Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de julho de 2020

RESTAURANTE E BOATE DAS CANOAS 1






Do prezado Carlos Paiva recebi um e-mail: "Preparei uma pequena série sobre o Restaurante e Boite das Canoas. Pesquisei em jornais e revistas da época até chegar aos dias atuais.

Em 1950 o Prefeito Mendes de Morais, após o término da bela estrada das Canoas, determinou que o DER da PDF executasse um projeto de um restaurante e de uma boate. Depois de menos de 20 anos já estava praticamente fechado. Com a série dá para ver a história do local."

Agradeço, mais uma vez, a colaboração do Carlos P. L. de Paiva.

Numa conversa com os amigos do S.E.M.P.R.E. falei sobre a série e recebi colaborações do Monsieur Rouen de Michelin, do "zepellínico" JBAN e do polêmico guru Decourt.

Como achei que o Carlos não se importaria que agregasse algumas informações às por ele pesquisadas começamos hoje a série.

Vemos hoje uma propaganda do local e a maquete da construção que ficava na Estrada da Canoa (popularmente conhecida como Estrada das Canoas), no nº 3000, bem identificada no mapa.

10 comentários:

  1. Pelo menos com o nome de Estrada das Canoas não conheço,mesmo assim estou tentando localizar...Coelho ao Champagne deve ser uma boa pedida.Vamos ver quem esteve lá e os relatórios.

    ResponderExcluir
  2. Bem dia, Dr. D'.

    Área fora da minha jurisdição, vou acompanhar os comentários. Se lembro bem, passei uma única vez há mais de vinte anos, à noite, voltando do trabalho, por causa de manutenção em um dos túneis, provavelmente o do Joá. Pelo horário não pude desfrutar da paisagem.

    FF: ontem foi um dia atípico nos canais esportivos, com várias homenagens ao apresentador Rodrigo Rodrigues, morto aos 45 anos, vítima de complicações da Covid. Várias manifestações de jornalistas, clubes e jogadores, além de músicos.

    Além dele, também morreu o Renato do "Renato e seus Blue Caps".

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Poderia estar funcionando até hoje, bem como outros empreendimentos poderiam ter acontecidos, devendo os mesmos respeitar o meio ambiente. O local é ou era bastante atraente e agradável, podendo ser explorado pelo turismo. O grande problema é que onde se instala uma favela, todo o local e ao redor da sua instalação é destruído, nada prospera a não ser a própria favela. Vide o acontecido com os bairros da zona norte e zona oeste onde as favelas passaram a dominar o cenário da região.

    ResponderExcluir
  4. Acho que nos idos de 70 era um "point" do DI LIDO. Sabíamos que estava por lá pelo perfume de LANCASTER que emanava no local.

    ResponderExcluir
  5. Restaurante do Rio, salvo raríssimas exceções, ou tem vista ou tem boa comida.No saudoso Méridien tinha restaurante $impatico no ultimo andar. Se o exército cuidasse da segurança naquele lugar ermo seria um ótimo lugar para jantar, pré-pandemia.A vista do Viaduto é uma beleza, e há um estacionamento, que não estou vendo na foto aérea, à esquerda de quem sobe o viaduto, num recuo.

    ResponderExcluir
  6. Rodei muito nessa Estrada das Canoas na madrugada, mas atualmente é complicado. Saía do Cassino Royale, descia a Estrada do Joá, e subia a Estrada das Canoas, sempre bem acompanhado. O ar gelado era propício para um "aconchego"."Outros tempos". Continuo achando que o Rio e o Brasil não terão paz se nenhuma "situação excepcional" ocorrer. Acho muito difícil que isso possa ocorrer apenas "no amor".

    ResponderExcluir
  7. Já não deve ser tão panorâmico, o visual agora deve estar bem fechado pela mata.
    Teriam uma despesa mensal bem maior com a segurança privada, mas não seria impossível reativar o local.

    ResponderExcluir
  8. Domènec é Domingo, ou seja, dedicado à Deus. Não é um Jesus, mas pode dar para o gasto rumo ao bi do Campeonato Brasileiro, mesmo que com menos folga do que em 2019.
    Já Torrent parece "turrão", se depender da pronuncia que ouvi na mídia falada, porém significa torrente, simples assim. E já não sei se o time, agora um ano mais velho, vai honrar esse sobrenome do novo técnico, principalmente na fase chamada de "mata-mata" da Libertadores.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Dr D'.,

    a postagem do Rouen sobre este restaurante, no antigo "Arqueologia", foi meu primeiro contato com o trabalho magnífico de vocês. Falando nisso, há mais de um ano não temos portagem nova do guru Decourt.
    Obrigado por manter acesa a chama dos cronistas de um Rio saudoso, que muitos só conhecem por estas fotos e relatos.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite! Embora tenha passado pelo local algumas vezes,nunca tive intimidades com o local. Eu fazia parte de uma sociedade de um "abatedouro"onde as vezes além de lebre,era batida uma coelha.

    ResponderExcluir