Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de julho de 2019

EDIFÍCIO PIMENTEL DUARTE







 
As fotos de hoje, da Praia de Botafogo, nos remetem ao amigo Rouen, grande admirador do Edifício Pimentel Duarte, na Praia de Botafogo nº 290. Primeiro edifício “art-déco” construído na década de 30 e demolido na década de 80, foi tema de uma extensa série feita pelo francês. O texto de hoje é todo baseado nas informações dele.
Outros edifícios importantes da Praia de Botafogo foram o Vitoria, construído onde era a casa do Dr. Miguel Couto, no nº 280, o Júlio Barros Barreto, na Rua Fernando Ferrari nº 61, o chamado “ONU” (por ter uma grande quantidade de consultados no nº 242.
Numa das fotos temos o edifício São João Marcos (pequena chaminé branca), depois o edifício Ajax em construção, o edifício Corcovado, a igreja da Imaculada Conceição, o baixo é o Edifício Vitória e ao lado deste o imponente edifício Pimentel Duarte, na esquina da Rua Marquês de Olinda, de propriedade do Dr. J. Pimentel Duarte.
Por um bom período ele reinou sozinho na praia de Botafogo, sendo composição de aquarelas e cartões postais da região. É curioso observar que o número original do prédio era 290 e o que foi construído em seu lugar, 47 anos depois, em 1982, teve a sua numeração rebatizada para nº 300, talvez Marketing imobiliário como o Rio Branco 1, Praia do Flamengo 200 etc...
A entrada, preparada para receber os veículos, possuía uma ampla marquise em cimento armado a fim de abrigar os automóveis em dias de chuva. Após a descida dos passageiros o veículo pode se dirigir até a garagem, fazendo-se um parêntese sobre este local já que vai se tornando, de mais em mais necessário, de vez que o automóvel tende a difundir-se na classe média. Previu-se que em poucos anos raras serão as pessoas que comprem apartamento de certo valor nos principais bairros da cidade e que não tenham o seu carro particular.
Em toda área temos uma belíssima geometria na colocação dos mármores e devemos dar especial atenção ao desenho geométrico do tapete que corre por toda a extensão da entrada. Mais adiante as portas sociais dos dois apartamentos de três quartos localizados na parte dos fundos.
Este edifício possuía três plantas distintas a saber:
• Pavimento térreo com duas unidades de dois quartos localizadas na parte frontal.
• Ainda no mesmo pavimento duas de três quartos na parte dos fundos, porém sem varanda.
• Nos nove pavimentos que se seguem todos são iguais, ou seja, de três quartos com uma varanda na sala.
No topo havia um apartamento para o “concierge”. Havia também uma área livre bastante grande no último piso e creio que este local era usado para a colocação de roupas a serem secadas. Além de um depósito ali se localizam a casa de máquinas dos dois elevadores e duas caixas d’água perfazendo um total de 20.000 litros.
Conforme o projeto dos arquitetos Paulo Pires e Paulo Santos da construtora Pires & Santos & Cia. o edifício Pimentel Duarte foi um dos primeiros a serem construídos na Praia de Botafogo (1936). Analisando as habitações multifamiliares nesta área da Praia de Botafogo logo depois teríamos a construção do Ed. Paraopeba e São João Marcos nos nº 142 e 148, esquina com rua Marquês de Abrantes (1938), Ed. Corcovado nº 198 (1940), Ed. Vifer nº 68 (1930).

10 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Acabei de deixar um comentário na postagem de ontem sobre a Ruth de Sousa.

    Falar mais o quê depois de uma aula dessas sobre o "fetiche" do francês?

    Freqüentei muito essa região de Botafogo até 2017, principalmente entre o Artplex e a Voluntários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda sobre a Ruth de Sousa, ela atuou com Sérgio Cardoso em A Cabana do Pai Tomás, novela polêmica pelo fato de "pintar de preto" um ator branco para viver o papel título.### Sobre o homicídio de dois homens e ferimentos em outras cinco pessoas ontem na Lagoa, mais uma vez fica evidente a necessidade de uma revisão na política anti-drogas no Brasil. Monteiro Lobato já escrevia nos anos 30 que "ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil". Isso se aplica perfeitamente ao combate ao uso e ao tráfico de drogas. A Rússia criminaliza o uso e prevê duras penas para os usuários. Muitos países do Oriente Médio e da Ásia, idem. A Rússia também criminaliza as manifestações públicas de homossexualismo e igualmente prevê a prisão dos recalcitrantes. Já está provado que leis brandas só funcionam em países em convulsão e decadentes como o Brasil ou em "livros universitários com teorias esquerdistas voltados para a doutrinação se alunos".

      Excluir
  2. Dois mortos em assalto na Lagoa+++
    Presos suspeitos do roubo em Aeroporto de Sampa+++
    Flamengo vira jogo e ganha novo alento+++

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro do Pimentel Duarte. Era realmente uma planta diferenciada para a época. Mas a existência de apartamentos localizados no andar térreo é um ponto negativo mas bastante comum em construções antigas. Ontem estive em Copacabana e existem centenas de edifícios com essa configuração. Um deles, belíssimo, também uma construção "Art Deco", fica na Sá Ferreira, um pouco antes da Bulhões de Carvalho. O Pimentel Duarte era "para pessoas abonadas e de fino trato". Um luxo digno se situar "na Ilha do Boi". Um espanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Ilha do Boi?Karak,lá não pode ter nada coletivo. É na base de mansões e pastor não passa nem na parta.Só de Bispo ou Papa pra cima.Outro dia um fiel me disse que um nosso conhecido,grande capitão do empresariado,havia trocado de house lá no pedaço.Sem contar as mexidas que deu na morada,havia desembolsado 15 milhas.Um espanto!!!!!

      Excluir
  4. Bom dia a todos.
    Arranha céus é comigo mesmo.
    Símbolo da modernização das cidades e o fim das malditas casa com quintais, que tanto os suburbanos e rurais tanto gostam.
    Uma dúvida, Luiz.
    Aquele que se le Ajax, não seria na verdade o Audax quase na esquina da Marquês de Abrantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentarista de nome complicado tá começando a rezar na minha cartilha.Gosta de coisa moderna.Parece que ele vai ficar como eu que sou Do Contra.

      Excluir
    2. Wolfgang, gostei da expressão "suburbanos e rurais". Era como no passado eram conhecidos os moradores das regiões mais distantes da cidade. Expressão deveras corriqueira e assaz empregada no passado sem que houvesse qualquer reprimenda da sociedade, afinal "in veritas veritas". Hoje em dia morar em "casa com quintal" é o desejo de muita gente e seria louvável, desde que seja Escandinávia, em Portugal, ou mesmo em uma "Villa" no Mediterrâneo, mas nunca em um países como o Brasil ou "similares do tipo subsahariano". Também prefiro prédios de apartamentos, de modelo antigo, com paredes sólidas, e "dependências".

      Excluir
  5. Boa tarde,Luiz,pessoal,
    O Pimentel Duarte tinha uma entrada extraordinária,com uma grande marquise em balanço (o bom e velho atestado do uso de concreto armado)e colunas estilizadas. Havia também uma escadaria externa ladeada por floreiras.No topo, os arranques dos pilares e o escalonamento do pavimento do "concierge" são igualmente estilemas Art Deco.
    Na terceira foto, o que seria o vasto prédio eclético rematado por uma grande mansarda no estilo do MNBA?Parece muito grande para ser particular, lembrando mais uma embaixada.

    ResponderExcluir
  6. Lamentável que um prédio dessa imponência tenha sido derrubado. Enquanto isso, em outros locais, pardieiros permanecem de pé. Até quando?

    ResponderExcluir