Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de julho de 2018

IGREJA DE SANTO INÁCIO









 
As fotos são da Igreja de Santo Inácio, ao lado do Colégio, na Rua São Clemente nº 226, em Botafogo. A primeira é colorização do Nickolas Nogueira.
A Igreja Santo Inácio começou a ser erguida em 1909, junto com as novas instalações do colégio. Como o colégio precisava abrigar mais alunos, a obra da igreja foi interrompida para que as alas que abrigariam as salas de aula, na parte posterior do terreno fossem construídas com mais rapidez.
Mesmo sem estar concluída, foi abençoada pelo Cardeal Arcoverde, em 3 de dezembro de 1912, começando a receber moradores da região e alunos em suas missas no ano seguinte. As obras acabaram somente em 1935.
O interior da igreja tem muito mármore, as três portas são provenientes da antiga igreja dos jesuítas do Morro do Castelo, há púlpitos para os sermões (nos quais os padres costumeiramente nos ameaçavam com o fogo do inferno), o altar principal (que vemos em uma das fotos) tem a estátua de Santo Inácio. Há vários altares menores nas laterais, onde também ficam os confessionários. A campanhia para os momentos importantes das missas era um xilofone nos anos 60. Atrás do altar havia uma passagem “secreta” que levava para o porão do colégio (era um local a ser explorado, pois compreendia toda a área do colégio, havendo 4 acessos. Alguns “matavam aula” se escondendo por ali.).
Estes fiéis que vemos em foto dos anos 20 ou 30 do século passado, residentes nas belas mansões de Botafogo ou nas simpáticas casinhas do bairro, capricharam nas vestimentas para assistir à missa, talvez oficiada pelo Pe. Gustavo Locher, ajudado pelo Irmão Oswaldo Dell´Agnolo. Não me surpreenderia se entre os fotografados estivessem meus tios, o General Alípio Virgilio di Primio e sua esposa Alayde Antunes Maciel di Primio, moradores da mansão de nº 90 da Rua Sorocaba. Décadas depois, nos anos 60, faziam sucesso as missas do Pe. Leme Lopes.
A foto em que aparecem quatro padres (Angelim, Mendonça, Henrique e Guy) no altar é de 1966, por ocasião da missa de formatura da turma daquele ano.
Houve uma época em que a missa dominical era obrigatória para os alunos que cursavam até o 4º ginasial. Também era valorizada, até os anos 60, a novena das 9 primeiras sextas-feiras do mês. Não havia o último tempo de aula e todos alunos eram levados para assistir missa e comungar. Quem comungasse nas 9 sextas-feiras seguidas teria garantido uma indulgência plenária (que leva diretamente ao céu). Espero que os contratos sejam respeitados...
Ao final da missa (o que era saudado com alívio por muitos) era entoado, a plenos pulmões, o hino “Levantai-vos soldados de Cristo; sus correi, sus voai à vitória; desfraldando a bandeira da glória; o imortal coração de Jesus”, que significava a iminência de se ganhar um delicioso pão doce e, a seguir, a ida para o campo de futebol para os torneios internos.
Eram outros tempos.

13 comentários:

  1. O que me impressiona além da beleza arquitetônica do templo ,é
    a beleza da rua (o asfalto em particular) e da cidade em si.
    Realmente o Rio esbanjava beleza.

    ResponderExcluir
  2. Uma das principais causas da decadência moral do Rio de Janeiro e do Brasil é a ausência de um norte religioso para o cidadão. A ida às missas, catecismos, ladainhas, batismos, crismas, etc, eram rotinas obrigatórias desde tenra idade. Eu frequentei esses eventos quando criança por costume e imposição familiar e por ter estudado uma parte de minha infância no Colégio São Bento. Hoje em dia sou espírita e questiono essa influência católica por razões pessoais, mas concordo que faz falta às famílias e aos jovens em geral. No passado a igreja católica era soberana e não sofria a "concorrência" das igrejas pentecostais. Curiosamente, não existem "colégios evangélicos" nos moldes dos católicos. Por que será?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    Já passei algumas vezes em frente a essa igreja, mas não me interessei em entrar.

    Até recentemente a constituição impunha o catolicismo como religião oficial do país. Hoje não há essa distinção e o estado, teoricamente, é laico.

    Escolas neopentecostais não são comuns, até porque é mais rápido arrancar o dinheiro dos fiéis no culto... Mas existem, por exemplo, escolas adventistas. Também existem escolas judaicas.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia ! Como Espírita entendo que este mundo é uma escola,e como toda escola tem várias classes.E cada classe tem seus alunos,recebendo cada um a aula que precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura sabedoria.
      Ou:
      - Cada um a muleta que precisa.

      Excluir
  5. Vários rituais que aos poucos foram sendo abandonados.Sempre acho que a igreja católica demorou a acordar e ver que algumas posturas não cabiam mais no mundo atual.Divorcios,aborto,relações homoafetivas entre outros assuntos foram execrados pela Igreja Católica e deu no que deu.Recentemente fui a uma missa onde o padre condenava de forma osrtensiva o sexo com preservativo.Ainda hoje.Um espanto.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Só entrei nesta igreja uma única vez, foi para ser padrinho de casamento de um primo, porém não guardei muitas lembranças do seu interior, talvez por ter sido uma cerimônia, a qual somos obrigados a seguir todo um cerimonial. A cidade do Rio de Janeiro é repleta de igrejas belíssimas, e que por si só já permitiriam um belo tour turístico pela cidade, somente visitando estas belas igrejas. Porém embora o Rio de Janeiro sendo um cidade com grandes atrativos para o turismo, infelizmente nossas autoridades jamais souberam explora-las de forma economicamente rentável. Os turistas que visitam por exemplo Madrid ou Barcelona em 15 dias, são em número muito maior do que os turistas estrangeiros visitam o RJ em todo o ano.

    ResponderExcluir
  7. Luiz, vc deixou de escapar por pouco das ameaças do fogo do inferno. Foram proibidas pelo Concílio Vaticano II em 1963. Disso se aproveitaram os evangélicos que colocam a culpa no demônio por tudo de mal que acontece e faturam bilhões.

    ResponderExcluir
  8. A Igreja Católica perdeu muito de seu prestígio por várias razões, entre elas a grande incidência de pedófilos e sodomitas entre seus sacerdotes e também ser um grande foco de comumistas, dentre os quais D. Helder Câmara, Frei Beto, Frei Tito, e muitos mais. Esse último item foi fundamental para a queda de prestigio da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  9. Para mim, - opinião minha, que fique claro-: no dia que o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, surgiu a religião.

    ResponderExcluir
  10. Fico aqui na minha igreja trabalhando,orando,aconselhando,clarificando ,etc dia após dia e a encolha de fiéis é cada vez maior.Arrecadação pífia que não dá para investir na informática,por exemplo,criando um "cartão Jesus",de salvo conduto eterno.Depois que surgiu a famosa tarja verde a coisa degringolou de vez e aqueles fiéis dizimistas foram parar em outra freguesia.Além disso surgiram igrejas alternativas que prometem a cura imediata e financiada em 10 x.E o povo adora novidade.Acho que vou esperar ser jubilado e virar sócio um fotolog que trabalhe como uma ONG.Grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  11. Teoria da Conspiração10 de julho de 2018 às 13:26

    Alô galera!!!!Retornei em grande estilo!! Estou nas redes sociais mostrando que o Copa foi vendida pela CBF num conluio de dirigentes comissão técnica mais os jogadores.Eu não podia ficar de fora e fiquem espertos porque estou no campeonato Nacional fazendo das minhas e tolo quem acredita na lisura das competições.

    ResponderExcluir
  12. Pelo que eu vi na transmissão, acho que o Mick Jagger estava torcendo para a Bélgica...

    ResponderExcluir