Comentando do fim pro começo, na foto do bonde 60, um táxi Chevrolet 52 emparelha com um Mopar 46 e avisa que é melhor voltar, antes que o Ford 55 feche a rua ao passar pelo Mercury 49. O caso é que um Ford 37 saiu da garagem sem motorista e foi parar no estribo do bonde, felizmente sem maiores conseqüências. É verdade que o cobrador foi derrubado e alguns cruzeiros foram parar debaixo do carro; e o bonde só vai andar depois que a grana for recuperada. Na foto 3, na Rua da Matriz, um Citroën Légère é o primeiro da esquerda, seguido pelo Skoda Octavia, o Chevrolet 56 e um Oldsmobile 5152, meio obscuro. Na outra margem da rua, uma Rural 59 fica à espera do fim da missa. Na foto 2, no Catumbi, um Chevrolet 42 - coisa rara - deixa o Zé do Caixão vir, passando pelo coleguinha mais novo, de uma companhia de táxis, coisa que desapareceu. Um fiapo de DKW-Vemag Belcar também deve ser táxi e o Aero-Willys 2600, de 1967, também. Deve ter uma consertadora de taxímetro na região, ou o departamento de autorização dos táxis. Na foto 1, vemos dois táxis Chevrolet, um 40 e outro 47 e um Aero-Willys 1967. Estacionado, um Fusca Grand Prix com faixas esportivas e um porta-bagagem no teto que deve permitir uma velocidade máxima de 97 Km/hora.
Quanto aos meus palpites, foto 1 chuto Tijuca, sem me aprofundar no local exato, talvez perto da Conde de Bonfim. Foto 2 até o momento sem qualquer "inspiração". Foto 3 pode ser Botafogo e foto 4 Flamengo.
Falando no biscoito, hoje é o dia da kombi... Ele pode até arriscar o modelo do carrinho do pipoqueiro na foto 3 de tão especialista no assunto...
A primeira foto é na rua São Francisco Xavier, a segunda pode ser na rua Carmo Neto no Estácio, a terceira é na rua Voluntários da Pátria em frente à Rua da Matriz, e a última é na rua Machado Coelho.
Só mesmo quem conheceu a Machado Coelho poderia identificá-la. Era o caminho natural para atingir a Presidente Vargas para quem vinha da Tijuca pela Haddock Lobo. Fora da foto à esquerda as ruas Afonso Cavalcante e Júlio do Carmo cujos acessos eram fechados para veículos e protegidos por tapumes para esconder as "vergonhas do lenocínio". À direita e fora da foto, a Travessa Guedes era uma rua sem saída e que era habitada por famílias "não ligadas" à prostituição. Quase tudo foi demolido no final dos anos 70. Curiosamente existe um local incrivelmente semelhante à Travessa Guedes na mesma região, com construções semelhantes: é o "Beco do Mota" cuja entrada fica na Rua do Matoso em frente ao n° 125. Para quem passa de carro fica do lado direito. É um dos últimos conjuntos arquitetônicos desse tipo ainda de pé em bom estado de conservação.
Flamengo, Cidade Nova, meninas subindo a escadaria para a missa na Igreja São João Batista na Voluntários da Pátria e por último algum lugar no Centro.
Inteiramente perdido na foto 2 gostaria da ajuda dos especialistas. A legenda diz se tratar da Rua Pessoa de Barros, no Estácio, sentido da Rua Machado Coelho para Rua Pereira Franco. As ruas mudaram de nome? A legenda está equivocada?
Pode até ser, mas acho difícil. Essa rua desapareceu com as obras do Metrô, mas tenho quase certeza que a a rua Carmo Neto, inclusive pela curva que faz para a direita.
RESPOSTAS: FOTO 1 - Rua São Francisco Xavier na altura do nº 175 em 1968. FOTO 2 - Rua Pessoa de Barros, segundo o "Correio da Manhã". FOTO 3 - Rua da Matriz/Voluntários da Pátria em frente à igreja. FOTO 4 - não tenho o gabarito. Segundo o Joel é a Machado Coelho. Como foi enviada pelo Helio aguardemos confirmação.
A foto 2 é do início de 1970 e saiu na coluna "Gerico" do Correio da Manhã. Na foto postada boa parte da metade de baixo não aparece, justamente onde está o buraco na rua, motivo da denúncia do matutino. Na edição impressa confirma Estácio. Com certeza não lembro dessa pintura de taxi já em 1970, no padrão que posteriormente seria adotado para todos.
Na última foto basta olhar ao fundo e poderá perceber a igreja ao fundo no Largo do Estácio. Na primeira foto logo adiante está a esquina da Almirante Cochrane à direita e Mariz e Barros a esquerda. No meio da foto aparece um armazém que foi demolido nos anos 70, no seu lugar funciona uma agência de automóveis "ao ar livre". Fora da foto à esquerda funcionava um posto de gasolina que foi desativado nos anos 70 e em seguida uma empresa de vigilância, a Vigban. Atualmente é um prédio de apartamentos.
Como sempre, perdido no espaço. Mas essa terceira foto já apareceu por aqui.
ResponderExcluirComentando do fim pro começo, na foto do bonde 60, um táxi Chevrolet 52 emparelha com um Mopar 46 e avisa que é melhor voltar, antes que o Ford 55 feche a rua ao passar pelo Mercury 49. O caso é que um Ford 37 saiu da garagem sem motorista e foi parar no estribo do bonde, felizmente sem maiores conseqüências. É verdade que o cobrador foi derrubado e alguns cruzeiros foram parar debaixo do carro; e o bonde só vai andar depois que a grana for recuperada.
ResponderExcluirNa foto 3, na Rua da Matriz, um Citroën Légère é o primeiro da esquerda, seguido pelo Skoda Octavia, o Chevrolet 56 e um Oldsmobile 5152, meio obscuro. Na outra margem da rua, uma Rural 59 fica à espera do fim da missa.
Na foto 2, no Catumbi, um Chevrolet 42 - coisa rara - deixa o Zé do Caixão vir, passando pelo coleguinha mais novo, de uma companhia de táxis, coisa que desapareceu. Um fiapo de DKW-Vemag Belcar também deve ser táxi e o Aero-Willys 2600, de 1967, também. Deve ter uma consertadora de taxímetro na região, ou o departamento de autorização dos táxis.
Na foto 1, vemos dois táxis Chevrolet, um 40 e outro 47 e um Aero-Willys 1967. Estacionado, um Fusca Grand Prix com faixas esportivas e um porta-bagagem no teto que deve permitir uma velocidade máxima de 97 Km/hora.
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirPrato cheio para o biscoito hoje.
Quanto aos meus palpites, foto 1 chuto Tijuca, sem me aprofundar no local exato, talvez perto da Conde de Bonfim. Foto 2 até o momento sem qualquer "inspiração". Foto 3 pode ser Botafogo e foto 4 Flamengo.
Falando no biscoito, hoje é o dia da kombi... Ele pode até arriscar o modelo do carrinho do pipoqueiro na foto 3 de tão especialista no assunto...
Foto 4 mostra que o caos no Rio é antigo. Quero ver a descrição dos carros. Bfs
ResponderExcluirFoto 2 parece região da praça onze, chuto Julio do Carmo
ResponderExcluirFoto 3 Rua da Matriz, esquina com voluntários
Foto 4 parece Tijuca chuto Hadock Lobo
Digitei errado, pensei Carmo Neto e escrevi Julio do Carmo
ExcluirEm tempo, diria que a foto 3 foi tirada da escadaria da igreja de Santo Inácio, na São Clemente.
ResponderExcluirDroga, confundi as igrejas...
ExcluirAproveitando, vou arriscar a foto 2 como Catumbi. Vai que...
ResponderExcluirA primeira foto é na rua São Francisco Xavier, a segunda pode ser na rua Carmo Neto no Estácio, a terceira é na rua Voluntários da Pátria em frente à Rua da Matriz, e a última é na rua Machado Coelho.
ResponderExcluirBom dia ! 3 Rua da Matriz.
ResponderExcluirAs demais , fico na arquibancada.
Belo Rio de fim de inverno !
Só mesmo quem conheceu a Machado Coelho poderia identificá-la. Era o caminho natural para atingir a Presidente Vargas para quem vinha da Tijuca pela Haddock Lobo. Fora da foto à esquerda as ruas Afonso Cavalcante e Júlio do Carmo cujos acessos eram fechados para veículos e protegidos por tapumes para esconder as "vergonhas do lenocínio". À direita e fora da foto, a Travessa Guedes era uma rua sem saída e que era habitada por famílias "não ligadas" à prostituição. Quase tudo foi demolido no final dos anos 70. Curiosamente existe um local incrivelmente semelhante à Travessa Guedes na mesma região, com construções semelhantes: é o "Beco do Mota" cuja entrada fica na Rua do Matoso em frente ao n° 125. Para quem passa de carro fica do lado direito. É um dos últimos conjuntos arquitetônicos desse tipo ainda de pé em bom estado de conservação.
ResponderExcluirFlamengo, Cidade Nova, meninas subindo a escadaria para a missa na Igreja São João Batista na Voluntários da Pátria e por último algum lugar no Centro.
ResponderExcluirInteiramente perdido na foto 2 gostaria da ajuda dos especialistas. A legenda diz se tratar da Rua Pessoa de Barros, no Estácio, sentido da Rua Machado Coelho para Rua Pereira Franco.
ResponderExcluirAs ruas mudaram de nome? A legenda está equivocada?
Pode até ser, mas acho difícil. Essa rua desapareceu com as obras do Metrô, mas tenho quase certeza que a a rua Carmo Neto, inclusive pela curva que faz para a direita.
ExcluirDr.D', acho que a foto 2 é na rua Correa Vasques no Estácio.
ExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1 - Rua São Francisco Xavier na altura do nº 175 em 1968.
FOTO 2 - Rua Pessoa de Barros, segundo o "Correio da Manhã".
FOTO 3 - Rua da Matriz/Voluntários da Pátria em frente à igreja.
FOTO 4 - não tenho o gabarito. Segundo o Joel é a Machado Coelho. Como foi enviada pelo Helio aguardemos confirmação.
A foto 2 é do início de 1970 e saiu na coluna "Gerico" do Correio da Manhã. Na foto postada boa parte da metade de baixo não aparece, justamente onde está o buraco na rua, motivo da denúncia do matutino. Na edição impressa confirma Estácio.
ExcluirCom certeza não lembro dessa pintura de taxi já em 1970, no padrão que posteriormente seria adotado para todos.
Na última foto basta olhar ao fundo e poderá perceber a igreja ao fundo no Largo do Estácio. Na primeira foto logo adiante está a esquina da Almirante Cochrane à direita e Mariz e Barros a esquerda. No meio da foto aparece um armazém que foi demolido nos anos 70, no seu lugar funciona uma agência de automóveis "ao ar livre". Fora da foto à esquerda funcionava um posto de gasolina que foi desativado nos anos 70 e em seguida uma empresa de vigilância, a Vigban. Atualmente é um prédio de apartamentos.
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