Total de visualizações de página

domingo, 26 de abril de 2020

DOMINGO NO RIO





 
Saudade dos domingos de antigamente, bem diferentes desses domingos de confinamento.
 
Em vez de procurar séries no Netflix, ler o jornal, zapear pela Internet, ficar sentado no sofá, a dúvida era se valia a pena uma passeio a Paquetá, pegar uma praia no Arpoador, jogar uma "pelada" no Aterro, ir ao "Maraca" ou pegar o carro e ir visitar o Corcovado.

21 comentários:

  1. Ótimas opções ! Ainda tinha Churrascaria Carreta, Pot ,Bem , Lá Mole.

    ResponderExcluir
  2. É o sinal dos tempos,tempos de reflexão. Essa pandemia está mudando as relações humanas no âmbito do universo. FF:li o comentário do Mauro Marcello das 8:09 de hoje na postagem de ontem a respeito do que ocorreu "neste sítio" a propósito de comentários desagradáveis. Já fui alvo de comentários desse "Anônimo", sempre com o intuito de me desqualificar desde a época do Terra, quando ele usava seu "apelido oficial" ou mesmo R.Dickson. Essa covardia contumaz foi uma das principais razões do esvaziamento do Blog. O Wolfgang foi correto em seu comentário, já que é a única linguagem eficaz contra esse tipo de "sorrateirice". E para descontrair faço uma pergunta: Como pode um "Anônimo" dar palestras? Usando máscara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por aqui várias vezes,como ainda não havia comentários,fui passear pelas manifestações que estão acontecendo em todo País hoje. Não querendo mudar "o rumo da prosa", enquanto espero a dona Patroa chamar para o almoço, vou meditar no que certa vez disse o General Charles de Gaulle

      Excluir
    2. É bom que continue apenas na meditação. Assim é mantida a finalidade do Blog.

      Excluir
  3. Bom dia a todos.
    Uma das áreas mais afetadas com a Covid-19 foi o turismo. Essa, por mais que a quarentena seja aberta aos poucos, duvido que volte logo a ter forças. Vai demorar um bom tempo ainda para que consiga se normalizar ao entorno dessa atividade econômica. Isso, claro, em todo o planeta. Realmente uma nova Era está surgindo com esse "estranho" e "misterioso" vírus

    ResponderExcluir
  4. Sei que minha opinião certamente está na contramão das demais, mas eu preferia o Aterro eu seus primeiros anos, do jeito que aparece na foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "velho Aterro" dos anos 60 era muito bom. Em 1965 meu pai muitas vezes me levou lá. Eu gostava de ver os barquinhos no grande tanque. Foi em Abril daquele ano a inauguração da TV Globo e como atração para as crianças havia o programa Capitão Furacão, que tinha como auxiliar a "grumete" Elisângela, uma pré adolescente que mais tarde se tornou aquele "mulherão". Daí a meu interesse pelos barquinhos.

      Excluir
  5. Adorei as fotografias de hoje.
    A do Cristo deve ser bem antiga, quase não tem prédio no Morro da Viúva, que me parece circundado de um aterro. Será anos 40?
    A do Maraca retrata a visão de quem chega na arquibancada, vindo do túnel de acesso. Foi o verde que mais me impressionou até hoje. Eu tinha uns 11 anos...
    A Praia do Flamengo era meu local de estudo no vestibular; descia a pé, levava um livro, lia quieto no meu canto e dava um mergulho de vez em quando; nunca ninguém roubou meu livro - eram outros tempos.
    Arpoador-Ipanema são minhas praias favoritas - não foram mexidas. Tinha uma prancha azul, de compensado, bico curvado para cima, Oceania... que delícia descer uma ondinha fazendo ligeiras curvas!
    Paquetá fui pouco, mas fui, andei de charrete, de tílburi igual ao da foto, nadei perto da Pedra da Moreninha e aluguei bicicleta. Dizem que está muito ruim, mas está ruim para todo lado.

    ResponderExcluir
  6. Secanagem do gerente colocar estes locais na tela para deixar nosotros babando..Apesar de todos os pesares,o Ŕio de Janeiro é um lugar especial,lindo por demais.Quem não é "da casa" talvez tenha este sentimento menos aguçado.Retornar ao Rio é sempre um grande prazer.Espero estar aí em breve.

    ResponderExcluir
  7. Opção A: Arpoador e depois Maracanã;
    Opção B: Corcovado e depois Maracanã;
    Opção C: Aterro e depois Maracanã e
    Opção D: Paquetá e depois... assistir o VT do Fla x Flu na TV Continental.

    ResponderExcluir
  8. Meus amigos, dei uma volta de carro por Copa, Ipanema e Leblon, além da Lagoa.
    O Rio está lindíssimo hoje. Sem trânsito, ruas vazias.
    Se a luz de abril e maio no Rio já é estupenda, com pouca poluição fica estonteante.
    Nas ruas internas quase ninguém. Na orla e na Lagoa bastante gente andando a pé e de bicicleta. A maioria de máscara.
    Muitos carros de Polícia. Ninguém na água, pouquíssimos na areia. Crianças ficaram em cada.
    O verde está lindo.
    Dei uma arejada, com luvas e máscara mesmo dentro do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claridade de luz igual a cidade de Lisboa, não existe em qualquer outra cidade do mundo.

      Excluir
  9. Pelo que pode se ler desde ontem nas entrelinhas da internet, petistas e olavo-bolsonaristas estão juntos, porém não misturados, na tarefa de demolir a reputação do Sergio Moro.
    Os primeiros pelo que fez ao seu líder, os outros pelo que está revelando sobre o seu líder no Brasil & filhos.
    Enquanto isso o Centrão volta a avançar sobre a Esplanada dos Ministérios, inclusive o MDB, que quando não está no poder, sempre arranja muitas boquinhas no governo, desde Tancredo/Sarney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ser humano é realmente um grande,mas muito grande espanto!!!O Sergio Moro em menos de 12 hs passou de herói a vilão....
      Daqui um tempo vão dizer que ele não investigou o sumiço da Jules Rimet.....

      Excluir
    2. Aí eu pergunto a um bolsonarista: você tem dois botões pra apertar. Um diz: "Moro é corrupto" (logo o processo de condenação do Lula não valeu); noutro diz: "Moro não é corrupto" (logo, o Bolsonaro é corrupto e deve ser condenado). Qual dos dois você aperta?

      Excluir
    3. Podemos comprovar que realmente existe uma indústria de gerar notícias e mensagens nas redes sociais, pois o que já recebi de mensagens falando contra o Moro não está no gibi. Isso prova que realmente existe esta Central para lançar mensagens visando a atacar pessoas, como não sou da PF cabe a eles investigarem os líderes e prende-los independentemente de quem sejam.

      Excluir
  10. Pelos meus lados aqui do velho oeste duas pérolas que se degradaram foram Sepetiba e a Barra de Guaratiba. Em suma: favelizaram.

    Sobre o comentário do Luiz referente à luz do Rio nessa época do ano eu fico impressionado, parece que é algo seletivo da nossa cidade, talvez só a região dos lagos chega perto.

    ResponderExcluir
  11. Tive a mesma impressão do Dr.D' ao transitar hoje pela manhã na orla da Lagoa em direção a praia do Leblon, onde reside minha irmã, para brindá-la com uma caixa da deliciosa cerveja Lokal, produzida pela Cervejaria Teresópolis, produto muito difícil de se encontrar. Um dia realmente exuberante e 95% dos transeuntes portando suas máscaras. Também me chamou a atenção as várias viaturas policiais rodando pela cidade.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos. Nestes tempos de afastamento social, a parte da manhã é dedicada a receber o telefonema do meu neto, e escutar ele contar as suas atividades do dia, me chamar de vovô Ino, TV aberta e noticiários não os vejo, e assistir filmes e séries na NETFLIX ou PRIME VIDEO são atividades para tarde e noite, tenho lido alguns livros, aqueles que estavam deixados de lado, alguns por anos. Porém vendo as fotos de hoje, me remeto aos anos 70 e 80, quando ás 9:00 estava em um dos campos do Aterro, na época dos campeonatos, fora dele, quase sempre jogando no campo 1 ou 2 quase todos os domingos, terminado o jogo, um banho rápido de mangueira no posto BR em frente ao H. Gloria e entrar no fusquinha direto para Ipanema encontrar a minha atual esposa na praia, e muitas vezes na época que o futebol Carioca tinha bons times e jogos bastante empolgantes, correr para o Maracanã muitas vezes sem mesmo ter almoçado. Nada como a juventude, nos dias de hoje fiquei cansado só de pensar nesta maratona.

    ResponderExcluir
  13. Prezados, boa noite.
    Conheci o blog ano passado e desde lá virei um frequentador assíduo, a postagem de hoje juntamente com a quarentena me deram coragem para meu primeiro comentário.
    Me apresento, sou gaúcho, advogado, tenho 31 anos, morador do Flamengo e frequentador do Bonomia há 05 anos e sou apaixonado pela história do Rio de Janeiro, me considero um pequeno pesquisador dessa história riquíssima.
    Esse conhecimento histórico é o que me faz andar/caminhar/passear/perambular pelas ruas e prais do Rio e enxergá-lo com outros olhos do que a maioria.
    Essas fotos e comentários me fazem reviver uma época em que não vivi, portanto, desejo vida longa ao blog e também à todos os que comentam aqui, pois vocês mantém minha imaginação aflorada com suas histórias e lembranças e me deixam pensando como era o Rio antigamente.
    Um abraço de um gaúcho apaixonado pelo Rio.


    ResponderExcluir