Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de junho de 2017

CHAFARIZ DA CARIOCA

Foto de J.Gutierrez, mostrando a Praça e Fonte da Carioca e o Convento de Santo Antônio, em 1893.
O Largo, defronte do Morro de Santo Antônio, foi o ponto central de abastecimento de água da cidade, sendo o monumental chafariz da foto o terceiro ali construído. Fazia lembrar uma casa de pedra lavrada, com colunas e escadarias. Tinha 35 bicas de latão brunido pelas quais a água jorrava em abundância, sobrando para os tanques próximos das lavadeiras e o bebedouro dos cavalos, e mais os carros-pipas dos bombeiros antigos, criados em 1856.
Foi demolido nos anos de 1920 pelo prefeito Alaor Prata.
Este chafariz datava de D. João VI e embora atribuído exclusivamente a Grandjean de Montigny, teve como seu autor principal João Candido Guilhobel.
A Igreja da Ordem Terceira da Penitência, ao lado do Convento de Santo Antônio, foi concluída em 1744. Uma das mais ricas de todo o país, não teve suas torres terminadas em razão de demandas entre os irmãos da Ordem Terceira e os frades do convento vizinho.
À direita, vê-se parte da fachada do Hospital da Ordem da Penitência, demolido em 1905. Foi o primeiro da cidade a incluir a homeopatia nos seus serviços médicos. A seu lado ficava o Chope dos Mortos ou o Bar do Necrotério, de nome assim tão impressionante, como de novela dostoievskiana, porque nele os boêmios bebiam e riam à vista dos enterros que passavam.
 O nome "Carioca" para esta região veio por causa da água do rio que, a começar de 1723, veio alimentar o chafariz ali mandado instalar pelo Governador Aires de Saldanha.

20 comentários:

  1. O "Saudades do Rio" parabeniza o Derani pelo aniversário. Haverá duas festas: a primeira na redação de O PHAROL com Ariovaldo Brochado, o redator-chefe, Dona Neuza, a secretária, Soninha, a estagiária, Aparecido, o motorista, Floriano Flores, o Flô-Flô, o colunista social, a Perikitta Gladys, o Tonho Treispeidim, a Gabriela Portátil, a mulher-retrátil e o maldito Anão Duarte. A segunda, mais tarde, na famosa C.M.I. – Clínica de Mamoterapia de Itaipava.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ir na primeira festa. O chafariz escondia a estação dos bondes de Santa Teresa, encravada entre a Imprensa Nacional e o propriamente dito chafariz, até a sua demolição, terminada em 1926. Era um terminal com linha simples e um toldo. Não faço ideia de como manobravam com os reboques. Depois, mudaria para o prédio da Seda Moderna, onde a conhecia nos seus finalmentes, nos anos 50.

    ResponderExcluir
  3. Esse chafariz era muito "sisudo", aparência de quase um monólito encravado na Carioca, sem combinar com o entorno.
    Entre o chafariz e a escadaria do convento tem um casarão com um bom jardim. Será que era residência?

    ResponderExcluir
  4. Mais uma aula relacionada ao Rio Antigo.Vamos ficar na galeria aprendendo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Muito boa esta fotografia, o chafariz era muito bonito, a vazão de água era muito grande, para atender as necessidades de toda a cidade. Como diz o texto a Igreja de S. Francisco da Penitência é para mim a mais bela da cidade, onde no altar temos a única imagem do Cristo com Asas belíssima, quanto a esta igreja não ter as suas torres concluídas devido a uma demanda, S. Francisco poderia ter ido até a Igreja de S. Jorge que é logo ali ao lado, e falar com ele, pois S. Jorge é vencedor de demandas.

    ResponderExcluir
  6. Peralta,o implicante6 de junho de 2017 às 09:20

    Ué,Tia Nalu me falou sobre o Chope dos Vivos.Festa com guardanapos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Na foto que eu possuo desse local praticamente do mesmo angulo, batida em 1905 e escondida junto ao portão preto da casa em frente, está uma "Casa de Banhos" com ducha, algo bastante incomum para o Rio de então. As abluções eram um hábito bastante tímido no Século XIX por parte de portugueses. Esse mau hábito de deve ao fato de que o banho era raro em terras lusitanas, seja pelo clima frio, seja pela educação. O clima no Brasil é quente mas os portugueses não os mudaram. Disso resulta a fama de que "português é porco". A Casa de Banhos ainda não funcionava em 1893. Por outro lado, não se percebe o prédio onde funcionaria no futuro o quartel da Polícia Especial de Filinto Muller. Será que já teria sido erguido?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos.

    Sem qualquer dúvida, um dos sítios da cidade que mais mudou no século XX. Praticamente uma intervenção por década até os anos 80. Tem ficado praticamente incólume desde então.

    PS: Docastelo, resposta à sua indagação no post de ontem.

    ResponderExcluir
  9. Quando estudei no Colégio Souza Aguiar, existia um barzinho que ficava exatamente ao seu lado, e o pessoal batizou de Vela Acesa, pois muitos familiares que estavam aguardando a liberação do corpo, ficavam no seu interior ou na porta.

    ResponderExcluir
  10. Dr. D', meu comentário anterior foi censurado? Não precisa postar este.

    ResponderExcluir
  11. Vamos falar sério!Qual a beleza desta foto exceto o Convento de Santo Antonio.Vê-se logo que trata-se de um local totalmente abafado e altamente insalubre.Fácil imaginar com a presença dos muitos animais de tração e os dejetos que ali depositavam como deveria ser o odor.Felizmente mandaram este chafariz para outro mundo,conservando o que valia a pena.O Alaor Prata já tem vaga no meu time.E tem gente que reclama.Sou Do Contra.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos.
    Essa foto, se não me engano, já passou antes nos tempos do fotolog do Saudades do Rio. Porém, confesso de que é bom sempre revermos fotos já postadas anteriormente com novos comentários e explicações.
    Luiz. Eu fiquei curioso em saber de acordo com suas explicações aí em cima.
    Você disse: " O monumental chafariz da foto foi o terceiro ali construído". Esse foi no tempo de D. João VI.
    O segundo, pelo que entendi, foi erguido ainda no século XVIII, no ano de 1723 pelo Governador Aires Saldanha.
    E o primeiro? Em qual ano foi e quem foi o responsável por mandar construir, você saberia me dizer?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Voltei para desejar ao Derani um feliz aniversário,com muita saúde junto aos seus personagens do Pharol.Esta turma faz muita falta nos fotologs e espero que possam voltar um dia.Sem espanto!!!

    ResponderExcluir
  14. Fiscal de Comentários6 de junho de 2017 às 17:54

    Calma,Augusto!!! Demora,mas sai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve nenhum comentario bloqueado hoje

      Excluir
    2. Só estranhei não ter aparecido entre o do Joel e o do GMA na hora que mandei o outro.

      Excluir
  15. Alguém saberia até quando o Chope dos Mortos existiu?

    ResponderExcluir