Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

RUA BARÃO DA TORRE


 
Hoje temos duas fotos da Rua Barão da Torre, em Ipanema.
A primeira foto é de 1972 e mostra uma vila logo depois do nº 98, local da Paróquia Bom Samaritano da Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil (esta igreja fica à direita, fora da foto).
Nesta época era possível acessar a Rua Nascimento Silva, a pé, vindo da Rua Barão da Torre. Hoje em dia a vila está gradeada e a passagem não é permitida. Aliás, na Zona Sul quase 90% dos prédios está gradeada e a população vive “presa”. Neste trecho da Rua Barão da Torre, entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo, há ainda outras vilas muito simpáticas.
No alto da foto podemos observar a estrutura do Panorama Palace Hotel, onde hoje funciona um CIEP, cuja entrada ficava na outra rua paralela, a Alberto de Campos.
A segunda foto é de 1969 e mostra a Igreja Batista de Ipanema (e um conserto de caminhão em plena rua). Em 20 de janeiro de 1968, com uma solenidade de dedicação, das 18h às 19h30, e culto solene, das 20h às 21h30, a Igreja Batista de Ipanema inaugurou o seu templo, à Rua Barão da Torre nº 37 (entre a ruas Jangadeiros e Teixeira de Melo).
O pastor da igreja, Sr. Antônio N. de Mesquita, cortou a fita simbólica, falando depois sobre a construção do prédio. No culto solene, o orador foi o Sr. Rafael Zambrotti, que leu a Bíblia e ainda a mensagem oficial sobre o novo templo, cabendo ao Diácono Pedro Tiago de Melo a oração de gratidão a Deus.
A Igreja Batista de Ipanema continua funcionando neste endereço.

14 comentários:

  1. A Barão da Torre em seu trecho inicial sempre foi o "primo pobre" de Ipanema. Apesar das obras de "maquiagem" tentarem fazer com que o imponderável fosse aceito, o fato é que os imóveis dessa região sofreram uma desvalorização bastante acentuada. Em 1970 e 1971 eu passava a pé diariamente por essa região da Barão da Torre no trajeto que eu fazia entre o Posto Seis e a rua Saddock de Sá. No trecho em frente à rua Jangadeiros havia uma escadaria encravada em um barranco. Hoje no local existe um prédio de apartamentos de bom padrão. Eram "outros tempos".

    ResponderExcluir
  2. Muito feia está igreja com cara de tubarão faminto. Deixo para a Calango instalar uma filial.Ainda bem que não tenho idéia de onde fica.***Para desespero Augusto, O Profexo Luxemburgo foi demitido do Sport e o Lino ainda não falou do retorno do O.O.,o bom rapaz.

    ResponderExcluir
  3. A primeira foto me interessou particularmente por dois motivos. Primeiro por mostrar uma vila com sua típica configuração e hoje motivo de interesse por aqueles que estão fugindo das despesas das escorchantes taxas condominiais. Segundo a visão do inacabado Panorama Palace Hotel que conheci em pleno modismo de sua frequência e foi por diversas vezes objeto de comentários no antigo fotolog. Sua incrível localização, origem do seu nome, deslumbrava a quem o frequentava e também o principal motivo para os convites românticos que marcaram esse tempo. O excelente restaurante à luz de velas, combinado com a boate On The Rocks e uma sedutora piscina, integrava uma irresistível atração, em especial para as jovens convidadas da rapaziada que apreciava as boas coisas que a vida tinha a oferecer. Quem viveu e pode aproveitar sabe do que falo.

    ResponderExcluir
  4. Minha comadre possui um imóvel na Barão numa vila com três casas quase chegando a Henrique Dumond. Eu passeava com minha afilhada no Jardim de Alah anos 70. A casa hoje de dois pavimentos está a venda
    mas ninguem até hoje se interessou pelo imóvel.

    ResponderExcluir
  5. Nesse empreendimento falido havia o restaurante Berro "D´água". Se a "boite" e o restaurante estivessem funcionando hoje em dia, muitos acontecimentos desagradáveis poderiam ocorrer pelo isolamento do local. Aquele trecho da Alberto de Campos/Farme de Amoedo é bastante calmo atualmente e seus imóveis antigos dão uma impressão de como era Ipanema no passado. Se o acesso ao hotel/boite/restaurante fosse movimentado, o local seria um "inferno", já que vagas para veículos ali são como um discurso do Lula em Latim ou um vídeo de Roberto Carlos fazendo "embaixadinhas".

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos.

    Típica foto dos anos 70, mostrando a hegemonia dos fuscas. Vou acompanhar os comentários porque a área está fora da minha jurisdição.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. As fotos são interessantes em razão do local e o bairro, porém para mim que não sou desta jurisdição, fico igual a música do Zeca Pagodinho: "Não conheci, nunca vi, só ouvi falar" - (do "Berro D'água").
    Porém no outro dia saltei do Metro em Ipanema pela saída próxima a Teixeira de Mello e fiquei impressionado como a favela cresceu, com barracos tudo duplex. Talvez isso explique porque os imóveis da Barão da Torre são bastante desvalorizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquele tempo não havia tráfico armado no morro do Cantagalo nem homens armados na calçada, tanto é que eu fazia esse trajeto todo dia na ida ou na volta do colégio. Havia sim moleques, engraxates adolescentes que volta e meia "saiam da linha" e às vezes praticavam furtos, mas nada que uns "cascudos" não resolvessem. Naquele tempo eu estudava no Colégio Brasileiro de Almeida", instituição que pertence à família de um certo compositor e nunca soube de atos de violência envolvendo alunos do colégio e moradores das favelas da região. Sem querer ser repetitivo, "eram outros tempos"...

      Excluir
  8. Muita saudade do Berro d’’água onde era frequentador todos os sábados. Um drinque, dançar decrosto colado e papear com a namorada. Era um grande programa.
    Ali onde o caminhão aparece havia duas oficinas na esquina da Teixeira de Melo.

    ResponderExcluir
  9. Neste momento em que os comentários versam sobre um tempo que se foi e quando a noite do Rio ainda tinha algum glamour, por uma agradável coincidência o Canal Brasil está apresentando o programa em homenagem aos 80 anos do músico e compositor Roberto Menescal. Um desfile de belas e inesquecíveis composições em uma perfeita combinação de som e imagem, restaurando um tempo que se foi e que, de certa forma, blinda o momento contra registros contaminados por óbvios e dispensáveis conceitos deletérios.

    ResponderExcluir
  10. Peralta, o implicante27 de outubro de 2017 às 11:05

    Tia Nalu sempre lê a Bíblia. Adora o milagre da multiplicação.

    ResponderExcluir
  11. FF:O Presidente de plantão deverá ser internado neste fim de semana para Nova bateria de exames.Onde?Sírio Libanês, onde também baixaram Dilma,Lula ,FUX e outros bonitões. Quanto ao povo que paga a conta ou vai para o SUS ou contrata uma tarja Verde ou qualquer cor pagando muita grana.Uma vergonha e um espanto!!!

    ResponderExcluir
  12. Este corretor é também um espanto.Marquei FHC e ele transformou em FUX.É de repente,pode ser..




    ResponderExcluir
  13. ...Na 1a imagem, o tal PALACE mostra colossal mesmo.
    Ao ver tal igreja, pensava ser um famoso colégio perto.
    Alias gosto de IPANEMA. Onde prefira outros até (tipo URCA).

    * Mencionam tal FUX. Foi vizinho num prédio do até chato LEBLON.

    ResponderExcluir