Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de junho de 2017

COLISÃO


Segundo o jornal ÚLTIMA HORA em 04/11/1956, houve uma colisão de um lotação da linha "Praça Verdun - Praça XV, via Lapa", com o bonde 94 – Madureira.
 
Considerando que o trajeto do bonde era Largo São Francisco de Paula – Andradas – Presidente Vargas (lado ímpar) – Francisco Bicalho – Francisco Eugenio – Figueira de Melo – Campo de São Cristóvão – São Luiz Gonzaga – Largo do Pedregulho – São Luiz Gonzaga – Largo do Benfica – Suburbana – Democráticos – Uranos – Ibiapina – José Maurício – Romeiros – Largo da Penha, onde terá ocorrido a colisão?
 
Ou será que a “vista” de um dos coletivos teria sido alterada?
 
A causa do acidente teria sido a preocupação do motorneiro ou do motorista do lotação pela notícia da invasão da URSS à Hungria?

28 comentários:

  1. Não sei como o Chevrolet não pegou fogo... será que era só água vazando?

    ResponderExcluir
  2. Que traulitada levou o lotação. Não tinha chances neste embate contra o bonde. A foto deu saudades tanto de um como de outro pois eram as conduções que eu mais usava na adolescência. O bonde atraía por andar no estribo, subir e descer com o bonde andando com aquela técnica para não levar um tombo. Já os lotações que passavam sempre cheios o jeito era contar com a colaboração do motorista para ir agachado lá no fundo do corredor. E também desenvolver uma técnica para roubar as fichas para serem usadas no jogo de botão.

    ResponderExcluir
  3. Plinio sabia tudo na época. Estudou tambem no São José? Quanto ao lotação deve ter avançado o sinal.

    ResponderExcluir
  4. Considerando o que sabe das ações destes transportes,o lotação deve ter invadido a frente do bonde.Durante algum tempo revisei muito estas fotos do arquivo da UH e lembro de ter visto estas da postagem,mas não recordo se faziam referencias ao local.Vou chutar rua Francisco Bicalho.Na minha tela as fotos estão muito escuras,parecendo as nuvens lá do Palacio Jaburu.
    FF:Aquele Urubu deve estar ainda mais otimista depois do jogo de ontem,considerando o resultado em si.Mas eu ainda não vejo o que gostaria considerando o elenco.Lí uma matéria que chamava de exigentes demais os que ainda não aprovam o Zé Ricardo.Continuo torcendo para estar enganado.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Pelo que me consta, a linha 94 era Penha e não Madureira. Um caso para o Hélio Ribeiro. A rua Figueira de Melo possuía linha singela e portanto a volta seria pela rua Escobar ou São Cristóvão. Nas inúmeras fotos de bondes que conheço, pouquíssimas possuem um qualidade superior. São quase todas em preto e branco e poucas coloridas.

    ResponderExcluir
  6. Peralta,o implicante29 de junho de 2017 às 08:44

    Colisão?Tia Nalu é PHD em coalizão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peralta, ó implicante piá, tia Nalu precisa rever o seu (dela) vocabulário. Coalizão, atualmente, parece sinônimo de saco de gatos. Ou melhor, gatunos.

      Excluir
  7. Voto pela Av. Pres. Vargas, junto ao Canal do Mangue.
    O furgão da polícia estacionado à 90°, mostra que os dois sinistrados ficaram longe um do outro. Será que o motorista do lotação tentou evadir-se mas estava sem direção e virou mais a frente? Ou então a velocidade foi bem acima do normal e ele andou sem controle por um bom pedaço.
    O medo de uma possível guerra nuclear era bem próximo da realidade naquela época e os acontecimentos além Cortina de Ferro deviam ser muito debatidos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. O local é Av. Pres. Vargas, embora deixem saudades ambos seriam inviáveis para o transporte de massa, tanto que a evolução de ambos está hoje em funcionamento na cidade, são os BRT's e os VLT's. Muito embora eu ache que o Metro traria resultados muito melhores do que ambos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os interesses da população sempre preteridos pelos dos "amigos do rei" o brasil entrou nos trilhos da desordem e o futuro é incerto. F.F. O governo suspendeu a emissão de passaportes alegando "falta de verba". Segundo o Ministério da Justiça, o custo de cada passaporte está na casa da bagatela de R$257,00. Após tal notícia, a Record encomendou em uma gráfica uma peça semelhante e confeccionada com um material similar ao custo de...R$8,00... Cabe uma pergunta bastante pertinente: Alguém ainda acredita no brasil?

      Excluir
  9. Bom dia a todos.

    A resposta para o enigma é o itinerário do lotação.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia! Com a batida a caixa de vista do bonde abriu deixando cair o rolo de percaline onde estão escritas todas as linhas da seção "P", onde nesta ocasião este carro era lotado. A linha 94 era Penha-L.S.Francisco.

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de dizer que a única via comum aos dois coletivos é a Presidente Vargas , da Rua de Santana até a ponte dos Marinheiros.

    ResponderExcluir
  12. A ação dos barbeiros é intensa em nossa cidade e não é de hoje. E o pior que todo mundo acha que sabe dirigir; o problema é sempre "do outro"...

    ResponderExcluir
  13. Hoje é melhor eu ficar quietinha para não falar besteiras. Nem sabia que passava bonde na Presidente Vargas... que vergonha.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos.
    Já ouvi histórias sobre o lotação. Esse pessoal dirigia de maneira totalmente irresponsável pelas ruas. Não é a toa que os motoristas de ônibus nessa cidade herdaram isso deles.
    Concordo com o Wagner Bahia. No RJ principalmente a maioria das pessoas dirige de maneira irresponsável. Como o carioca dirige mal!
    Concordo também com o Lino. O metrô é muito melhor do que BRTs e VLTs.
    Há coisas que não devemos pegar lá de fora porque a realidade aqui é outra, porém, sou a favor de se pegar coisas boas e que possa ser adaptado a nossa realidade.
    Se tivéssemos uma ferrovia de primeira e um metrô de primeira, com boas ciclovias ao invés dessas porcarias lançadas pelo antigo prefeito, o RJ seria ótimo em termos de transporte.
    Aliás, com a Costa marítima que temos poderíamos também termos um bom meio de transporte na Baía de Guanabara e o seu entorno.
    Sobre a invasão da Hungria em 1956, há de um interessantíssimo filme do Yurl Brinner e Débora Kerr de 1959 que se chama Crepúsculo Vermelho. O filme narra justamente os fatos passados na Hungria do pós invasão da URSS, com a excelente narração na voz do saudoso Domício Costa.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma mostra de pragas que infestavam o Rio de Janeiro cantado em versos e prosas pelas viúvas de antanho:transporte coletivo.Lotações que poderiam ser comparados a carrocinhas de canil e bondes que perdiam em conforto para latas de sardinhas.Na postagem o cáos foi associado a bagunça com um choque de inutilidades.E esta turma fica reclamando do metrô,dos BRT's e VLT's,sem falar dos atuais serviços de taxis e Uber.Hoje ficam falando em ar refrigerado e outras frescuras,mas naquele tempo era tudo bonito.No You Tube vários filmes mostram como era esta esculhambação lá nos anos 50 e 60 e naturalmente só mesmo os adoradores do mofo para cultuar esta porcaria.E depois ainda reclamam porque continuo sendo Do Contra.

    ResponderExcluir
  16. A Tia Nalu está perdoada, pois a última vez que ela passou por aí de bonde a via ainda se chamava Rua Visconde de Itaúna.

    ResponderExcluir
  17. Uma guerra entre a U.R.S.S e os EUA era uma preocupação naquele tempo mas tal conflito nunca ocorreu, a U.R.S.S se desintegrou, e o comunismo acabou, para desespero de políticos oportunistas. Só conheci um comunista autentico. Era rico, não precisava de dinheiro, e "não estava nem aí" para a ditadura militar: Chamava-se João Saldanha. Mas era uma figura folclórica, pois tal ideologia já demonstrou ser perniciosa. Na verdade não existem ideais políticos no brasil e sim expectativa de lucro fácil, e para isso é preciso associar-se a uma das muitas quadrilhas que levam o nome de "partidos políticos". Como curiosidade, a previsão para o "fundo partidário" para 2018 é de 3,5 Bilhões de Reais. Enquanto isso, o governo federal está desativando as emergências dos hospitais federais no Rio por "falta de recursos", já que o aporte necessário seria da ordem de Duzentos Milhões de Reais. Faz sentido, já que política no brasil é prioridade e como disse sabiamente Ronaldo, o "fenômeno", "Não se pode sediar uma copa do mundo construindo hospitais"... Não é um fofo esse Ronaldo? Não é o máximo viver no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel.
      Você que é um fã do João Saldanha, saiba que o "João sem Medo", faria aniversário agora no dia 3 de Julho, na próxima segunda feira, se vivo estivesse, e completaria 100 anos de idade.
      É só para lembrar apenas.

      Excluir
    2. Lá nos anos 60 comprei um excelente livro do João Saldanha chamado "Subterrâneos do Futebol". Li esta semana que será relançado. É leitura imperdível para quem gosta de histórias sobre futebol. Há casos hilariantes de uma excursão do Botafogo à Europa.

      Excluir
    3. Os subterrâneos do futebol relata alguns casos impublicáveis e mostra o que sempre se supôs que havia no futebol mas nunca foi dito abertamente. O fato é que o "meio social" dos atletas de futebol que já não prima pela excelência, era nos anos 50 abaixo de reles. Com poucas exceções, eram bêbados, analfabetos, sifilíticos, e sem qualquer verniz social. Ruy de Castro narra algumas dessas "qualidades dos atretas" do futebol" no excelente "A Estrela Solitária". Quanto aos "costumes de Tibério", relata "de passagem" o hábito de Mendonça Falcão, conhecido prócer do futebol paulista dos anos 50, ao entrar vestido no chuveiro do vestiário após os jogos para "comemorar" com os jogadores nus...

      Excluir
  18. Aqui Helio Ribeiro. O Mauroxará tem razão: com o choque, o letreiro do bonde caiu. A linha era, como ele disse, Penha x Largo de São Francisco. O local da foto é a Praça Onze.

    ResponderExcluir
  19. E já que o Joel Almeida falou de futebol, mais uma vez o México jogou como nunca e perdeu como sempre. Alemanha 4x1 México, fora as ameaças. Gostei do Drexler da Alemanha, muito bom jogador.
    E se a Copa na Rússia o ano que vem, for com esta animação toda igual, a Copa da Federação até aqui, tenho pena dos pinguins, esquimós e todos esses que vivem no frio, vão morrer congelados.

    ResponderExcluir
  20. Sobre o local exato, então, fico entre a que citei, Presidente Vargas em frente o Canal do Mangue para o bonde (sentido Madureira) e o lotação na Praça Onze, conforme disse o Hélio.

    ResponderExcluir
  21. O 94 era São francisco - Penha ou Madureira

    ResponderExcluir