Total de visualizações de página

sábado, 1 de agosto de 2020

RESTAURANTE E BAR CANOAS 4






Hoje temos belas fotos do Restaurante e Bar Canoas.

Permaneceu ativo durante todos os anos 50 e 60, tendo fechado as portas nos anos 70. O terreno atualmente está fechado com um muro e nada permanece da estrutura construída nos anos 50.

Filmes como “Copacabana me engana”, de 1969, feito pelo cineasta Antônio Carlos da Fontoura, têm cenas do local. Neste podemos ver Paulo Gracindo e Carlo Mossy contracenando no piso superior e terraço, tendo ao fundo uma São Conrado ainda deserta.


7 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    O texto de hoje esclarece alguns mitos divulgados. O restaurante fechou "em outros tempos". Provavelmente a abertura do túnel do Joá diminuiu mais ainda a frequência do local, que já não era de fácil acesso.

    ResponderExcluir
  2. Todos nós aqui "neste sítio" alimentamos no inconsciente uma crença no retorno de "El Rei Dom Sebastião". É claro que é uma probabilidade tão real como a do "gerente" tomar o "bonde 13" para chegar ao Santo Inácio. El Rei aqui representa o nível de vida do passado "quase remoto" de nossas existências. Vivemos atualmente em uma prisão virtual cujos limites a cada dia encolhem. Passear pela estrada das Canoas é um prazer que está além desses "limites virtuais".

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a primeira foto dando para conferir a região ainda bem deserta e esperando os investidores.Quem acreditou se deu bem.Se me fosse oferecido qualquer tipo de negócio no local,iria recusar de pronto e em função desta descrença,até hoje preciso atender fiéis,inclusive os tarja verdes.Um espanto!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. No turismo uma andorinha só não faz verão, são necessários um conjunto de atrações, para que o turista se sinta atraído a conhecer um determinado local. A floresta da Tijuca reúne várias atrações com estas características, porém peca pelo principal problema para que os turistas possam percorrer todas as atrações do local. O primeiro deles é a falta de transporte público para o turista chegar até o local, o segundo e mais importante deles visando a ter um fluxo de turismo de massa, são pátios de estacionamento para ônibus, são estes turistas que mantém economicamente viável o local, embora o gasto per capito seja menor do que o do turista individual, sem contar a falta de infraestrutura, como banheiros público pagos mas limpos, o que não vemos no Brasil até mesmo em restaurantes ditos como chics.

    ResponderExcluir
  5. Que vista!! Não sei se a comida era boa, mas ao menos um destilado nessa paisagem eleva ainda mais o espírito! No quesito vista, um pouco fora de foco, nunca subi a trilha do Parque da Catacumba, mas o topo do caminho daria um belo lugar para drinques. Mirantes são algo não praticado. Perto do Restaurante Aprazível tem um Mirante ótimo, com nome curioso, que agora não lembro. Voltando as Canoas tem a casa projetada pelo Niemeyer. Estive lá no casamento do saudoso amigo José Carlos Fragoso, inaciano, filho do exemplar Heleno Fragoso. Outro lugar ótimo, um pouco abaixo do Viaduto Berta. NO mais, solução boa para a CEDAE hoje no artigo do Marcelo Trindade no Globo. Bom candidato a Governador em 2022.

    ResponderExcluir
  6. Estava na dúvida se seria isso mesmo, mas chequei, e o nome do Mirante de Santa Teresa é Mirante do Rato Molhado.

    ResponderExcluir
  7. O Rio está Dizimado, em breve outro governador na cadeia. Esse que se dizia diferente. A fusão foi mortal para a cidade.
    Enfim hoje esse restaurante deveria funcionar quase com um Bunker, e depois voltar de madrugada pela estrada deserta e com lei seca. Inviável, talvez como Hotel Boutique conseguiria sobreviver.

    ResponderExcluir