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sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

POSTO DE GASOLINA



Cada vez há menos postos de gasolina pela Zona Sul, pois os terrenos estão sendo vendidos para a construção de edifícios de apartamentos. Este, entretanto, sobrevive há uns 80 anos.

Fica perto do Jockey Club, no final da Av. Bartolomeu Mitre, esquina com Rua Rodrigo Octávio. Era “Atlantic” e hoje em dia é “Ipiranga”.

Segundo o Dieckmann vemos uma Vemaguet de 1957, Universal é seu nome, já com a porta traseira abrindo para baixo e para cima. E bicolor, com um esquisito friso cromado dividindo as cores e que foi uma invenção da Vemag, pois nunca vi tal ousadia nos carros alemães. É o carro mais fácil de identificar. Depois, vemos um Mopar 46-48, quase encostado no lotação Chevrolet. Há outro igual, de capô aberto, estacionado.

Na penumbra, um Ford 37 ou perto, e um caminhão, que parece ser um Chevrolet Gigante - mas não garanto. À esquerda, um saia e blusa que tem jeitão de Chevrolet 51-52.



Nesta foto vemos o posto de gasolina no ângulo oposto à foto anterior. No fundo vemos as instalações do Jockey Club. À esquerda, ficaria a Praça Santos Dumont. O fotógrafo está na Rua Rodrigo Octávio.


Vemos um ônibus se dirigindo para a Av. Bartolomeu Mitre. Esta avenida já foi de mão-dupla e já teve seu trânsito em mão-única em ambos os sentidos. 
Antigamente a Bartolomeu Mitre se chamou Rua Conde de Avelar.


Posto Rio Jockey em imagem do Google Maps em 2010.


Posto Rio Jockey em imagem do Google Maps em 2010.

101 comentários:

  1. Na terceira fotografia, um Chevrolet Veraneio, raro de aparecer por aqui.

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  2. Sim, a Veraneio era utilizada pela Policia Militar nos anos 70, daí vindo o emblemático nome "camburão".

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  3. Comentário meu acima. Não sei por quê meu nome não sai automaticamente como antes. Agora, tenho sempre que digitá-lo e às vezes esqueço.

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  4. Errei de novo..rsrs

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  5. Como dito no texto, é verdade que os postos na zona sul pouco a pouco vão acabando. Os proprietários dos terrenos agora estão preferindo vendê-los as incorporadoras, por que como já aqui comentado, o poder financeiro dos herdeiros está muito aquém dos patriarcas e quando um deles falece, a primeira medida é vender todos os bens e dividir. Este posto é tão antigo como o da Praça Antero de Quental, que hoje é um prédio de luxo ocupado por funcionários de uma grande companhia chinesa, conforme ouvi. Na orla Leblon/Ipanema tinham 4 postos, um entre a Rainha Guilhermina e Aristides Espíndola, outro quase na esquina com a Cupertino Durão, o do Jardim de Alah e o da esquina com a Rainha Elisabeth. Hoje não resta mais nenhum. Atualmente, os motoristas têm que ter cuidado para não deixar o tanque de gasolina passar muito da reserva pois pode ter uma pane seca e não tendo combustível para chegar no posto.

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    1. O antigo posto que ficava na esquina da Delfim Moreira com a Cupertino Durão foi demolido para a construção do sofisticado Edifício Juan Les Pins, onde morou o prefeito Marcos Tamoyo, logo após a entrega das chaves. Até pouco tempo atrás era considerado o mais luxuoso do Leblon.

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    2. Desculpem, esqueci de preencher meu nome no comentário acima.

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  6. Bom dia, Dr. D'.

    De lembrança, perto de casa em Madureira, tinha (e tem) um na esquina da Maria Lopes com Padre Manso e outro na esquina da Mendes de Aguiar com Ernani Cardoso. Acho que havia outro, mas não tenho certeza, na esquina da Padre Manso com Ernani Cardoso. Agora, ainda tem alguns na Estrada dos Bandeirantes e um na esquina da Abelardo Bueno com Estrada Pedro Corrêa.

    A manhã está complicada para sair ou chegar na zona sul. Acidente no Rebouças chegando na zona sul e Santa Bárbara interditado desde 04:30 sentido Catumbi.

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    1. Em tempo, hoje é dia dos cegos (atualmente politicamente incorreto, mas muito usado há 55 anos) e aniversário de 160 anos do começo da Guerra do Paraguai.

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  7. Tem razão o Mauro. Não há como resistir às ofertas pelos enormes terrenos na orla de Ipanema e Leblon. Nem as casas com terrenos menores estão resistindo e são pouquíssimas agora.
    Desde que o Marcos Tamoio liberou o gabarito para mais de quatro andares a quantidade de prédios altos vem tomando conta da orla de Ipanema e Leblon.

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  8. No passado abastecer o carro na zona norte ou na zona sul, já que o preço dos combustíveis era tabelado, mas atualmente os postos da zona sul praticamente preços extorsivos. O trânsito da Bartolomeu Mitre atualmente nesse ponto o trânsito é bastante bastante complicado. Fui muitas vezes no final dos anos 70 ao Batalhão do Exército que havia ali para jogar futebol com amigos, já que o pai deles era o Comandante do Batalhão na época, onde atualmente funciona o 23° BPM. ## A Polícia Civil também utilizava de forma ostensiva esse modelo de Veraneio. Em 1985 era quando trabalhei no primeiro Rock in Rio e era lotado na 18 D.P, era um "Camburão" desse tipo que utilizávamos. Esse tipo de veículo era utilizado também para o transporte de presos. Essa Veraneio também era utilizada pelos Órgãos de informações do Governo Militar de forma "não ostensiva" para diligências e operações gerais em todo o Brasil.

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  9. O texto fala de postos de gasolina virando edifícios, saiu no Globo que no terreno do antigo Scala vai ser construído um prédio.

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  10. Em Laranjeiras, na esquina de Rua Ipiranga com Rua das Laranjeiras, havia um grande posto de gasolina, onde durante décadas eu abastecia, calibrava/concertava/comprava pneus, trocava bateria, dava a famosa "geral" de lavagem/troca de óleo/lubrificação no carro e fazia compras de última hora na loja de conveniência.
    Até o final dos anos 90 funcionou 24 horas, depois - com a escalada da violência - passou a fechar às 23 horas.
    Virou logo após a pandemia um grande condomínio.
    Passei a usar regularmente o posto (bem menor) da Pinheiro Machado em frente ao Fluminense,
    Ainda resiste um posto na esquina da Rua das Laranjeiras com a Travessa Euclides de Matos, talvez pelo terreno ser bem pequeno (com o recuo que teria que haver nas duas ruas, não ia sobrar espaço para construir).
    Do jeito que a coisa vai, vão sobrar os postos da Lagoa e da Av. Atlântica.

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  11. Observador Ortográfico13 de dezembro de 2024 às 09:28

    Dado o período natalino não vou chutar a bola deixada na pequena área, sem goleiro, pelo Mário.
    Nem escrever sobre um outro texto atabalhoado.

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    1. Pode chutar, ObOr.
      Não me incomoda nada e ainda aprendo. ⚽️

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    2. Vc regia ou tocava algum instrumento no concerto no posto?

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    3. ih .... "calibrava/CONCERTAVA/comprava"
      ... imperdoável, tsc.
      Não dá para consertar.

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    4. Bravo, Mário. Aceitar a brincadeira é uma ótima forma de levar a vida.

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  12. Bom dia Saudosistas. Na Tijuca no último ano vários postos acabaram e se tornaram prédios residenciais ou outra atividade comercial. O Posto que havia na R. Dr. Satamini c/ Prof. Gabiso, virou um Mac Donald Drive Thru, o posto da Av. Maracanã com Uruguai, virou um prédio residencial e no térreo um Supermercado, e vários outros acabaram e se tornaram prédios residênciais.

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  13. Bom dia a todos!

    Enquanto a Zona Sul carece de Postos de Combustíveis, aqui na Vila da Penha, onde moro, num raio de 2 km deve ter, pelo menos, uns 15 postos de combustíveis, às vezes, um em frente ao outro.

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  14. Observador de observadores13 de dezembro de 2024 às 10:33

    Tá difícil pro blá blá blá! Não dirijo nem gosto de carros e não manjo nada de zona sul. Vou tentar com sambarilove dar a minha habitual enrolada.

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  15. Há 2 anos fiz um passeio por essa redondeza, mas confesso que não reparei no posto de gasolina.
    Se não me engano de Atlantic para Ipiranga não foi uma simples troca de bandeira, uma empresa "engoliu" a outra.

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  16. Em álbuns herdados, atualmente com meu irmão para digitalização, tem foto da família sentada em um dos bancos da Praça Santos Dumont, da época da foto da Veraneio. O clique foi no momento que passava um ônibus muito parecido com o que aparece ali. O veículo ficou até ligeiramente embaçado por estar em movimento.
    Na nossa foto o azul claro predomina no coletivo.
    Se algum busólogo aparecer, pelo número de ordem e pela tonalidade poderia tirar a dúvida se é a mesma empresa.

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    1. Sim, mesma empresa: Transportes Acre.

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  17. Os postos da Zona Sul eram mais estilosos do que se via no resto da cidade. Como dito pelo Joel é impressionante a diferença de preço dos combustíveis nos postos da ZS (também incluo a Barra) para os da ZN e Oeste. Parece que todo o tempo que foi produzida a Veraneio ela não teve mudanças significativa de estilo. A Ipiranga adquiriu a Atlantic e a Texaco, quando esta última já tinha sido absorvida pela Chevron.

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    1. O índice de combustível adulterado não seria maior nas regiões que cobram preços mais baratos? Poderia ser uma explicação.

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  18. o único posto que me interessa era o que ficava na esquina da Atlântica com a Princesa Isabel, aquele que tinha no alto o Fred´s.
    Luiz tem mil fotos deste posto, inclusive umas por mim colorizadas antes da IA. Como sou (fui) colorizador de fotos antes da IA, devo reconhecer que o que eu demorava 4 dias para colorizar uma foto, com resultado questionável, a IA faz em meio segundo com resultados muito melhores. Um ser humano de 77 anos não pode competir com a IA, porém devo confessar o meu orgulho em ter colorizado à mão inúmeras fotos apenas com o intuito de contrubuir com o SDR. O Luiz mora no meu coração.

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    1. Conde, que a IA veio pra ficar isso é fato. Mas tb fato é que nunca substituirá as habilidades humanas por completo. No caso da colorização, ela pode ser uma ferramenta útil para poupar tempo e simplificar o processo.

      Praticamente 100% das vezes, colorizações de IA acertam bastante em alguns aspectos, porém erram feio em outros. Isso é muito perceptível quando envolve lugares ao invés de pessoas, pois a IA não consegue identificar determinados objetos e as cores correspondentes, fora outras nuances envolvidas. E é aí que a habilidade do colorizador humano entra.

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  19. Essa questão da escassez dos postos acaba impactando até quem não tem carro. Eu, por exemplo, sempre que precisava calibrar a bicicleta, podia andar com os pneus meio murchos, ou raras vezes, quando vazios, conseguia levar caminhando até o posto pra encher. Atualmente, como não há mais nenhum posto próximo, precisei comprar uma bomba de ar pra não ficar na mão.

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  20. quanto ao Mopar, devia ser uma merda, visto que em apenas uma foto, se veem 2 no posto.
    Veraneio azul foi o meu terror em 1968. Quando chegava em casa, vinha a pé e, se houvesse um veículo assim por perto , dava 180 graus e me mandava. Nunca me pegaram. KKKKKK!!!!!!!

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  21. Vi muitos postos acabarem. Moro no JB e só resta um, na esquina de Rua Getulio das Neves. Acabaram o da Prof. Saldanha e o da Conde Afonso Celso. Na Gávea o da praça Santos Dumont "foice". e perto da Santa Ines, no topo da Rua Marques de São Vicente resta um. Geralmente triangular, como o da Rainha Elisabeth com Vieira Souto.

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  22. Em Paris os postos são subterrâneos, por isso não se vê na paisagem. Ah ! E o posto Mengão e o Postinho, 2 bons que se foram. Os da Atlântica já apareceram muito em cinema e postais. O da Ipiranga esquina de Epitacio Pessoa com Maria Quitéria também é figurante de vários filmes.

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  23. Nickolas é outra vítima da IA. Suas colororizações eram soberbas!!!

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    1. Agradeço, Conde. Ando afastado das colorizações, mas por outras razões. Não estou muito pra "hobbies" ultimamente.

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  24. Lembro dos ônibus circulares da zona sul nas cores azul e amarelo. (se todos ou somente os de uma empresa não sei ).

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  25. Na foto 3, temos um Cermava da Transportes Acre, poderia estar na 521 ou 522. A 558 era Lido x Horto, acho que não passaria ali.
    As cores eram azul clarinho e faixa central cinza, a mesma pintura da Redentor de Jacarepaguá.

    Azul e amarelo eu não desconheço, mas havia os azuis e creme da Transportes São Silvestre (571, 572, 573, 570) e Transportes Amigos Unidos (584, 583...)
    A diferença da Amigos Unidos era a faixa cinza (sem pintura) no meio...
    As circulares da ZS sofreram um baque terrível com o transporte de aplicativo.
    Praticamente todas acabaram, o que é uma pena.

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    1. É isso então, azul e creme da São Silvestre e Amigos Unidos, todos esses circulares 57 (principalmente) e 58 utilizei muito nas décadas de 60 e início de 70.

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  26. Lembrei de um outro posto no Leblon que acabou. Ficava na esquina da Bartolomeu Mitre com a Conde Bernadotte.

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  27. Com a crescente produção de veículos elétricos os postos de combustíveis vão rareando cada vez mais. Começaremos a ver cada vez mais pontos de recarga de baterias, nas estradas, nos shoppings, etc. A participação desses veículos no total produzido aumenta paulatinamente ano a ano. A BYD chinesa está construindo uma big fábrica na Bahia, abandonada pela Ford, e promete que o Brasil será o segundo maior produtor dos seus veículos, atrás apenas da China. Na China todas as motos já são elétricas.

    Parodiando uma famosa frase do passado: "o que é bom pra China, é bom para o Brasil". A ver...

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    1. WB, viajou legal na maionese....
      Os postos estão rareando pelos motivos já apontados aqui e não pela pífia participação dos veículos elétricos na frota brasileira.

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    2. Essa condição descrita pelo Wagner ainda vai demorar décadas até pelo lobby petrolífero do próprio governo federal (leia-se Petrobras).

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  28. A Transportes São Silvestre foi a mais tradicional empresa de ônibus, cujas linhas serviam a praticamente todos os bairros da zona sul. Suas inconfundíveis cores azul, creme e a listra horizontal vermelha fizeram parte de nossas vidas, principalmente a caminho do colégio. Como gostava de ir na frente conversando com os motoristas de outras empresas, como a Vila Isabel, eles diziam que o sonho de consumo de todos era trabalhar na São Silvestre, que pagava religiosamente em dia e no Natal dava gratificações extra e cestas de Natal aos funcionários. Foi uma grande surpresa, pelo menos para mim, o encerramento de suas atividades.

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  29. Fora de foco:
    Acabar com o viaduto do Santa Bárbara?
    Um túnel sob a linha férrea e o canal da Presidente Vargas ?
    E os inevitáveis cruzamentos ?
    É melhor acabar com o Sambódromo .... fala sério !

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  30. Falo não! Não esquece que tem muita viga para roubar. Dudu pensa em tudo.

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    1. Joel, diferentemente da Perimetral, esse viaduto não tem vigas de ferro. Só se for para roubar os ferros do concreto armado!

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    2. Anônimo, esse comentário não é meu.

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  31. O que é mais fantasioso, essa derrubada do elevado do Catumbi ou ressuscitar a Linha 3 do metrô por causa da candidatura para o PAN de 2031?

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  32. Há algum tempo saiu a notícia do leilão da marca "Bar Luiz". Agora saiu o resultado.

    https://diariodorio.com/dono-do-belmonte-compra-marca-do-bar-luiz-em-leilao/

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  33. Eu não tinha ideia que além da rede Belmonte também pertencem ao grupo Cervantes, Amarelinho, Mosteiro
    Azumi.

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    1. O Il Picolo também. Todos de categoria de média para baixa.

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    2. A qualquer Belmonte nunca fui, nem ao Azumi.
      Cervantes, Amarelinho e Mosteiro têm décadas que não vou.
      Ao Il Picolo fui mês passado, comi um bom (e caro) risoto.
      Não devo voltar.
      Sou meio órfão do Lorenzo Bistro, do Zuka e da Casa da Suíça.
      (... e indo ao fundo do baú, do restaurante do Hotel Ouro Verde e da Churrascaria Jardim.)

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  34. As placas do ônibus e da Veraneio ainda eram totalmente numéricas.

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  35. Mário, Casa da Suíça, Montecarlo, Antonino, Panelão, Pomme D’Or, deixaram muitas saudades.

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    1. Bem lembrados.
      O Montecarlo era um dos preferidos de meu pai, muito bom.

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  36. Churrascaria Jardim e Carreta também.

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  37. Eu sou do tempo da Estrela do Sul. Muitas das citadas, só ouvi falar.

    Falando em churrasco, a situação está literalmente quente na "fronteira" entre Vila Isabel e Engenho Novo, com ônibus da Mathias incendiado na altura do antigo zoológico.

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  38. Acho que não consegui desenvolver bem o texto sobre a realidade dos carros elétricos, lógico que isso não é pra agora, durante um bom tempo ainda estaremos convivendo com os carros a combustão e, também é lógico, que não é por isso que está diminuindo a quantidade de postos na ZS. Por outro lado enganam-se aqueles que essa virada se dará a longuíssimo prazo, não haverá lobbies e corporativismos suficientes das companhias de petróleo que segurarão esse novo paradigma em dez anos, por mais sobretaxas e protecionismos que venham a surgir.

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    1. Estou na torcida pelo sucesso dos veículos elétricos, principalmente os de transporte coletivo. Não entendo muito, mas os carros de passeio precisam de alguns poucos ajustes para ficar melhor ainda, se possível a autonomia.
      Aumentando as vendas tudo evolui, claro.
      Sobre carro chinês já teve especialistas lembrando de uma frase da propaganda do governo na época do lançamento do carro a álcool, "você ainda vai ter um". E O Pasquim respondendo, "rogaram praga".

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    2. Paulo Roberto, não sei se é da tua época quando começamos a lidar com a enxurrada de produtos japoneses no início dos anos setenta. Havia muitos preconceitos e dúvidas quanto a qualidade desses produtos, que rapidamente foram classificados como vagabundos. Em pouco tempo o Japão deu a volta por cima inundando o mundo com produtos de alta qualidade e performance, sobretudo dos segmentos de eletrônicos, mecânica e ótica. O mesmo está ocorrendo agora com a China, porém numa infinidade de segmentos numa escala maior.

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    3. O mesmo ocorrer com os produtos coreanos. Todo mundo ria deles. Vejam agora como dominaram o mundo.
      O mesmo caminho ocorre com os produtos da China. Eram, no início, muito ordinários. Hoje são ótimos e vão dominar tudo

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  39. Fora de foco: O General Braga Neto foi preso pela P.F na manhã deste Sábado. O bozo será o próximo.

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    1. Primeiro o candidato a "eminência parda" e depois o candidato a "Rei da Inglaterra" do possível regime de exceção, afinal general não aceita um ex-capitão no comando, se não for por voto popular, ora pois pois.

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  40. Todos os golpistas terão o mesmo destino!

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  41. Olha aquela "máxima" se confirmando. No mínimo com informação privilegiada...

    https://oglobo.globo.com/google/amp/esportes/futebol/botafogo/noticia/2024/12/13/caminhao-com-mais-de-r-2-milhoes-em-camisas-do-botafogo-e-roubado-na-avenida-brasil.ghtml

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    1. Bom dia.
      É preço do sucesso ...
      Falando sério, realmente parece certo que tenha havido a informação para o roubo.
      Aonde e por quem serão vendidas ? Afinal, são camisas oficiais, não acho que tenham como destino as bancas de camelôs da cidade.

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    2. Pela foto, já eram as novas com distintivo da Libertadores. Não duvido aparecerem em lojas, com desconto "imperdível"...

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  42. Sobre carros elétricos, pinçado aqui e ali:
    "- Números da associação dos fabricantes da Europa apontam queda de 43,9% nas vendas de elétricos em agosto, em relação ao mesmo mês de 2023.
    - A Europa enfrenta falta de infraestrutura de carregamento e de incentivos fiscais. Conforme divulgado constantemente, diversas montadoras desistiram de apostar apenas nos elétricos.
    - Companhias como GM, Ford e Volvo adiaram planos de eletrificação enquanto mercado ainda não acelera de fato
    - No começo do ano, a General Motors anunciou que mudaria sua estratégia por trás da eletrificação da companhia. Em vez de carros elétricos, a meta da montadora, dona das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac, agora é focar a produção exclusivamente em carros híbridos a partir de 2030.
    - A Ford veio na sequência, em maio. A montadora informou que poderia seguir com a venda de carros à combustão na Europa mesmo após 2030. Vale lembrar que a União Europeia estabeleceu uma meta para que as montadoras abandonassem os veículos à combustão a partir de 2035.
    - Em setembro, foi a vez da Volvo tomar o mesmo caminho. A fabricante sueca havia planejado vender apenas carros elétricos a partir de 2030. A queda na demanda por veículos totalmente elétricos na Europa, contudo, fez com que a montadora repensasse sua decisão. O plano da Volvo agora é concentrar-se nos modelos híbridos plug-in (que possuem tomadas para serem recarregados, mas também podem ser abastecidos com gasolina"
    "- Nos Estados Unidos, a Tesla, maior vendedora de veículos elétricos do mundo, cortou os preços em até um terço em alguns modelos novos."
    - A satisfação de novos proprietários de carros elétricos nos EUA caiu em 2023. Segundo pesquisa realizada pela J.D Power, aproximadamente 39% dos norte-americanos que dirigem pela 1ª vez um BEV (sigla em inglês para Veículo Elétrico a Bateria) cogitam trocar seu veículo para um modelo híbrido ou retornar a um carro com motor a combustão...."
    "- A autonomia da bateria e a disponibilidade de carregadores em espaços públicos são os principais fatores de reclamação dos novos condutores."

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    1. Os híbridos parecem ser uma solução de compromisso "meia boca" ...

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    2. Pois é, Mário, parece que o mercado segue para os plug-in. É mais vantajoso, não oferece tanto problema de autonomia e ao mesmo tempo tem grande redução de combustível fóssil e consequente emissão de CO2. O problema é que as montadoras estão colocando um motor a combustão relativamente pequeno em carros pesados, quando se precisa utilizar apenas o dito cujo, para movimentar o veículo e ainda reabastecer a bateria, o carro fica meio lerdo. Imagina numa subida de serra.

      Apenas lembrando que a Volvo hoje é uma sub-marca da chinesa Geely.

      Acho que as grandes montadoras que não agilizarem o processo de desenvolvimento dos elétricos vão perder o bonde da história, e isso será irreversível. É uma opinião minha.

      E falando em "meia boca" a Fiat resolveu entrar nesse mercado dos plug-in em nosso mercado. Lançou recentemente os modelos Pulse e Fastback com essas versões, mas, pelo que vi, ficaram bem fraquinhos e provavelmente não irão emplacar.

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    3. Lembrando que a Europa vive uma crise energética gerada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. A Europa é extremamente dependente da Rússia nessa questão.

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    4. Ah, e a partir de janeiro os EUA prometem sobretaxar os produtos chineses, acho que em especial os carros elétricos.

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    5. Na verdade há um conluio entre as montadoras americanas e europeias e seus respectivos governos para boicotar os carros elétricos, devido ao medo de que as montadoras chinesas de carros elétricos dominem esses mercados, considerando que esses carros chineses são muito mais avançados tecnologicamente e mais baratos do que os carros elétricos americanos e europeus. Em tempo: com ou sem carro elétrico a Volkswagen está com plano de fechar 4 fábricas na Alemanha.

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    6. Os americanos e europeus, que apregoam tanto o "livre mercado", gostam assim. Pois, sim....

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    7. Não são liberais?? O discurso conflita com as ações. Hipocrisia, que se chama?

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    8. "Liberais" quando lhes interessa...

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    9. Por exemplo, aqui no Brasil, o mesmo grupo político que subiu nas tamancas com a possibilidade de isenção de IR para quem ganha até 5 mil reais é o mesmo que barrou aumento de impostos para armas e munições na reforma tributária.

      Fora a excrescência armada para inviabilizar o Estatuto do Desarmamento.

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  43. Em 2019 na Noruegua aluguei na Hertz um SUV Toyota hibrido CH-R, do tamanho de um Honda HRV.
    Econômico e andava bem.
    Gostei bastante.

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  44. Bom dia Saudosistas. A considerar na compra de um carro elétrico.
    Imagina num condomínio anterior aos carros elétricos, mesmo que cada condômino tenha instalado uma tomada na sua vaga, a noite todos colocando seus automóveis para abastecer, o aquecimento da rede poderia causar incêndio, ou causaria queda drástica de tensão.
    Outro fator o que fazer quando a bateria chegar ao final da sua vida útil, e o custo de uma nova seria de 20 a 25% de um automóvel novo e o seu usado não vale o preço da bateria.
    Acho que pessoas que compraram hoje carros elétricos entraram em um grande furada, vamos aguardar o futuro desta tecnologia, que poderá ser muito afetada, com os dissabores desta geração inicial existente no mercado.

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    1. Sr. Lino, sinto lhe informar, mas a seu conhecimento sobre consumo das baterias está totalmente errado. Um carro elétrico consume a mesma coisa que uma geladeira para carregar suas baterias. Essa "estorinha" de risco de incêndio foi inventada por alguém mal intencionado, justamente para colocar medo nos compradores. É mais provável um carro a gás explodir quando está sendo abastecido do que um carro elétrico pegar fogo devida as suas baterias. Os casos que ocorreram são uma fração irrisória considerando os milhões de veículos elétricos vendidos.

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  45. Concordo, Lino.
    Grande furada sim, até porque os carros vão valer quase nada, depois de usados, em uma troca.

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  46. Lembro sim dos tempos de rejeição aos produtos japoneses, mas quando apareceram as motos "cinquentinhas" da Honda e Yamaha, se não me engano bem no início dos anos 70, aparentemente os motociclistas ficaram satisfeitos.
    Não sei se foi falta de opção, pois importação de motos potentes de outros países era quase impossível e as Lambretas e Vespas já estavam em extinção no Brasil.
    Sobre os sul coreanos teve aquele desabamento de shopping nos anos 90, por economia em material e dimensões de estruturas, que para mim desmoralizou tudo que eles faziam, principalmente porque eu tinha comprado uma fita-cassete Samsung e um dos parafusos do canto caiu no chão assim que tirei da embalagem, tive que colar as peças.
    Mas nada tenho a reclamar das duas tv's LG que tenho aqui em casa, a mais nova uma Smart, já com 7 anos e a outra mais de 10.

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    1. Com receita anual superior a 200 bilhões de dólares e mais de 300 mil funcionários em todo o mundo, a Samsung atua em áreas que vão da construção naval à serviços financeiros, de serviços médicos e de saúde à tecnologia da informação e comunicações, e é atualmente um enorme conglomerado.
      A LG, embora menor (receita anual da ordem de 65 bilhões de dólares) é também um grupo coreano bem relevante.

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  47. Japão, Coreia, China ... (sem esquecer a Índia)
    A fila anda.

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  48. Os fabricantes anunciam que a bateria dos carros elétricos duram 180 KKm, ou em torno de 8 anos. A CEO da BYD estava aqui no Brasil e informou que a companhia já estará produzindo baterias com durabilidade de 300 KKm. Isso equivale a um carro com mais de 12 anos de uso. Quanto à carga disponível em carregadores coletivos, nada que um bom projeto de engenharia elétrica não resolva. E a evolução de tudo isso vem ocorrendo a passos largos...

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  49. Quase vinte minutos de chuva forte, com o céu preto desde 17hs. Agora está bem mais fraca.

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  50. O Pachuca venceu o Hylal em disputa de pênaltis que não é recomendada para os torcedores cardíacos dos times envolvidos.
    O Real Madrid que se cuide.

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    1. Nessa final devem botar um sulamericano ou um "da casa" para apitar.

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    2. Boa tarde Saudosistas. O Hylal não é o time do Neymar?

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    3. Não. O do Neymar é da Arábia. Esse que perdeu é do Egito.

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  51. Bom dia.

    Chuva constante, mas nem se compara à de ontem.

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  52. Bom dia.
    A chuva de ontem ao final da tarde veio acompanhada de vento muito forte exatamente no sentido normal à fachada e aí nas esquadrias da sala chegou a passar água, por baixo, entre as lâminas do vidro duplo.
    Em quase 30 anos que moro aqui nunca tinha acontecido.

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    1. Tempo maluco. Choveu de manhã, abriu o céu, fazendo sol e agora há pouco deu uma pancada de cinco minutos. O céu está em parte aberto e em parte bem carregado

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  53. No último verão, Londres atingiu temperaturas bem acima da média, o que fez com que muitos ligassem seus aparelhos de ar condicionado a noite, para não passar calor.
    A rede elétrica londrina entrou em colapso com tantos aparelhos ligados e foi preciso pronunciamento do primeiro ministro pedindo que não ligassem tantos aparelhos de ar condicionado ao mesmo tempo a noite.
    Agora imaginem todos recarregando seus carros elétricos todas as noites, no verão ou no inverno....

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    1. Um carregador pra bateria de automóveis tem uma potência média de 5kW, equivalente a um chuveiro elétrico na posição "inverno". Isso em CA, em CC muda completamente.

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