Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de março de 2017

BOTAFOGO



Hoje temos duas belas fotografias, enviadas por prezadas comentaristas do “Saudades do Rio”: a Cristina Pedroso e a Milu. Mostram o recanto da Praia de Botafogo na região do Mourisco, por volta de 1935.
 
Vemos na primeira foto a piscina do Clube Guanabara e o seu entorno, em 1935. Por medida de economia, o clube preferiu fazê-la, a partir de 1933, usando as claras águas da Baía de Guanabara. Por ser de água salgada esta piscina favorecia a flutuação e, por isto, foi usada várias vezes nas tentativas de recordes em provas de natação.
 
Reparem as construções deste trecho da Av. Pasteur e os anúncios na encosta do Morro do Pasmado: Firestone, Agfa,  Chapéus Cury (alguém sabe a que se referia?) e Radio Philco. Das construções sobrevivem a Policlínica de Botafogo (fundada pelo Dr. Luiz Pedro Barbosa e que está neste endereço desde 12/04/1928), a chaminé da City e a própria piscina.
 
Completamente à direita uma pequena torre branca pertencente a uma das extremidades do prédio do Clube de Regatas Botafogo. A amurada de pedra em primeiro plano ficava em frente ao Pavilhão Mourisco. Onde está a pequena faixa de areia e o trecho de água até a piscina do Guanabara, no futuro teremos as pistas da "Parkway" que cruzarão o Túnel do Pasmado, construído na década de 50.
  O desaparecido Renato, frequentador do Clube Guanabara já contou o seguinte: "Frequentei o Guanabara de 99 a 2002 e ouvi fatos e histórias daquela imensa piscina do clube. Ela nunca foi esvaziada, pois põe em risco a estrutura da mesma. Segundo os mais velhos havia um equilíbrio entre a contrapressão da água do mar versus a água da piscina que mantém a estrutura. Em 2000 ela teve recolocados os azulejos que haviam se soltado com a piscina cheia. Mergulhadores colavam as peças com técnica moderna, foram mais de 3 semanas nesta tarefa. Em 2001 a piscina teve implantado o sistema de aquecimento de suas águas por meio de um enorme sistema a gás natural. Piscina descoberta e aquecida?Achava e ainda acho isso estranho, a meu ver o consumo de energia é muito maior devido a dissipação do calor para o meio ambiente."
O Rafael Netto conta que “a piscina, hoje, como o clube, tem cara de abandono. O nível da água está cerca de um metro abaixo do ideal, chegando a dar pé nas partes mais rasas. A borda do lado da sede teve as calhas retiradas. A plataforma de saltos foi demolida em 2016 após estar interditada por uns 30 anos. Na base da plataforma ficavam as placas comemorativas da construção da piscina, não sei que fim levou.”

23 comentários:

  1. Fotos e explicações magníficas. Minha dúvida está no cavalheiro que se equilibra em torno de um varão. Será que ele fazia um esporte, ou seria apenas o ato de fincar a parte inferior de uma barraca de sol (neste caso de porte cetáceo)?

    ResponderExcluir
  2. Lembro do Manoel dos Santos e do Silvio Fiolo batendo recordes nesta piscina. Havia uma placa homenageando a Maria Lenk mas não lembro se era por ter batido recorde ou pelo conjunto da obra.
    Pelo esforço do cavalheiro a areia aí devia ser muito dura.

    ResponderExcluir
  3. A piscina que era de água do mar do Guanabara deve estar hoje a mais de 100 metros do mar devido às ampliações das pistas da região. Ainda funciona a piscina do Botafogo que fica ali onde é a churrascaria Fogo de Chão?
    Seria limpa esta água do mar neste trecho? Em 1935 não haveria esgoto sendo despejado aí na praia de Botafogo?

    ResponderExcluir
  4. A piscina do Guanabara, devido à quantidade de água salgada que tornava a água "mais leve", era a preferida para tentarem bater recordes na natação. Ali tive uma curta carreira de goleiro de water polo, abandonada depois de levar violenta bolada no pé do ouvido que me deixou tonto e sem poder mastigar nem mingau de aveia por uma semana, tamanha era a dor. Naqueles tempos as bolas eram de couro, encharcavam e ficavam mais pesadas durante as partidas. Isso sem falar na surdez temporária. Segundo minha mãe, a surdez em nada me atrapalhou porque me achava a criatura mais teimosa na face da Terra e que a audição não me fazia a menor falta.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Talvez esta piscina do Guanabara tenha sido a mais famosa piscina do Rio de Janeiro em décadas passadas. Gostaria muito de ter conhecido esta piscina nesta época, deveria ser realmente deslumbrante a vista de toda a Baía de Guanabara desta local. Nos dias de hoje com a proliferação de condomínios residenciais com infraestrutura de clubes, os clubes sociais estão se acabando e acredito que brevemente não teremos mais estes clubes pela cidade, com certeza serão motivo de postagens dos nossos netos no SDR do futuro. Já em relação a uma piscina na beira da Baía de Guanabara, a do demolido Clube Internacional também proporcionava uma bela vista da Baía, inclusive com a visão frontal do Pão de Açucar, na década de 70 os bailes neste clube aos sábados eram bastante concorridos, e a ponta estrema da piscina próxima da Baía, era a mais disputada para se namorar. Bons tempos de uma cidade cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,
    Realmente um lindo dia!
    Lembro com muito carinho da Policlínica de Botafogo e da admiração da minha família pelo Dr. Bento Ribeiro de Castro. Um incansável lutador a favor do bom atendimento e da saúde.
    Creio que um de seus descendentes ainda continua lá.
    É maravilhoso constatar que uma instituição que não tinha o dinheiro como mola mestra tenha sobrevivido durante tanto tempo.
    Nos anos 70 estive lá pela última vez.
    São essas as lembranças que acalentam meu coração. Acolhida, trato, carinho, pessoas tão especiais que as vz penso se a raça humana continua humana tão diversa que está dos humanos de antanho.

    ResponderExcluir
  7. Boas fotos e os reclames fazem a diferença.A Nalu deve saber em relação aos chapéus Cury ....De fato os chamados clubes sociais tendem a desaparecer.Com a insegurança de hoje,surgiram os condomínios com toda a infra estrutura de clube.Ai o cara desce com a familia e fica em casa.Onde está o meu cafofo atual tem lá uma boa piscina e umas quadras.Sei que tem,mas ainda não fui...

    ResponderExcluir
  8. A fábrica de chapéus Cury ainda existe em Campinas. Foi fundada em 1920 por um ex-prefeito da cidade. Foram os criadores do famoso chapéu do Indiana Jones.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao abispo Rolleiflex pelo aniversário. Para comemorar caminhará sobre as águas da Lagoa ao anoitecer.

    ResponderExcluir
  10. Este canto de Botafogo era lindo mas a abertura do túnel do Pasmado acabou com o pavilhão Mourisco e a bela sede do Botafogo. Depois construíram a nova sede do Mourisco. Como tudo que está ruim pode piorar derrubaram a sede nova e construíram aquele absurdo envidraçado.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos.

    As fotos são sensacionais e o revoltante é que a de baixo iria para o lixo...

    ResponderExcluir
  12. Observador de beldades17 de março de 2017 às 09:54

    Ninguém reparou na bela morena? que provavelmente foi o motivo da foto.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos !
    Essa região foi muito modificada em função de atêrros ali realizados. Seria interessante se pudéssemos consultar um mapa daquela época, para poder analisar melhor as diferenças entre a época atual e a daquele tempo...

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos.
    Nunca entrei no Clube Guanabara, porém, do lado de fora acho ele feio, ultrapassado.
    Quanto ao cidadão com o pau próximo das moças, vai ver ele estava pagando promessas para Iemanjá. Está de joelhos, andando sobre a areia.

    ResponderExcluir
  15. Estou sentindo falta do posto de gasolina que há (havia) ali na descida da Av.Repórte Nestor Moreira. No Google aparece assinalado como havendo um posto, porém não consigo identificá-lo...

    ResponderExcluir
  16. WHM, o posto continua lá, logo antes do Salvamar do Corpo de Bombeiros.

    ResponderExcluir
  17. Cristovão Borges não resistiu e acaba de ser demitido pelo Vasco da Gama.O técnico foi para a Colina em Novembro e antes tinha passado pelo Corintians e Atlético do Paraná também rapidamente.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, Lavra!!!

    Belletti, a única coisa que sei é que fazer chapéus até meados do século XX era um excelente negócio. Caiu em desuso. Hoje o que se vê são bonés de todas as cores e jeitos. Há um nicho para o chapéu panamá, que tem feito alguns aficcionados e, no interior, o chapéu de cowboy, que também faz sucesso com os fãs da música dita "sertaneja" ou "country".

    ResponderExcluir
  19. Ontem um comentarista alertou "Vão acabar com o futuro a nação". Discordo. Para mim a nação já acabou.
    Desde janeiro quando adquiri carne embalada, costelinha e toucinho, a carne de um frigorifico cujos anunciantes são de grande credibilidade por parte do povo e fiz um feijão branco que me provocou sintomas de envenenamento nunca mais tolerei nem o cheiro e joguei fora além do feijão pronto o que sobrou dos três na geladeira.
    No final de fevereiro instalei a NET e li várias denúncias com o mesmo teor. Uma delas informando renúncia de vários países da Europa, incluindo o destaque para a Russia, em receber carne do Brasil por terem sido encontradas altas doses de antibiótico.
    A informação era a de que não era recomendada para consumo humano.
    Os sintomas sentidos por mim eram vários incluídas as dores intensas no estômago e ventre. Não mais fiz uso das marcas anunciadas, estranhando a insistência de receitas por parte de quem anunciava tais produtos.
    Hoje, mais um escândalo; fiscais, agentes públicos e políticos envolvidos na venda de carne podre.
    Nome da operação da PF: Carne Fraca.
    Perdoem o FF. A intenção é apenas de alertar. As dores fortíssimas nunca haviam ocorrido comigo.

    ResponderExcluir
  20. A demissão do Cristovão era mais que esperada.E toda vez que ele é despedido,comenta-se de forma subjetiva que é vitima de racismo.Não concordo.Para mim é um treinador mediano que não apresentou ainda um grande trabalho apesar das ótimas oportunidades que teve.Trabalhou no Vasco,Fluminense,Flamengo e Corintians entre os grandes e não chegou a um lugar mais destacado.Para mim ele deveria ter continuado como auxiliar,mas forçaram uma barra.E ele tem uma característica que acaba o deixando muito exposto:dificuldade de comunicação.Daí acredito,esta coisa de racismo.Mesmo quando acerta e seu time joga bem,ele fica muito na defensiva e é triturado.Penso que isto também o prejudica e ele não emplaca.Deveria aprender um pouco com o cascateiro do Luxemburgo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não duvido escolherem o PC Gusmão, que está no Madureira, time satélite do Vasco, cujo presidente é capacho do Eurico.

      Excluir