Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de julho de 2020

RESTAURANTE E BOATE CANOAS 3





Continuando a série idealizada pelo Carlos Paiva, com complementos do acervo do Rouen, seguimos falando sobre o Restaurante e Boate das Canoas, inaugurado no início dos anos 50.

Como já contou o Decourt, era uma concessão pública, como os restaurantes da Quinta, da Praça Afonso Vizeu, os da Floresta da Tijuca e o finado Restaurante do Silvestre.

Era uma ideia que vinha desde o período Passos, a fim de levar movimento de visitantes e moradores da cidade para passeios nas regiões turísticas, alongando a sua estada na região e também como atrativo extra às belas estradas da região da Floresta da Tijuca.

O projeto do restaurante é muito curioso, o corpo central tinha forte inspiração déco, já a enorme varanda e o terraço formavam um grande “bumerangue” de inspiração modernista com linhas que são vistas nas construções da Pampulha em BH, MAM, Aterro e em Brasília.

Na primeira foto vemos o grupo de amigos do pai do JBAN.

10 comentários:

  1. Acho muito bonito o projeto deste restaurante. O local era aprazível. Caso funcionasse hoje, certamente seria alvo de arrastões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim, talvez não. Tenho um grande amigo que mora na Estrada das Canoas, lá no alto, e passa aí diariamente sem problemas há décadas.

      Excluir
  2. A paisagem é fantástica, um refrigério. Mas fico imaginando que se funcionasse hoje em dia "daria prejuízo" e poderia ser palco de uma tragédia, já que seria presa fácil para quadrilhas de assaltantes "fazerem a limpa" e se embrenharam na mata. Quem se aventura a "fazer trilha" na floresta da Tijuca ou ir até a Vista Chinesa? Permitiram que se chegasse a esse ponto e agora só Deus sabe.FF: um grande incêndio destruiu dois apartamentos em um condomínio em Curicica durante a madrugada. As imagens são impressionantes...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Esta bela série de postagens, mostra como poderíamos ter uma exploração turística deste local, proporcionando ao turista e também aos locais uma infraestrutura proporcionando serviços de qualidade, como bons restaurantes, lanchonetes e comércio em geral destinado ao público frequentador. A indústria do Turismo prospera nos Países onde este setor da economia tem uma política e ações, que visam a fornecer ao Turista exatamente aquilo que ele espera ao visitar este local. Em todos os Países do Mundo, os principais pontos e atrações turísticos são pagos, porém você desfruta de locais conservados e limpos, infraestrutura de banheiros, áreas de descanso, transporte quase sempre de vários modais, para acesso e retorno. Posso citar como exemplo, em pleno verão, cidades como Madri e Barcelona, recebem em uma semana, mais turistas que o Brasil todo, durante um ano. Primeiro a rede hoteleira destas cidades é no mínimo 10 ou 20 vezes maior, com preços que atendem a todos os bolsos, até mesmo a empregada doméstica do Ministro Guedes, porém com uma qualidade que não desagradaria ao próprio Ministro, em termos de segurança pública nem farei comentários, infraestrutura as cidades estão preparadas e sabem o quanto o turismo é importante para a sua economia. Fazer turismo só com propaganda em meios de comunicação, não desenvolvem o setor, a melhor propaganda do turismo vem da divulgação boca a boca do próprio turista. É esta propaganda que faz você desejar conhecer um País, determinadas cidades e locais.
    O ano passado visitei a Polônia, a guia que havia contratado, era formada em Turismo e Comunicação, era muito educada e atenciosa, todos os dias que nos serviu estava sempre bem vestida, falava um Português impecável, melhor do que a grande maioria dos próprios brasileiros, conhecia profundamente a história de todos os locais onde visitamos, nos falou dos procedimentos e treinamentos necessários para obter a licença de guia turístico(deve ser formado em Turismo) na Polônia. E no último dia dos seus serviços nas despedidas, ela nos pediu muito que divulgássemos muito o País dela, para que nossos amigos viessem conhecer e ajudar o desenvolvimento do Turismo na Polônia, que já estava no 3º lugar dos setores da economia que geravam renda para o País.
    FF. No início da pandemia tinha volta de R$ 100,00 reais na carteira, nos dias de hoje estou com R$ 65, em todo este período, todas as despesas que faço: Supermercado, Hortifruti, Restaurante, Compra Internet etc, pago tudo com o cartão de crédito ou débito. Logo esta história de que o povo está guardando dinheiro é uma tremenda balela, pois qualquer dinheiro que o pobre ganha ou recebe ele já está comprometido, para pagar as suas despesas. Quem guarda dinheiro é rico, está aplicado em investimentos e guardado no banco.
    FF.2 O parque de Foz do Iguaçu realmente funciona , é muito bonito, porém no interior do parque só tem a vista da cachoeira e os hoteis, sem qualquer infra estrutura de apoio, porém também é um dos locais mais utilizados pelo crime organizado, de todas as categorias, tráfico de drogas, contrabando, tráfico de mulheres, etc.

    ResponderExcluir
  4. Realmente a infraestrutura de turismo na Europa é coisa de outro mundo. Na Rússia, na Croácia e na Turquia tive experiências semelhantes às do Lino. Guias universitários, falando um português perfeito, com grande conhecimento do que falavam.
    Agora, em Madrid propriamente, em pleno verão é um calor insuportável. E boa parte dos restaurantes fica fechada. É a única época em que não aconselho visitar a cidade. A vizinha Toledo passa dias tendo temperaturas acima dos 40ºC.

    ResponderExcluir
  5. Assino o comentário do Lino,inclusive relacionado a Polonia,onde estão levando o turismo cada vez mais a sério.Também gostei do que vi lá neste setor.Acredito,como já disse,que seria um tanto complicado o funcionamento desta casa nos dias de hoje,considerando o local.Estamos em outra época e infelizmente bem pior que anos 60/70 em termos de logística/segurança.
    FF: Em relação a cédula de 200 paus,vou instituir na minha igreja o bônus "lobo guará",que dará direito a 1/2 milagre em cada deposito.Isto sem recibo e em grana viva....Deixa passar a pandemia.

    ResponderExcluir
  6. Bem... como falei anteriormente. Esse local era área do DI LIDO e sua trupe em idos tempos. Quando não estavam no Postinho da Delfim Moreira com Vieira Souto estavam na Canoas sempre a bordo do Chevrolet Belair 57 vermelho conversível. Agora quem era a Trupe do DI LIDO só JABA é quem sabe.

    ResponderExcluir
  7. Ao comentário do Lino eu acrescento que ele se esquece que estamos no Brasil, país que detém uma mega legião de miseráveis, pedintes, crackudos, vadios, etc. Acrescente-se a isso uma ridícula constituição e uma lei penal que atrai a criminalidade do mundo inteiro, o que torna inviável qualquer turismo em grande escala, já que o tal "direito de ir e vir" faz com que pontos turísticos sejam "tomados de assalto" pela choldra já mencionada, que são como as vacas sagradas na India: não podem ser importunados. Essa é uma das razões pelas quais o Brasil não dá certo. Nunca fui à Nova York, mas tenho amigos que relatam que no Central Park não existe leniência por parte da polícia para com vagabundos, desocupados, maconheiros, etc. Podem ser presos por perturbação da ordem, vadiagem, etc. No Brasil é proibida a aplicação do Artigo 59 da LCP, mais conhecido como "vadiagem". Nada vai mudar enquanto o crime comandar os destinos do Brasil nas casas legislativas, no poder judiciário, MP, Defensorias, etc. Além disso "generais melancia" já mostraram suas garras. O Brasil é como um doente com câncer em estágio avançado sendo medicado com Doril ou Tylenol. Sem chances.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Dr. D'.

    Passei mais cedo e o gerente não havia chegado. Procurei a noticia do comentario de 09:03 na imprensa e não achei, ao contrario de mais um artigo sobre a note de 200 reais... Em vez do lobo-guará poderiam usar a cloroquina.

    https://oglobo.globo.com/opiniao/me-da-um-dinheiro-ai-24559547

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Balanço Geral manhã, TV Record, reportagem Leonardo Achi.

      Excluir