Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de julho de 2018

GUINLE - AV. ATLÂNTICA


 
 
 
O “post” de hoje foi enviado pelo prezado Maximiliano Zierer, a quem o “Saudades do Rio” agradece.
“Prezado Dr. Luiz D´,
 Uma pequena colaboração para o SDR. Seguem em anexo duas fotos das casas dos Guinle na Av. Atlântica, esquina com a Rua Figueiredo Magalhães. A primeira foto, apenas com o castelinho normando da esquina, postei hoje nos grupos do Rio Antigo no Facebook. A segunda foto (inédita) ainda não postei e ela mostra as duas casas dos Guinle (o castelinho normando e a Vila Normanda) lado a lado. 
 
Ambas são fotos da Revista Fon Fon. A primeira foi publicada na revista na edição de 22-12-1928 e a segunda, com as duas casas, é anterior, garimpei na edição de 15-7-1922.
Há braços,
Maximiliano”
 Castelinho normando dos Guinle em 1928 - Av. Atlântica esquina com a rua Figueiredo Magalhães
O castelinho em estilo normando da matriarca da família Guinle, D. Guilhermina Guinle, era uma das maiores casas da orla de Copacabana, e ficava na esquina da Av. Atlântica com a Rua Figueiredo Magalhães, ocupando o centro de um grande terreno que ia até a Rua Domingos Ferreira.
Provavelmente esse castelinho foi construído no início da década de 10 do século passado. Era uma casa de veraneio dos Guinle e possuía um belo jardim frontal de frente para a Praia de Copacabana.
De personalidade forte, D. Guilhermina era dada a excentricidades que só a riqueza descomunal lhe permitia. A mansão possuía, nos fundos do terreno, uma grande piscina de água salgada, uma raridade em casas da época. Para tomar banho de mar sem sair de sua mansão de veraneio e se expor na Praia de Copacabana, D. Guilhermina mandou construir uma tubulação que captava água salgada diretamente do mar de Copacabana, a qual, depois de passar sob o asfalto da Av. Atlântica, desembocava na sua piscina particular.
As extravagâncias dos Guinle não se restringiram apenas às cifras monumentais despejadas em palacetes, mas também ao campo dos costumes. No livro “Os Guinle” (editora Intrínseca, 1ª edição, 2015), o historiador Clóvis Bulcão relata, por exemplo, o pitoresco arranjo familiar em que viviam o patriarca Eduardo, sua mulher, Guilhermina, e o sócio Cândido Gafrée, todos moradores de uma suntuosa mansão no bairro de Botafogo. Segundo o autor, além dos negócios, os empresários dividiam o leito com Guilhermina. E mais: dos sete herdeiros do casal, três deles (Carlos, Arnaldo e Celina) seriam filhos de Gafrée.
Infelizmente, esse magnífico castelinho dos Guinle foi demolido nos final dos anos 40, sendo substituído pelo enorme edifício Camões, construído em 1952, talvez o primeiro grande prédio em volume da Av. Atlântica, popularizando o endereço com apartamentos de várias tipologias, mas longe do modelo de palacete até então construído.
Na verdade, existiam duas casas dos Guinle, uma ao lado da outra nesta área: a da esquina, que era o castelinho normando, objeto da atual postagem, e a casa vizinha, no seu lado direito, a Vila Normanda, a qual pertencia à irmã de Otávio, Celina Guinle de Paula Machado.
Celina morava no Palacete Guinle, que ainda existe na rua São Clemente, esquina com Rua Dona Mariana, e a Vila Normanda era a sua casa de veraneio, onde ela permanecia apenas de um a dois meses por ano.
Celina vendeu a Vila Normanda em 1927 e a casa passou a ser a residência do jornalista e magnata Assis Chateaubriand. A Vila Normanda ganhou fama nacional como palco de planos, golpes e armações do polêmico magnata dos Diários Associados. Com a morte de Assis Chateaubriand em 1968, a Vila Normanda foi vendida e em seguida demolida em 1969. No seu lugar foi erguido o edifício Vila Normanda, com a sua fachada de mármore branco, e que manteve o nome da casa original.
Fontes: Blog foi um RIO que passou http://www.rioquepassou.com.br/2004/02/26/1519/
 
 

14 comentários:

  1. Bom dia.

    Está desvendada a sociedade que deu origem ao Gafrée-Guinle.

    A família é do balacobaco, até hoje...

    ResponderExcluir
  2. Essas histórias do high-society são escabrosas.
    Pena que todas essas casas da Atlântica tenham desaparecido.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos,
    Como curiosidade: a legenda da segunda foto (que é de 1922) nos informa que o alpendre da casa da direita foi danificado por tiros dos rebeldes do levante do Forte, no episódio que entrou para a História como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
    Há braços

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Os palacetes são maravilhosos, mais acho que não combinam com o local e principalmente com o clima da cidade do RJ. Agora a D. Guilhermina, acho que também tinha alguma ligação com a D. Flor. Vida que segue, cada uma com o seu cada dois.

    ResponderExcluir
  5. A família Guinle e Copacabana são como pão e manteiga: separados não tem o mesmo brilho. Pequenos deslizes e excentricidades cometidos por qualquer de seus membros serão sempre justificados. Entretanto, críticas aos integrantes do "clã" soam estranhas quando partem de fontes "além túnel", já que podem denotar um leve ressentimento...

    ResponderExcluir
  6. Gafrée & Guinle, isso é que era uma sociedade sólida.
    Seria D. Guilhermina reencarnação da Carlota Joaquina?
    Pelo menos antes desse Jorginho, a família Guinle era bem mais empreendedora e progressista do que a maioria dos ricaços da história brasileira.

    ResponderExcluir
  7. Se D.Guilhermina viesse para a minha igreja ia ser muito bem recebida.Com a grana e as extravagâncias seria eleita rainha da ala "Vanguarda da Fé" que cuida de eventos mais liberais.Poderia ainda ser ministra dos encontros de casais e garanto que iria aumentar o dízimo da parte progressista da igreja.Gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Essa história escabrosa dos Guinle é uma lenda que nunca foi comprovada. Um teste simples de DNA autossomico que custa 79 dólares pode esclarecer essa história.

    ResponderExcluir
  9. Morar em Copacabana significa ter acesso à todas as funcionalidades que se pode desejar. Tem os seus problemas, mas quem não os tem? Guilhermina Guinle desperta inveja a muita gente. Comentários mmaledicentes é o que não faltam.

    ResponderExcluir
  10. História que ilustra bem a Casa Grande & Senzala, que sempre permeou a história do Brasil. A tempo: sem ressentimentos!...

    ResponderExcluir
  11. Palacetes como esse em Copacabana seriam de difícil manutenção atualmente. Teriam um IPTU caríssimo, sem contar o fato de ser um imóvel foreiro. Fazem parte de um tempo que não volta mais. Quanto a família Guinle, o Jorginho é que era o "tal". Nunca trabalhou, "comeu" as mulheres que quis, e viveu a vida. # Deu Croácia!

    ResponderExcluir
  12. Não gosto da história do Siga o Lider e hoje ficou claro que jogo é jogado e lambari é pescado.Se fosse seguir a Inglaterra e toda a imprensa eu iria ficar sem a corneta.Viva a Croácia com muita raça e determinação.

    ResponderExcluir
  13. Não foi só de fatos como os narrados que as familias Guinle e Gafrée contribuiram para história do nosso Rio de Janeiro . O Hospital Gafrée-Guinle é um fato que merece citação.

    ResponderExcluir