinha ressuscitado...

    Sobre o primeiro comentário, normal. As localizações na zona oeste e em outras partes da cidade são "móveis" de acordo com os interesses de quem divulga. Em órgãos sérios foi divulgado Vargem Grande e Vargem Pequena. Aqui neste espaço conseguiram criar a "grande Curicica"...

    ResponderExcluir
  7. PS: Para o Lino. O Botafogo "Kalou" fundo hoje.

    E o Queiroz conseguiu uma prisão domiciliar no STJ. Agora a cônjuge aparece... E o presidente do STJ vai cavando uma vaguinha no STF.

    ResponderExcluir
  8. O Rio de Janeiro é lindo demais, né? Pena que passamos por tantos problemas com saúde, segurança, política... Me assusta ver como nossa política nos dá tantas decepções. Tenho refletido muito sobre o assunto, e inclusive, tenho pesquisado muito sobre as opções de voto, já que esse ano teremos eleições municipais. Tem uma candidata que me passa uma seriedade de forma nítida e bem clara, acredito que merecemos alguém assim. A candidata Glória Heloíza possui uma gostaria de vida plausível, de infância humilde, batalhadora, tornou-se juíza federal. E nesse ano, abriu mão de seu cargo, para vir candidata, acreditando assim, poder contribuir para a sua cidade, nossa cidade do Rio de Janeiro. https://www.youtube.com/watch?v=JAPAYCnzpP0&feature=youtu.be

    ResponderExcluir