Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de junho de 2017

CHAFARIZ DA CARIOCA



Ontem o Wolfgang perguntou sobre os três chafarizes do Largo da Carioca. Hoje falamos sobre eles.
 
A primeira foto foi enviada pelo Joel Almeida e mostra o terceiro Chafariz da Carioca, apresentado ontem, em outro ângulo. A segunda foto, de Marc Ferrez, enviada pelo André Costa, mostra outro ângulo ainda deste chafariz projetado pelo arquiteto Grandjean de Montigny e que ficou pronto em 1834Este chafariz foi demolido na década de 20 do século passado, por Alaor Prata, para facilitar o tráfego da Rua Uruguaiana para a Rua 13 de Maio
 
A terceira imagem mostra o primeiro Chafariz da Carioca, construído à beira da Lagoa de Santo Antonio, onde fica atualmente o Largo da Carioca. O rio Carioca, cujas nascentes estão nas Paineiras, na Serra do Corcovado, era um rio de águas fartas e perenes que desaguavam na Baía da Guanabara.  Descia ao longo do Vale das Laranjeiras, recebendo pequenos afluentes como o Silvestre e o Lagoinha. Um dos braços desemboca em frente à atual Rua Paissandu e o outro, em frente ao Outeiro da Glória. O rio Carioca foi desaparecendo aos poucos por força dos aterros. O primeiro Chafariz da Carioca foi construído no Governo Aires Saldanha (1719-1725) com 16 bicas de bronze. Os escravos e apanhadores de água, que aí se aglomeravam para exercer o seu mister diário. Este chafariz foi demolido em 1829.
 
O segundo Chafariz da Carioca que foi construído pelo Intendente Geral da Polícia Luis Paulo de Araújo Bastos, provisório, de madeira imitando granito, com 40 torneiras. Durou pouco, arruinando-se com rapidez.



22 comentários:

  1. Excelente complementação em relação a postagem de ontem.Vamos continuar ouvindo as aulas dos nossos comentaristas.

    ResponderExcluir
  2. Na segunda foto, aparece a construção inclinada da estação de Santa Teresa. A água do chafariz vinha do Rio Carioca e descia as atuais ruas Almirante Alexandrino e Joaquim Murtinho, em longo aqueduto que terminava no Largo da Carioca, após a construção dos Arcos da Lapa. No Curvelo, ainda em Santa Teresa, havia uma bifurcação do aqueduto, que destinava parte da água para o chafariz da Glória, ainda existente, embora não operacional.

    ResponderExcluir
  3. A casa de duchas, com cara de igreja, aparentemente não existia na época da foto de ontem.
    Alguém desenhou um "muro de arrimo" na primeira foto da postagem de hoje.

    ResponderExcluir
  4. O JB de agosto de 1925 fez várias reportagens sobre a próxima demolição do Chafariz. Uma delas dizia: "A Prefeitura interessada em dar uma solução ao problema de tráfego urbano projetou fazer o alargamento da Rua 13 de Maio de Largo da Carioca. Para execução desse projeto seria mister desmontar o tradicional Chafariz da Carioca, demolir a Estação da Ferro Carril desse nome e recuar as fachadas dos edifícios da Imprensa Nacional e Theatro Lyrico. Seria, ainda assim, prolongado o alinhamento do lado ímpar do Largo da Carioca até a Av. Almirante Barroso, abrangendo as situações acima referidas.
    O propósito municipal é cada vez mais acentuado. Agora mesmo a Prefeitura acaba de oficiar ao Ministério da Viação, pedindo o auxílio do titular desta pasta no sentido de ser cedido à Municipalidade o terreno de propriedade da Inspetoria de águas e Esgotos ocupado pelo Chafariz da Carioca. A Prefeitura se comprometia instalar o chafariz histórico noutro ponto conveniente, indicado pela repartição interessada, em princípio na Quinta da Boa Vista."

    ResponderExcluir
  5. A necessidade de uma casa de banhos era obvia, já que naquele tempo, época das casas do tipo "compoteira", onde só havia alcovas sem janelas, com um pequeno banheiro nos fundos junto à cozinha, e que Passos sempre combateu e proibiu sua construção, o banho nunca foi prioridade. Fico a imaginar como as mulheres menstruadas se "viravam com tanta falta de asseio". Com tantas anáguas para despir, com toalhinhas minúsculas sempre à mão, e com ambientes infectos, o odor devia ser insuportável! Que me perdoem a crueza do termo, mas devia ser "brochante"! O que diria o comentarista Do Contra?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos.

    Como já disseram: o Rio Antigo não resistiu ao Rio do automóvel.

    A Brasiliana tem um extenso acervo de fotos do Largo da Carioca ao longo do século XX.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia ! Super-interessante esta postagem.
    Palavra que não consegui divisar a tal da construção inclinada da Estação de Santa Teresa, mencionada pelo obiscoitomolhado. Como o Largo era diferente do dos dias atuais...Tudo mudou por ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter, há um espaço claro inclinado, acima da casa vizinha ao chafariz. Não dá para saber se é o toldo, ou o piso da estação, mas era ali, entre o chafariz e o prédio da Imprensa nacional.

      Excluir
  8. Bom dia a todos. E as aulas continuam, e aqui, mesmo com tiroteio e cadeiras voando, as aulas não param. Pelo visto os 3 chafarizes, embora construídos no Largo da Carioca, ocuparam posições diferentes. Será que as suas ampliações foram resultados de campanhas eleitorais. O candidato a ser o novo Alcaide, tinha como principal promessa de campanha fazer a ampliação do chafariz, como antigamente, os candidatos de certos bairros próximo a favelas, discursava, que se eleito for prometo inaugurar a bica do morro.
    Na época destes chafarizes, o Chico Juca era um mestre em valentia, mas não tinha nenhuma visão comercial, pois se tivesse teria ficado milionário. Abriria uma grande sauna bem ao lado das casas de duchas. Colocaria um grande letreiro na frente da sua loja, com os dizeres, faça uma bela sauna aqui, com massagistas Francesas, Polacas e Italianas e depois lhe oferecemos que tome uma bela ducha ao lado, totalmente de graça.

    ResponderExcluir
  9. Comentarista Joel,eu não posso falar nada.Todas as vezes que aqui no espaço fiz qualquer comentário relacionado as questões de falta de higiene e insalubridade fui alvo de críticas pelas famosas viúvas de antanho.Infelizmente não sabem diferenciar as coisas.Falou que é velho é bonito,lindo e maravilhoso.Convenhamos que não é assim. É só verificar o que a ciência moderna nos trouxe.Pegue apenas a longevidade do ser humano como referência.Só nesse ponto podemos avaliar bem a vida atual e seus inúmeros benefícios.Seu comentário diz bem como a coisa andava naquela época no aspecto de higiene pessoal.Mas tem gente que acha tudo maravilhoso e supimpa.Paciencia e como estou de bom humor vou apenas dizer que continuo sendo Do Contra.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia ! Parece que só o Bonde da direita ainda é de tração animal.

    ResponderExcluir
  11. Por favor respondam: O bonde de Santa Teresa também trafegava como mostrado na 2º foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bonde tinha seu terminal exclusivo para o acesso a Santa Teresa e as linhas não se misturavam com as da cidade. Para Santa Teresa, saindo do Largo da Carioca, somente com tração elétrica. Ou seja, a partir de 1896.

      Excluir
  12. Realmente um pouco atravancado mas um chafariz, uma fonte , enfim, água no meio da cidade é um oásis. Cabia uma colorização para realçar o local. Alaor, só o túnel!

    ResponderExcluir
  13. A vida sexual devia ser " de lascar"! As DSTs deviam ser frequentes a a falta de asseio, de antibióticos, e de esclarecimento da população, faziam com que uma aventura sexual tivesse consequências funestas. Ouvi relatos de meu avô sobre o "tratamento de um paciente" portador de uma gonorréia nos 30 e comparada com uma sessão de tortura nos porões de Filinto Muller faria a mesma parecer brincadeira de crianças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ir tão longe no tempo. Basta assistir, e constatar, no You Tube aos hilários vídeos do comediante Agildo Ribeiro sobre o uso "terapêutico" do instrumento denominado "biliquê" no consultório do médico Dr. Campos da Paz. Isso nos anos '50.

      Excluir
    2. Sobre o vídeo mencionado: https://www.youtube.com/watch?v=u-aoixvSuFA

      Excluir
  14. Mais um dado fotográfico, que achei no Pinterest
    https://br.pinterest.com/pin/359795457715672801/

    ResponderExcluir
  15. Essa série foi muito boa.

    Esse da imagem 3 feita de madeira imitando pedra e que rapidamente arruinou-se nos remete a coisas do dia de hoje. Seria obra do Sérgio Cabral da época?

    ResponderExcluir
  16. Como eram bonitos, na arquitetura e classudos! Caso tivessem existido simultaneamente, poderia ter uma plaquinha: "Recanto dos Chafarizes"! Jardim no entorno, mesinhas ao ar livre para deleitar-se com um café, e ver os transeuntes! De costas para a Avenida, olhando para o Convento Sto Antônio e arredores!Uma lida rápida no jornal,ou em duas páginas de um livro, um bate papo,ou apenas um "pit-stop", uma água e um retoque no batom e seguem-se nos afazeres! Metrô Carioca ou VLT na Estação Colombo, com seu "blém-blém-blém". Cidade com mais verde e mais uma opção para uma pausa ao ar livre!
    Poderia ser o "Carioca Maravilha", fazer uma área de convivência ali!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite a todos.
    Luiz. Agradeço pela postagem de hoje e por ter esclarecido minha dúvida.
    Muito interessante e oportuna com a postagem de ontem.
    Valeu.

    ResponderExcluir