Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ONDE É?



 
Outro dia coloquei para um grupo de amigos do Rio Antigo estas três fotografias para identificação.
A primeira, de 1973, foi fácil: a igreja de Santo Afonso, na Tijuca, foi logo identificada e o fotógrafo estava na Rua Barão de Mesquita.
A segunda foto, de 1955, foi mais difícil: não se chegou a uma conclusão definitiva, pois pensou-se em Botafogo e Tijuca. Foi especulado que seria a Rua General Roca. Por isso, conto com a colaboração de vocês para identificar esta rua de paralelepípedos, com trilhos de bonde, um leve aclive lá no final e, aparentemente, algumas casas no morro.
A terceira foto, de 1973, que eu julgava a mais complicada de identificar e que supunha que pudesse ser a Av. São Sebastião na Urca, após especulações sobre se seria em Laranjeiras (Belizário Távora, Cardoso Junior, Cristóvão Barcelos), Santa Teresa ou Tijuca, foi identificada, pelo Candeias, como a Rua Manoel Niobei, na Urca, logo depois da esquina com a Roquete Pinto, antiga Irineu Marinho. Por coincidência ele morou nesta rua.

21 comentários:

  1. Para matar certas localidades, só sendo muito íntimo. Não saberia dizer algo sobre nenhuma das três, exceto conferir no GSV a Barão de Mesquita. Entretanto, na segunda foto há um Mercury 49 e na terceira, um Mercedes-Benz 220 S, ou 230 S. Com S, sem sobressalto.

    ResponderExcluir
  2. A segunda foto parece ser na rua Dona Romana no Lins.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.
    A primeira com certeza é na Tijuca. As demais eu não sei.
    Gostei da primeira foto do ângulo em que fora tirada com a igreja aos fundos.

    ResponderExcluir
  4. Exceto a primeira,pela presença da igreja,as demais não dão chances.O Candeias acertou na Mega.Este é um dos atrativos do SDR com a interação dos comentaristas com a cidade.Show.*** O Biscoito chegou cedo e matou minha curiosidade.Outro bingo!

    ResponderExcluir
  5. Na segunda foto, três variações de um mesmo modelo VW: Sedan Zé do Caixão, TL e perua Variant.
    Reginaldo Martins

    ResponderExcluir
  6. A segunda foto jamais poderia ser a General Roca, que possuía linha de bonde singela e é fechada pela copa das árvores, ao contrário da foto de uma rua sem árvores e com linha dupla de bondes. Também poderia ser a Cabuçu...

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Antes de ler os comentários achei que a foto 2 é a rua Lins de Vasconcelos. O bonde depois de subir a Rua Lins de Vasconcelos virava a direita na Pedro de Carvalho onde fazia ponto final.

    ResponderExcluir
  8. A segunda foto parece mesmo com a r. Dona Romana, via onde ficava a fábrica de móveis Cacique, hoje um conjunto de apartamentos na esquina de r. Caiapó. Essa rua faz a ligação entre a r. Barão de Bom Retiro (Engenho Novo) e termina na r. Cabuçú (Lins de Vasconcelos). Mas como o responsável pela postagem não tem a identificação da via fica difícil a confirmação.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Estou na calçada, debaixo de um sol de fritar ovo no asfalto, a aguardar o bonde Clouseau. Não "matei" nenhuma das charadas...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. Um onde é onde a primeira e a terceira fotografias já estão identificadas, quanto a segunda foto compartilho da opinião que deva ser a R. Gen. Roca, muito embora haja uma grande semelhança observando pelo google, não identifiquei nenhuma construção atual semelhante as que são observadas na foto em questão.

    ResponderExcluir
  11. Vou repetir para Tia Nalu.Se fosse Brasilia ou São Bernardo ela sabia todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peralta, ó implicante e pirracento moleque, tia Nalu nunca esteve em Brasília. O clima é prejudicial à saúde. São Bernardo é um cão muito simpático e útil. Pelo que sei, ele leva birita para esquentar as vítimas das avalanches de gelo. Sem duplo sentido, sem alusões e sem indiretas, viu?

      Excluir
  12. A segunda é a Dona Romana o bonde bataclã entrava nessa rua.

    ResponderExcluir
  13. Clouseau na área. Isso não é do meu tempo. O Pastor sabe de tudo e portanto tem que fazer a revisão dos 70.000km. Onde estava o Candeias nesse comentário? Cartas para a redação do jornal.

    ResponderExcluir
  14. A segunda foto é Rua Lins de Vasconcelos. Há uma foto publicada no SDR com o bonde entrando a esquerda nessa rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. mayc, é a Dona Romana ou a Lins de Vasconcelos? A Dona Romana é toda plana, o que não parece acontecer com a rua da foto.

      Excluir
    2. Lins de Vasconcelos sem dúvida. Não precisa ficar irritado.

      Excluir
    3. Uma coisa não resta dúvidas: Na primeira foto, após a igreja de Santo Afonso ao fundo e distante cerca de 300 metros dela, fica a sede do Primeiro Batalhão de Policia do Exército, onde na época da foto funcionava o célebre Doi-Codi, cujas atividades estavam no auge...

      Excluir
  15. Não acho que a segunda foto seja da Dona Romana não. Pela distância da foto até o morro, entendo que deveríamos ver a esquina da Barão de Bom Retiro, que não aparece na foto (pelo menos não consegui identificar). Pode ser a Cabuçu, perpendicular à Dona Romana e que também termina num morro, no caso um daqueles do complexo do Lins (Amor, Gambá, Cachoeirinha...).

    ResponderExcluir
  16. Quem sabe é a Rua Barão de Itapagipe, que se encontra lá no fundo com a Rua do Bispo.

    ResponderExcluir