Total de visualizações de página

sábado, 14 de julho de 2018

OBRAS ANOS 50


 
No início dos anos 50 a cidade começava mais um período de transformação com muitas obras.
 
A primeira foto mostra a reorganização do trânsito na Praia de Botafogo após a abertura do Túnel do Pasmado.
 
A segunda foto mostra obras na Avenida Delfim Moreira, num Leblon onde as casas começavam a ser substituídas por prédios de até 4 andares.

8 comentários:

  1. Na primeira foto, da esquerda para a direita: Mercury 1950, Ford 39 ou 40, Peugeot 203 , de 49 em diante, um Dodge 51 encoberto e um taxi Chevrolet 38; linda foto com o que acho que seja a sede do Clube de Regatas daquela praia.
    Na segunda, um bem elegante Studebaker Commander 1952. Já pareciam as linhas que em 1953 tornariam o Studebaker um carro referência em beleza.

    ResponderExcluir
  2. O piso da Delfim Moreira ainda era de concreto. Na outra foto a sede do Botafogo. Esta semana assisti a um programa acho que na ESPN em que a história da fusão dos dois Botafogos era contada. A morte de um jogador de basquete num jogo entre eles foi o que motivou a fusão.

    ResponderExcluir
  3. Botafogo sempre foi o "primo pobre" dos bairros da zona sul, enquanto o Leblon era um bairro meio distante e sem graça. Hoje esse conceito mudou um pouco: o primo pobre ficaram sendo CaTete e a Glória; o Leblon o mais caro, Botafogo o mais congestionado, e Copacabana o mais decadente. Mas a modernidade cobrou seu tributo, pois nem o Leblon escapou das favelas, já que tem a "Cruzada São Sebastião."

    ResponderExcluir
  4. Prezados,
    pego carona no post, numa fala do Milton Teixeira e na seguinte transcrição do wikipedia:
    "Campo da Rua Voluntários da Pátria foi o primeiro campo de jogo do Botafogo de Futebol e Regatas, então apenas Botafogo Football Club, no bairro que o clube carrega no nome. O campo foi construído em 1908, com uma pequena tribuna de madeira para acomodar o público, localizado onde se encontra atualmente o hortomercado da Cobal.[1] Sua inauguração se deu na vitória do America sobre o Riachuelo por 6 a 0 em 10 de maio de 1908.[2]

    A primeira partida do Botafogo se deu em 31 de maio de 1908, na vitória sobre o mesmo Riachuelo, por 5 a 0.[3] Foi em seu primeiro campo que o Botafogo disputou as partidas que lhe concederam os seus dois primeiros títulos estaduais, em 1907 e 1910[4], e onde aplicou a sua maior goleada, de 24 a 0 sobre o Mangueira.[5] Em 1912, com o Botafogo passando por séria crise financeira, o proprietário do terreno onde se localizava o campo, resolveu vendê-lo para a Prefeitura do Rio de Janeiro, que mais tarde abriu ali a Rua General Dionísio"
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_da_Rua_Volunt%C3%A1rios_da_P%C3%A1tria

    Teríamos fotos?

    ResponderExcluir
  5. Lembro que as obras em vias públicas, de um modo geral eram rápidas e de bom acabamento. Atualmente vemos buracos e mais buracos com meia dúzia de trabalhadores , que levam uma eternidade para concluir os reparos mais elementares. Sem deixar de mencionar as "obras", que transformam um buraco em uma elevação...

    ResponderExcluir
  6. Se o campo foi construído em que 1908, como q o Botafogo foi campeão nele em 1907?

    ResponderExcluir
  7. Acho que a letra diz 1910. foto do campo em http://historiaseestoriasdefutebol.blogspot.com/2015/05/origens-12-botafogo-de-futebol-e.html

    ResponderExcluir
  8. Fiquei na dúvida se seria um Studebaker, porém o colega tirou. Um dos mais lindos carros dos anos 50.

    ResponderExcluir