Total de visualizações de página

sábado, 13 de outubro de 2018

FERIADÃO EM TERESÓPOLIS


 
Antigamente uma das boas opções para feriadões era ir para Teresópolis. Não é que tenha deixado de ser um bom programa, mas a cidade cresceu e deteriorou-se um tanto.
Nos velhos tempos do Higino, o pequeno que aparece na segunda foto ou o grande do outro lado da rua, e do Cine Arte onde se assistia às chanchadas da Atlântida ou filmes de "cowboy", era muito melhor.
A colorização da segunda foto é de autoria do Conde di Lido.

14 comentários:

  1. Viajei com frequência para Teresópolis a partir da 1975, ano que tirei minha habilitação, até meados dos anos 80. Costumava ir para uma linda casa na Granja Comary, de uma amigo do Leblon, que jogava na mesma rede na praia. Na cidade catávamos freneticamente quadras de vôlei em clubes como o Weekend Clube, Clube dos Iúcas e Clube de Golfe de Teresópolis, além de casas de conhecidos que possuíam quadras de grama. A dupla de baixinhos era danada, a bola não caía, gerando raiva nas duplas de estatura elevada. A cidade era pacata e hospitaleira. Da última vez que lá estive, trafegando por fora da cidade, pela estrada Rio-Bahia que leva até a localidade de Albuquerque e adjacências, constatei a total degradação da região, repleta de favelas por todos os lados. É o retrato do empobrecimento acelerado de nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Embora frequentasse muito mais Petrópolis do que Teresópolis ía lá algumas vezes. Há uns dois ou três anos voltei a Teresópolis e fiquei chocado ao passar pelo retão. Tudo estava degradado.

    ResponderExcluir
  3. A foto é de meados dos anos 60 e Teresópolis fazia parte do velho "Estado do Rio", que era sinônimo de atraso. Meu pai costumava quando jovem passar longas temporadas em Teresópolis, ficando hospedado na casa de meu tio avô, situada na Várzea. Não havia uma estrada de rodagem para lá e o único caminho era a Teresópolis-Itaipava ou os Trens de Central do Brasil. Eram dois trens por dia com partidas simultâneas às 10 e 17 horas na estação da Várzea e em Barão de Mauá. A ferrovia foi extinta em 1957, sendo construída em seu lugar a Rio Teresópolis, inaugurada por JK em 1959. A cidade também é conhecida por concentrar um grande número de judeus. Fui à Teresópolis há cerca de um ano e o trajeto atravessa "locais de risco". As favelas da baixada fluminense representam um risco constante para o motorista e o prazer de viajar que havia no passado não é mais o mesmo. E o remédio para isso todos conhecem e algo já começou a ser feito, já que alguns "chefes de tráfico" de drogas e donos de currais eleitorais não foram reeleitos para novos mandatos na ALERJ. Magé e Guapimirim que são localidades situadas na "Raiz da serra" de Teresópolis, são tradicionais redutos de antiga quadrilha de políticos que mantém o atraso na região.

    ResponderExcluir
  4. "Bom dia".

    Hoje é dia de acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  5. Só conheço Teresópolis de passagem e
    Assim fico com Petrópolis.O Biscoito poderia dar uma ajudinha com os importados.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Gosto muito de ir a Teresópolis, embora tenha os mesmos problemas de todas as cidades brasileiras que tiveram crescimento desordenado devido a falta de atuação do poder público, as chuvas que causaram destruição nas cidades serranas do rio de janeiro em 2013, o empobrecimento da sociedade como um todo incluindo aí das classes média alta, média e baixa, tenha afetado também a cidade de Teresópolis. Ainda encontramos pontos da cidade que até hoje o poder público não atuou na sua recuperação após os temporais, vemos muitas belas casas sem a devida manutenção devido a atual crise que o País enfrenta, e as favelas vão se alastrando a cada dia, como acontece por todo o País. Mas ainda tem muita coisa boa a ser visitada e bons restaurantes pela cidade para se frequentar. Atualmente existe boas oportunidades para a comprar belas casas em condomínios fechados, por preços bastante atrativos.

    ResponderExcluir
  7. Teoria da conspiração.13 de outubro de 2018 às 10:17

    F.foco: Corre nas redes sociais que após as eleições o capitão será afastado para tratamento médico e o general assumirá a presidência definitivamente. Alguém duvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia ! Os adversários estão sempre de plantão. Agora estão dando uma de Profetas. Nada que façam vai tirar o nojo que a população está dessas "Raposas escorregadias". Muitos não conseguiram se reeleger. Falta derrubar o "alto comando".

      Excluir
    2. De modo algum.Também já imaginei essa possibilidade...

      Excluir
    3. Quanto à postagem de hoje, Teresópolis, assim como todas as demais cidades brasileiras, se degradou muito nas últimas décadas e já não é a mesma da época das fotos hoje apresentadas. Além de muito favelizada, a invasão de automóveis ainda agravou a situação, o que, também, aconteceu nas demais cidades brasileiras. Enquanto muitos países se desenvolvem, o Brasil trilha o caminho inverso...

      Excluir
  8. O Lino utilizou apropriadamente o termo "empobrecimento das classes". Isso quer dizer que toda uma sociedade empobreceu, e as favelas são uma consequência. Esse "empobrecimento" se deve principalmente devido à ascensão dos partidos de esquerda no poder. Depois de 1980 esses partidos ganharam muitos adeptos. Muitos desses adeptos eram pessoas de bem que acabaram iludidas com um falso discurso de democracia, mas o restante ere de ex-exilados e terroristas. Margareth Thatcher foi muito feliz quando afirmou que "o socialismo é bom enquanto durar o dinheiro dos outros", e o Brasil é um exemplo disso. A doutrinação nas escolas e universidades e o aparelhamento de algumas instituições tem contribuído para que a "lógica da esquerda" prevaleça. Em qual país desenvolvido existem a imunidade parlamentar, e o foto privilegiado? Nenhum! Por que políticos, judiciário, e MP possuem um tratamento amoral, odioso, e injustificável em face dos demais? É simples, pois enquanto uns fazem as leis, outros as legitimam, enquanto outros as "fiscalizam". Existe uma ditadura mais camuflada do que essa? Que nome vocês dariam para um tribunal superior que legisla "ao arrepio da lei" ou de qualquer diploma legal e cujos membros são "nomeados"?

    ResponderExcluir
  9. Teoria da Conspiração Teoria,a verdadeira13 de outubro de 2018 às 20:00

    Só atuo nas eleições na semana da votação e assim estarei em breve no segundo turno.As cartas já estão marcada e também na política não existe zebra pois tudo é acertado com as forcas ocultas.Alguem dúvida da manipulação das urnas?

    ResponderExcluir
  10. FF: e o vídeo do ex-juiz? A Globo está apontando todas as suas baterias para ajudar o seu candidato. O segundo lugar no primeiro turno não estava no script...

    ResponderExcluir
  11. O seu O BISCOITO MOLHADO está viajando por outras regiões degradadas e tem tido problemas para postar via celular. Na foto 2 está um magnífico Oldsmobile 1957. Um Dosge preto e outro Olds 51/52 completam os importados.

    ResponderExcluir