Total de visualizações de página

sábado, 17 de outubro de 2020

AV. RIO BRANCO (3)

Avenida Presidente Vargas esquina com Rio Branco. Esta é uma das melhores colorizações do Conde di Lido. A foto foi tirada do prédio do Banco do Brasil. Para obiscoitomolhado o carro que mais chamou a atenção foi o Oldsmobile Sedanette 47 verde no canto inferior direito. Lembro-me do ¨gostosão ¨da Nacional na cor prata com a faixa vermelha , na frente dele um Camões. Estamos na confluência da Presidente Vargas com Rio Branco, as pistas dela no sentido horizontal da foto e a Rio Branco no sentido Pça Mauá - Cinelândia. A foto deve ser de 1949/1950. Os carros mais modernos que identifiquei são 47-48. Chamou a atenção um Chevrolet de carroceria estendida bem na esquina, de cor cinza.

Nesta foto, garimpada pelo Nickolas, vemos a Av. Rio Branco na altura da Av. Nilo Peçanha.


Mais uma estupenda colorização do Nickolas Nogueira. Foto de Kurt Klagsbrunn mostrando a Avenida Rio Branco nos anos 40. Destaque para a caminhonete que faz o trajeto "E.Ferro-Ipanema". Como sempre temos uma impressão de que o Centro era mais limpo e mais organizado. Estávamos no fim da cidade européia, logo depois da 2ª Guerra Mundial. Os canteiros centrais já removidos deixaram cicatrizes no pavimento da avenida. Em breve os prédios da "belle-époque" cairão, um atrás do outro. A loja "A Capital" era especializada em roupas femininas. Também vale destacar os "tachões" no asfalto, bem como as setas indicativas do caminho dos pedestres ao atravessar a avenida. Era tudo mais bem organizado. Conta obiscoitomolhado: "A proporção de automóveis GM é enorme nesta foto. Tirando o Ford, certamente de praça, com o motorista de braço de fora e o International-lotaçãozinha, o resto é GM. Talvez o furgão e o caminhão bem no alto da foto fossem de outra marca, mas o resto é GM, com presença marcante de Chevrolet. O sedan saia e blusa parece ser um Oldsmobile e o cupê também saia e blusa parece ser um Chevrolet 41. Não havia modelo Bel-Air, o primeiro foi o 1950 e a característica marcante dos primeiros modelos Bel-Air era o hard-top e ser sem coluna entre os vidros. "

Nesta foto vemos o trecho da Av. Rio Branco com Rua São José, onde existia a loja Exposição Modas S.A., que mantia as “Lojas do Artigo do Dia”. Destaque, na fachada, os enfeites por ocasião da visita do presidente norte americano Eisenhower ao Rio de Janeiro, em fevereiro de 1960.



 Esta última foto da série foi garimpada também pelo Nickolas e estamos bem no início da Av. Rio Branco, perto da Praça Mauá.

10 comentários:

  1. Onde existia a loja da Exposição Modas, hoje é o Edifício De Paoli.
    A última foto, seria a esquina da Av. Rio Branco com a Visconde de Inhaúma?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Atrasei um pouco para adiantar as coisas antes que chova.

    Algumas das fotos de hoje são bem conhecidas, colorizações (ou não) a parte. Sempre bom ver o quarteirão da São José desaparecido na década de 70. Como diria o sumido JBAN, "We Like Ike"..

    ResponderExcluir
  3. Para ver que já naquela época carioca.nao.respeitava as faixas de pedrestes, que nem faixas eram.

    ResponderExcluir
  4. ningém respeitava nada e ainda é assim. Não considero estupenda a minha colorização. Vou te mandar a que eu acho a melhor que fiz. Curta na sua nova Samsung QLED 50. abs!

    ResponderExcluir
  5. Ao que eu me lembre, não existe nenhum "gostosão" na primeira foto. Também não recordo de a Viação Nacional ter tido "gostosões" na frota. E a cor da frota era alumínio com faixa vermelha. Não existe nenhum ônibus assim na foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não vi. de ônibus só identifico o Camões.

      Excluir
    2. Senão me falha a memória os ônibus da Nacional eram Volvo - Carbrasa. Os "Gostosões" da GM eram da linha Malvino Reis- Ipanema.

      Excluir
  6. Boa tarde a todos!
    Jingle d'A Exposição (acho que já "cantei" aqui, então, repeteco):
    A Exposição
    Lhe oferece o Festival do Crediário
    São (???) meses sem entrada pra pagar
    Qualquer artigo
    Do vestuário
    (Breque) - É extraordinário o crediário!
    Da Exposição!
    Não tenho certeza, mas acho que eram cinco meses.
    O breque lembrava muito a voz do cantor Jorge Veiga. Creio que era o próprio.

    ResponderExcluir
  7. Será que a primeira foto é medo dos anos 50? Não vi nenhum bonde na Presidente Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, neste trecho da Presidente Vargas nunca passaram bondes. Os locais mais próximos onde eles passaram foram na Visconde de Itaboraí e da esquina da rua dos Andradas em diante, até a Francisco Bicalho.

      Excluir