Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de julho de 2020

PEDREIRAS 4






Prosseguindo com a série sobre as pedreiras, idealizada pelo Carlos Paiva, vemos hoje a PEDREIRA DO MORRO DA VIÚVA.

Além da pedreira vemos a abertura da Av.do Contorno, atual Av. Rui Barbosa, com destaque para o Hotel Sete de Setembro, depois sede da Escola de Enfermagem Ana Nery e da Casa do Estudante Universitário.

Este trecho era conhecido como Praia da Olaria, conforme consta na "Carta da Capitania do Rio de Janeiro", de João Teixeira, impressa no ano de 1631. Fica exatamente no local conhecido hoje como Morro da Viúva. O primeiro nome dado a este morro foi "Mont Henry", assim batizado pelos franceses de Villegaignon.

O nome Morro da Viúva deve-se ao fato desta área ter pertencido, no século XVIII, a D. Joaquina Figueiredo Pereira de Barros, viúva de Joaquim José Gomes de Barros. Em 1863 foi construída neste morro uma bateria, para defender a Enseada de Botafogo e a Praia do Flamengo até o Passeio Público por conta da “Questão Christie”, incidente diplomático entre o Brasil e a Inglaterra.

A pedreira pertenceu durante muitos anos ao comendador e construtor Antonio Jannuzzi, que dali retirou pedras para suas obras na cidade até 1920. O obelisco da Av. Rio Branco foi confeccionado com pedras deste morro. Em 1922 foi construída a Av. Rui Barbosa e a área vizinha foi loteada. O comendador Jannuzzi foi responsável pelo lançamento da pedra fundamental das construções da Av. Rio Branco e foi proprietário do primeiro prédio inaugurado na avenida.

Além de inúmeros acidentes, como o que ocorreu ao explodir uma mina pelo calor do verão, onde ficaram gravemente feridos “dous trabalhadores, Casimiro Dias, portuguez, e o menor Amadeu Francisco, brasileiro”, houve alguns outros com vítimas fatais, os vizinhos reclamavam muito do barulho: “Nestes últimos dias tem-se abuzado da carga de dynamite, dando tiros horríveis, trazendo em sobresalto as pessoas que transitam em carros e automoveis por aquella parte da avenida, além dos moradores das circumvisinhanças. Não se poderá evitar um imminente desastre!”.

A última notícia que encontrei foi de 1963, quando uma explosão na pedreira causou a queda de uma enorme pedra que atingiu o edifício de nº 80 da Av. Rui Barbosa.

Atualmente o Morro da Viúva acha-se quase totalmente cercado por altos prédios.

11 comentários:

  1. FF: números finais da transmissão do jogo do Flamengo ontem pela Fla TV.
    - 14 milhões de views no YouTube
    - 2,2 milhões de acessos simultâneos
    - 4,2 milhões de inscritos no canal
    - Maior "live" esportiva da história do You Tube no mundo
    - Top 10 "lives" no You Tube no mundo (todos os conteúdos)
    Estou curioso em saber qual foi o valor em reais doados pelos que assistiram ao jogo mesmo neste momento de grande crise financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer prova maior de que "há algo estranho no reino da Dinamarca"? Muitos "laranjas" podem "doar" milhões de Reais, não é mesmo? ## Muitos infelizes morreram quebrando pedras em uma jornada de trabalho infame. Já que o comentário mencionou D.Prdro II, não custa indagar a razão de o trabalho escravo ser mantido no Brasil até 1888. Mas indagação é desnecessária para quem conhece a História do Brasil. O imperador era vaidoso, arrogante, e pusilânime quando lhe convinha. A internet mostra postagens absurdas que cantam "loas" ao imperador, e entre elas vou mencionar apenas três "pérolas da mentira". A primeira conta que o Brasil era a "quarta economia do mundo", a segunda reza que ele "falava 23 idiomas", e a última afirma que ele "doava 50% de seu salário para instituições de caridade"...Essa última "é de doer", já que como imperador não tinha salário, era "o dono do dinheiro", já que o Brasil não era uma "monarquia parlamentarista". Joseph Goebbels já dizia: "Contem uma mentira dez vezes e ela se transforma em verdade

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    A região é domínio do sumido francês. Algumas nesgas do morro são visíveis por entre o paredão de prédios. As explosões não afetavam a caixa d'água (reservatório) no morro?

    ResponderExcluir
  3. Ótima sequencia de fotos mostrando bem as mudanças no Morro da Viúva.Mais relatos de queixas e acidentes....
    FF:Impressionantes esses números do Flamengo,daí a diretoria estar entrando na briga com a Globo.Mas é preciso lembrar que tudo depende do que o time fizer em campo...Uma coisa puxa a outra.

    ResponderExcluir
  4. Lascaram tanto o Morro da Viúva que tiveram que construir vários "biombos" à sua volta para esconder as "cicatrizes" deixadas ao longo dos anos.
    Então o francês sucessor do Villegagnon chama de Henry o morro onde, segundo o sumido comentarista JBAN, é mantido o último encrave territorial da França Antárctica?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos. Esta talvez seja a Pedreira que se tornou mais famosa, tanto pela sua localização, quanto pela sua história. Toda área de mina é perigosa visto a utilização de explosivos para a sua exploração, porém o problema no Brasil é agravado pela ganância da empresa exploradora e pela conivência das autoridades públicas, visto os últimos acidentes da Vale do Rio Doce, em qualquer outro País do Mundo os seus diretores estariam todos presos, e a empresa praticamente falida com o pagamento de indenizações. Mas fazer o quê? Se numa calamidade de pandemia mundial, tanto a população quanto os governos se aproveitam da situação para saquear os cofres públicos.

    ResponderExcluir
  6. Com a intenção de transferir a capital de Salvador para outra cidade, em função das descobertas de ouro e pedras preciosas em Minas, chegou-se a pensar em trazer a capital para Vitória, ou Vila Velha, estrategicamente melhores sob a questão geográfica. Mas o Rio já apresentava infra estrutura melhores, sobretudo portuária e de defesa, devido às tentativas de a França fixar aqui a França-Antártica. Interessante que isso é pouco comentado nos livros de história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os historiadores contam também que os índios goitacás teriam dificultado a colonização no interior do Espírito Santo. Isso pode ter contribuído, tempos depois, para o isolamento do litoral capixaba em relação às Minas Gerais dos tempos do Ciclo do Ouro.

      Excluir
  7. Sobre Globo e as transmissões de TV:
    1) Ela pode estar fazendo chantagem para a federação pressionar para que a FlaTV não transmita mais os jogos do Flamengo;
    2) É melhor pagar os direitos dos clubes e economizar os custos de transmissão, porque o Fla não tem contrato com ela, o Vasco não deve se classificar e o ibope de Flu e Bota não dá para as despesas;
    3) Nunca gostou de futebol* e apenas tem interesse em transmitir porque paga barato para os clubes e consegue um bom lucro com isso;
    4) Todas as respostas anteriores.
    * - a família Marinho sempre sonhou com o hipismo substituindo o chamado esporte bretão.

    ResponderExcluir
  8. Parece que a Globo abandonou o campeonato carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempos atrás ela queria acabar com os campeonatos estaduais preferindo os regionais como o Torneio Rio-São Paulo.
      Nesse caso atual também pode ser o precedente que a transmissão de ontem abriu para outros clubes no Brasileirão.

      Excluir