Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2022

ANIVERSÁRIO DO FLAMENGO

Hoje é feriado nacional e dia de comemoração do aniversário do Flamengo, fundado em 15/11/1895, numa precária casa situada na Praia do Flamengo nº 22, hoje nº 66.

Em 1920 o terreno foi definitivamente comprado e, em 1933, a casa original foi substituída pela primeira sede, que se vê na foto acima (esta sede resistiu até 1979, quando foi vendida para a Servenco, em troca do 4º andar do futuro bloco B do edifício, além da participação de 12,5% em uma loja comercial do térreo).

Inicialmente, o Clube de Regatas do Flamengo dedicava-se apenas ao "rowing" (remo). O futebol começou em 1911, criado por dissidentes do Fluminense, e treinava num campo cedido pela Prefeitura, na Praia do Russel. Poucos anos depois, o campo mudou para a Rua Paissandu (num terreno da família Guinle, que se estendia da Paissandu até o ponto do futuro corte da Rua Farani, onde é hoje a Rua Presidente Carlos de Campos - aí ficou até 1926).

Em 1938 foi inaugurado o estádio da Gávea, onde, do lado oposto ao estádio, é hoje a moderna sede do clube.

Nos anos 50 foi inaugurada a sede do Morro da Viúva (já vendida).

Capa do 1º Estatuto do Clube de Regatas do Flamengo, após a fusão do remo com o futebol.



A bandeira oficial do Clube de Regatas Flamengo

Capa da partitura do Hino Oficial do Flamengo, de autoria de Paulo de Magalhães (o mais conhecido é o de autoria de Lamartine Babo). 


 

28 comentários:

  1. Bom dia Saudosistas. Parabéns ao Flamengo e aos flamenguistas, nesta data eu sempre me lembro de vo6.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Reza a lenda que a data verdadeira seria 17/11 e anteciparam para cair no feriado...

    Flamengo, assim como Botafogo, é um bairro simpático do Rio.

    No último mês o clube conquistou títulos importantes mas a comemoração extrapolou e anteontem foram vistos atos de vandalismo e violência no centro da cidade e nos transportes.

    ResponderExcluir
  3. Uma curiosidade: minha mãe, às vezes, do nada, começava a cantar parte do refrão do hino oficial "Flamengo, Flamengo...".

    Outra curiosidade: acabei de escutar que hoje é dia estadual do suplente parlamentar. Só no Rio, literalmente...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Flamengo, um clube com milhões de adoradores e outros milhões que o detestam. Seria muito melhor que ambos se considerassem adversários e não inimigos.
    Quanto à comemoração ter extrapolado é evidente a culpa da PM e da GM que não se prepararam para o evento. Era óbvio que entre os milhares que comemoraram pacificamente haveria dezenas de desordeiros que se aproveitariam de qualquer oportunidade para praticar crimes. A falta de planejamento da segurança foi evidente.
    Salve o Flamengo pelos títulos, o Fluminense pelo futebol mais bonito apresentado este ano, o Botafogo que renasceu das cinzas e o Vasco que, mesmo sofrendo, voltou à elite. Viva o futebol do Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, sempre visando a preservação do vernáculo e vigilante nesse mister, venho chamar a sua atenção no segundo parágrafo para a ausência de uma vírgula que deveria ser aposta no trecho que vou reproduzir: "quanto à comemoração ter extrapolado, é evidente a culpa da PM e da Guarda Municipal". Com as minhas desculpas...

      Excluir
    2. cocorretor do corretor ortográfico15 de novembro de 2022 às 11:26

      Era óbvio que, entre os milhares que comemoraram pacificamente, haveria dezenas de desordeiros que se aproveitariam de qualquer oportunidade para praticar crimes. A falta de planejamento da segurança foi evidente.
      Duas pequenas vírgulas....

      Excluir
    3. Parabéns ao Flamengo! Apenas causa-me espanto, pessoas como o titular deste blog, Candeias e Analu, reconhecidamente cultas e preparadas, torcerem por um time tão popular. Deveriam torcer pelo SPFC ou algum time europeu...

      Excluir
  5. "Flamengo! Flamengo!
    Sua glória é lutar,
    Flamengo! Flamengo!
    Campeão de terra e mar."
    Observação: esse é o refrão de hino de clube mais tocado por bandas de carnaval, nas ruas ou em locais fechados como os clubes.

    ResponderExcluir
  6. A foto da sede da Praia do Flamengo mostra que picaretas e marretas já estavam em ação.
    No citado número atual tem o Flamengo 66 Park Towers, com muita clínica de médicos, dentistas e outros profissionais da área da saúde, mas a primeira da lista alfabética é a interessante ABS, Associação Brasileiras de Sommeliers.

    ResponderExcluir
  7. E já que, desde o início da noite de ontem, o assunto é embarcação avariada nas águas da Guanabara, o Mário Filho contava que o primeiro barco do Clube de Regatas do Flamengo afundou na volta de uma peregrinação à Penha. Os remadores saíram ilesos e consideraram isso um milagre de Nossa Senhora da Penha.

    ResponderExcluir
  8. Na minha família, a diversidade campeava: minha mãe era Flamengo, meu padrasto era Vasco, meu irmão e um tio eram Botafogo, o outro tio era Fluminense, eu gostava do Canto do Rio e duas tias não ligavam para futebol.

    ResponderExcluir
  9. FF: após as "Emoções na Ponte" de ontem, pessoal não perdeu tempo e começou hoje a pré-venda de ingressos para a turnê "Emoções em Alto Mar" no cruzeiro do Roberto Carlos...

    ResponderExcluir
  10. Não sei se foi coincidência, mas meu tio que torcia pelo Fluminense veio de MG com a família, ainda adolescente, e foram morar no bairro de Laranjeiras. Na década de 1940 mudaram-se para uma casa na Rua Pinheiro Machado, quase em frente ao campo do Fluminense e ele se empregou como cobrador dos títulos dos sócios do Clube. Talvez por esses dois motivos virou torcedor do clube.

    ResponderExcluir
  11. Já o outro tio que torcia pelo Botafogo veio do Acre com a família e foi morar na Rua Paulino Fernandes, naquele bairro. Talvez tenha sido este o motivo de ele torcer pelo Botafogo, assim como seus irmãos, que por sinal quase todos tinham nomes começados com a letra J: ele era João e os irmãos eram José, Jáder, Jair e Geraldo (G com som de J). A exceção era o caçula, Antônio.
    As duas irmãs tinham nomes iniciados com A: Albele e Anete.

    ResponderExcluir
  12. Os comentários do Hélio sobre torcedores dos times cariocas que eram de outros estados, faz lembrar a forte influência das transmissões em ondas curtas das estações de rádio do Rio.
    Contam que principalmente a partir da Copa de 1938 a paixão se alastrou através dessas transmissões pelo país, ouvindo do próprio aparelho ou do rádio do vizinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito se deveu à penetração da Rádio Nacional no norte e nordeste do país. Isso foi se revertendo ao longo do tempo, especialmente a partir dos anos 80 e 90, com as emissoras paulistas de TV causando aumento considerável nos torcedores de clubes do estranho estado.

      Excluir
    2. A grande onda desse início de seculo 21 é a dos clubes europeus. Real Madrid, City, Chelsea, PSG, Barcelona, Bayern e alguns outros não só pelas transmissões de TV como até vídeo game.
      Fla e Palmeiras ainda estão segurando um pouco nos últimos 4 anos. O Atlético-MG decepcionou esse fim de ano, vamos ver se foi só uma fase ruim. E o Flu é a expectativa para 2023. Seria bom para o futebol carioca.

      Excluir
    3. Quando a Band começou a transmitir campeonato italiano e NBA, apareceram camisas desses times. Com a popularização da TV por assinatura outros campeonatos nacionais europeus começaram a ser exibidos. Antes praticamente era só no mundial de clubes e quando tinha brasileiro envolvido.

      Excluir
  13. Nesta casa da foto, sede do Flamengo, no início dos anos 60 participei pela Academia Augusto Cordeiro do campeonato carioca infantil de judô.
    Para orgulho de meu pai fiquei em terceiro lugar, ganhei um diploma e uma medalha, que já se perderam ...

    ResponderExcluir
  14. O livro Histórias do Flamengo, de Mário Filho, além de contar detalhes da fundação do clube e da criação de seu Departamento de Futebol, nos mostra, através de saborosos casos, como era o Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é uma preciosidade. Foi lançado no início dos anos 60. Tenho o meu autografado pelo autor, Mario Filho, e pelo presidente da época, Fadel Fadel.

      Excluir
  15. Faltou citar o centro de treinamento Jorge Helal, conhecido como o Ninho do Urubu, em Vargem Grande. O local foi palco de um acontecimento triste e que depois se tornou vergonhoso por conta da demora do clube de realizar um acordo com os familiares das vítimas do incêndio.
    PS - apenas um tricolor querendo espezinhar os rubro negros rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo torcedor, sócio-proprietário, remido, membro do Conselho Deliberativo, fiquei envergonhado por aquela atitude e com a recentemente tomada quando das eleições. Nesta última ocasião o presidente e sua diretoria usaram o clube para propaganda de um dos candidatos e uma diretora, esposa do presidente, fez declarações preconceituosas e absurdas contra o Nordeste. São pessoas que não representam a instituição Flamengo como deveriam representar.

      Excluir
  16. Fora de foco: depois que um Anônimo sugeriu que o José Rodrigo de Alencar e o Docastelo eram a mesna pessoa, o Alencar desapareceu! Estaria ele no Canadá, em NY, ou simplesmente no Lido? Afinal seus comentários eram bastante construtivos.

    ResponderExcluir
  17. Será que os dois seriam o Joel que tb sumiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando que a opção de Anônimo é disponível "neste sítio", é notório que muitos se utilizam desse artifício para dar vazão aos seus ímpetos obscuros, pois falta-lhes coragem fazê-lo às claras. Daí surgiram nomes e alcunhas obviamente fantasiosos que se aproveitam disso. E como esses dois personagens dedicaram grande parte de seus comentários para me criticar por diversos motivos, eu tive algum trabalho para investigar esse "stalking' e cheguei à essa conclusão. Diga-se de passagem que esse não o único caso "neste sítio", mas sobre outros nomes e personagens que se escondem atrás de pseudônimos eu prefiro não comentar. Mas muita gente costuma comentar no anonimato. Mas "estou de olho".

      Excluir
  18. O futebol brasileiro tomou rumos "no mínimo estranhos" a partir da "era Dunga". O que prevalece são interesses espúrios de pessoas e entidades que se apropriaram dos destinos do outrora melhor futebol do mundo. A última convocação da seleção brasileira é uma prova do que digo. Convocar um "velho" de 39 anos, além de diversos "ilustres desconhecidos, e ignorar jogadores como Gabriel Barbosa, mostram o tamanho da canalhice que impera na CBF. É por essas e por outras que o Brasil há muito tempo "não ganha nada". Vivemos tempos em que a inversão de valores é uma norma e o futebol faz parte dela. Quem conheceu a realidade de seleções como a de 1970 e de 1982 não pode sentir qualquer simpatia por esse "time de empresários" que usa as cores do Brasil. Torço sinceramente para que seja logo eliminado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desequilíbrio da convocação me assustou.
      Sem entrar no mérito de merecimento, a grande quantidade de atacantes com, na maioria, estilos extremamente semelhantes, a falta de mais alas / laterais de ofício, a zaga envelhecida, sem falar na ausência de pelo menos mais um meia, chama a atenção.
      Ah, e não temos um padrão de jogo definido, a cada partida jogamos de maneira diferente.
      Enfim, a era Tite, sei não ...não vai acabar bem.

      Excluir