Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de julho de 2018

EDIFÍCIO SANTOS LOBO





 
A publicação de foto do antigo Edifício Santos Lobo, na Praça José de Alencar, esquina da Rua do Catete, mais precisamente na Rua Conde de Baependi, em foto de Erwin Scheu, em 1934, pelo A. Pagalidis ensejou bons comentários.
Era um dos prédios mais luxuosos da cidade, com lojas comerciais, e uma jóia arquitetônica. Virou mais uma vítima do Metrô. Sua demolição poderia ter sido evitada.
A segunda foto, garimpada pelo H. Fraga, também dos anos 30, mostra, além do Edifício Santos Lobo, a Pensão Faro e a Igreja Metodista. E o poste em arco voltaico.
A terceira foto, de 1929, mostra o prédio ainda em construção. Os apartamentos eram entregues já completos, com as cozinhas equipadas com o mais moderno equipamento da marca Frigidaire.
A seguir vemos a vista com a cúpula do Hotel Central à esquerda e o Pão de Açúcar ao fundo.
A última foto mostra o Edifício Santos Lobo em tempos mais recentes.

20 comentários:

  1. Um apartamento desse porte não se constrói mais. Com solidez e requinte, pecava por não possuir garagem. Comparativamente com os preços atuais, devia ser bem em conta. É pena que prédios como esse tenham sido demolidos. Há tempos atrás eu estive observando detalhes do edifício São Borja e a construção é realmente imponente. Eram "outros tempos". FF. Prevaleceu o bom senso e o Larápio continua preso. A manobra de três deputados em conluio com um desembargador do TRF 4 não deu certo e Lula fica na enxovia. Mas os fatos mostraram a face de criminosos até então ocultos, insuspeitos, e incrustados aos magotes no congresso nacional e no poder judiciário e que se mostraram capazes de praticar as mais torpes vilanias. Outras tentativas de burlar o ordenamento jurídico nacional podem acontecer. Grande parcela de brasileiros, inclusive aqui "neste sítio", são favoráveis a uma intervenção militar, cuja possibilidade de vir a acontecer são grandes caso tentativas como a do último fim de semana voltem a ocorrer...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.

    Diz o Dr. D' que a demolição do prédio poderia ter sido evitada. O prédio tinha algum histórico de desavenças com generais ditadores de plantão, como tinha o Monroe?

    Às vezes a tecnologia da época foi uma muleta bem conveniente para várias demolições na rota do metrô.

    Agora, sobre o circo de ontem, todos estão errados. Um desembargador não pode atropelar decisões do tribunal, da mesma forma que um juizeco de primeira instância não pode se meter em decisões de segunda instância, certas ou erradas, principalmente estando de férias no exterior. Cadê a hierarquia? Engraçado que este juiz, conhecido por ter livrado vários tucanos no escândalo do Banestado, está com o processo contra o ex-governador paranaense Beto Richa parado. Partido dele? Claro, PSDB... Ele prefere aparecer sorridente em fotos com Dória, Aécio e outros emplumados.

    Que fique claro: o acontecimento de ontem foi uma palhaçada. Mas de todos os lados. Não teve santo na história, muito pelo contrário.

    Muito provavelmente o ex-presidente será solto, mas só depois da eleição, para não prejudicar as cartas marcadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Augusto. Acreditar na imparcialidade do Moro é o mesmo que acreditar em papai Noel. Não há santos. São muitas forças e muitos interesses. O que me deixa abismado é ver tantos pobres apoiando plutocracia, diferente do que é normal ver aqueles de classes médias e altas. E evocam, se preciso for, às forças armadas, para que o "status quo" seja mantido.

      Excluir
  3. Bom dia a todos. Como nada me lembro deste prédio no Catete, a única coisa que me resta para comentar é a 5ª fotografia, onde o prédio que mostra as pedras mármores presas as suas colunas e as portas em grade, garanto sem nenhuma margem de dúvida que ali funcionava um açougue, já ao lado era uma padaria bem arrumada, é fácil de afirmar isto, devido a quantidade de triciclos estacionados a sua porta, para fazer a entrega de pão nos bares e restaurantes vizinhos.
    FF. E no retorno ao PSG, se o Mbape ganhar o prêmio de melhor jogador da Copa e o Cavani com a participação destacada na Seleção Uruguaia, o menino mimado Cai, cai, ainda irá se achar o dono do time, vai ficar jogando indireta para o Mcape, dizendo que ele corre bem e pode ser um bom jogador?

    ResponderExcluir
  4. Custa a crer que um gigante destes tenha sido demolido. O que foi construído no lugar?
    Ontem foi um dia típico de uma República de Bananas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A República de bananas o é em todos os sentidos, não apenas pelo alimento preferido de grande parte de seus habitantes como também pela dimensão anêmica das mentes de suas esquerdas. O filme Tropa de Elite I retrata muito bem as universidades onde a doutrinação é exercida, bem como seus personagens. A incapacidade de raciocinar é tão grande quanto a sua rota cultura e a sua teimosia. Se Nelson Rodrigues fosse vivo, veria o quanto acertou em suas previsões. ##Nomear para um Tribunal Superior através do "quinto constitucional" um indivíduo que NUNCA FOI juiz de carreira só podia acontecer no Brasil, onde para virar circo só falta cobrir com a lona...

      Excluir
  5. Prezumo que as indenizações tenham sido polpudas. Agora os criminosos togados tentaram soltar o Lula fepois libertarao o Batisti e por fim o Cabral.

    ResponderExcluir
  6. Também estou curioso como o Plinio em relação ao que surgiu no local.Era um belo prédio.
    Fico espantado como o país vive momentos até mesmo hilários(se não fossem absurdos)em função de um condenado.Depois de tudo de ruim que fizeram para o país inclusive com a manutenção do governo atual(sócio na chapa),ainda querem perturbar a ordem.Estão perdendo todas as bocadas e ficam inconformados e aproveitando toda espécie de brecha para criar tumulto.Este desembargador de verve petista jamais poderia dar pareceres em processos de interesses do partido.E não vale para o PT somente.Fosse ligado a qualquer partido teria que abdicar do ato.Um espanto.
    O país está mesmo perdido com esta gama de políticos e de gente interessada nos seus interesses sejam de qualquer poder.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza estaria bem desvalorizado esse bonito imóvel, considerando-se o seu nível. Um prédio desse, construído no final da década de 20 do século passado, já deveria prever estacionamento para seus moradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo fato de estar localizado no Catete, ser bastante antigo e espaçoso, certamente algumas centensd de famílias nordestinas estariam residindo lá,"visse"?

      Excluir
  8. Sobre o domingo de muita movimentação no judiciário, com interrupção do descanso de desembargador, juiz, justiceiro e até ministra do supremo, nem seguidores de Bakunin conseguiriam prever tamanho enredo anarquista de um dos poderes da República.
    Se além das férias de janeiro não tivesse a de julho, plantonistas do judiciário não teriam tanto poder. E isso não é só por conta do caso de ontem, dia 08/7.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez, pergunto aos caros comentaristas. Alguém tem dúvida que o ditado, o Brasil não é um País sério, é plenamente verdadeiro. O que se viu ontem em outro lugar sério, advogados seriam caçados pela entidade de classe, juízes seriam repreendidos e até mesmo punidos, desembargador exonerado. Mas o circo foi formado, os palhaços fizeram os seus shows e a vida continua, neste Brasil varonil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário das 12:37 mostra que seu autor nutre uma certa antipatia pela classe jurídica. Haveria um motivo?

      Excluir
  10. Amanhã começa a definição e lamentável que França e Bélgica estejam no mesmo lado pois para mim são os melhores times da Copa.Croácia e Inglaterra parecem ter um jogo mais previsível e pelo menos foi o que vi até agora não jogam muito mais que outros que ficaram pelo caminho.A imprensa esportiva que colocava o pastor Tite num altar já começa a falar das bobagens que ele andou fazendo e falando durante a Copa.Já começaram a ensaiar substitutos e a verdade é que a derrota tocou em interesses destes baba ovo que sempre tiram proveito de tudo e sem a seleção na ponta perdem espaços e espaço é dinheiro.Já começaram a falar até em Renato Gaucho que até pouco tempo era apedrejado por grande parte da mídia como novo Messias.Poucos foram o que saíram fora do discurso pegajoso do técnico que mostrou que não era bom do jeito que disseram.Igual aos outros so apenas melhor que Dunga o que não é nenhuma vantagem.Estou torcendo pela volta do Brasileirão e aí vou novamente soltar a corneta nos enganadores.

    ResponderExcluir
  11. Talvez chamem o Zagalo e sua turma...

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite ! Pela manhã, deu vontade de escrever assim; Você que um dia foi às ruas para pedir diretas já, e depois descobriu que foi usado para eleger ladrões,saiba que tudo que acontece hoje, é fruto daquele movimento que você participou. Portanto você é culpado também!

    ResponderExcluir
  13. Mauro xará, eu digo isso a todo momento, principalmente aos "esquerdopatas" de plantão com os quais topamos! Digo sempre a esses idiotas que antes da saída dos militares do poder não existiam planos de saúde, "áreas de risco", carga tributária de 45%, nem 60.000 homicídios por ano. É o que dá ir atrás dos Freixos da vida....

    ResponderExcluir
  14. Me parece que o edifício foi demolido, e em seu lugar apenas se alargou a rua.

    ResponderExcluir
  15. O edifício em questão iria ser implodido no inicio dos anos 70 mas... desabou parcialmente antes da data marcada para a implosão, causando um grande engarrafamento com reflexos em Laranjeiras, Túnel St. Barbara e até no Centro. Parte do terreno anteriormente ocupado pelo edifício é hoje utilizado pela "feirinha" da AMAL ( associação de moradores de Laranjeiras); por comércio e um novo prédio residencial.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir