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quarta-feira, 29 de abril de 2020

TÚNEL NOVO 2



 
Continuando com nossa série vemos hoje mais três fotos enviadas pelo prezado Carlos P. L. de Paiva.
 
As duas primeiras mostram o aspecto do lado de Botafogo, como era e foram demolidos os prédios para as obras.
 
A última foto mostra à direita o túnel existente, construído em 1906, (a que hoje liga Copacabana a Botafogo), chamada Engenheiro Coelho Cintra (obviamente não existia o Shopping Rio-Sul, colocado na imagem apenas como referencial).
 
A linha amarela mostra o traçado do segundo túnel, que seria construído na década de 40 (linha amarela). O pontilhado em vermelho mostra os prédios que seriam demolidos do lado de Botafogo.


14 comentários:

  1. Muito interessante! O posto de gasolina, onde está o Chevrolet 1940 continuou até recentemente e, ao que parece, no mesmo local. E a esquina da subida também pouco mudou. Pena a demolição, mas acho que justificou, pois o aspecto ficou muito bom.

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  2. Bom dia, Dr. D'.

    Acompanharei os comentários.

    FF - Antes que venham deturpar alguma coisa, condeno, da mesma forma que anteriormente, a participação do ex-presidente na rádio Tupi. Não tendo algo a acrescentar, deveria ficar quieto.

    Sobre o número de mortes da "gripezinha" essas contagens da China e da Rússia são mais falsas que nota de 3 reais. Assim como a de outros países... Mas, afinal, "E daí?"...

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    1. Alguém disse, talvez sobre as estatísticas de Minas Gerais, que só uma pesquisa junto aos coveiros informaria algo mais próximo da realidade. Lá pode ser a insuficiência de testes para confirmação.
      Aqui no RJ a divulgação da secretaria estadual tem atraso em relação às secretarias municipais, por motivos burocráticos.

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    2. O problema maior e a subnotificação já que não há testes suficientes. Por exemplo, há um aumento de 5600% nos casos de mortes por doenças respiratórias indeterminadas no Rio. A conta, segundo alguns estudos, é de pelo menos 15 casos reais para cada confirmado. Um cálculo similar vale para os óbitos já que nem todos estão sendo testados. Muito pelo contrário.

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  3. Os "sobrados" que aparecem na esquina da Gen.Gois Monteiro e o arvoredo mostram um local bem diferente. Mais ou menos nessa época e em razão da construção do Túnel do Pasmado que seria inaugurado em 1953, foi erradicado o trânsito de bondes na General Severiano em direção à Praia Vermelha. Os bondes seguiam pela Rua da Passagem, entravam à esquerda na General Severiano passando nos fundos do estádio do BFR, e em seguida viravam à direita na Avenida Pasteur. A questão do "mata paulista" na galeria do Túnel Novo ocorreu em razão de um litígio entre a Prefeitura do DF e a Light. Quando Lacerda assumiu o governo da Guanabara em 1961 nada fez, já que tencionava erradicar o sistema. No Túnel Novo os bondes circularam até 03.09.1962.

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  4. O posto de gasolina ficava mais ou menos na altura do canteiro central. Esse ângulo da foto corrobora o meu comentário de ontem quando afirmei que sem a abertura do túnel de Pasmado e a nova galeria do Túnel Novo, Copacabana seria apenas um balneário distante. Essa facilidade de acesso fez de Copacabana consolidar o título de Princesinha do mar. Entretanto e a longo prazo foi a sua perdição em termos gerais. Copacabana já esgotou todas as possibilidades de melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Os prédios antigos e sem garagem, os milhares de "apartamentos conjugados", o "o brilho do pó", o trânsito caótico, o Metrô, e as favelas, fizeram dela uma "Babel sem saída".

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  5. Bom Dia ! Toda vez que se abre um " buraco na pedra" gera confusão no entorno. Mas quando pronta a obra,os benefícios são muitos.Principalmente para as construtoras.

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  6. Então o "mata-paulista" era no túnel em direção à Botafogo?

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    1. O "velho Túnel Novo" mantinha o fluxo de carros e bondes em "mão e contra-mão". Após a inauguração da nova galeria um desentendimento burocrático entre a Light e a Prefeitura do D.F impediu que uma das linhas passasse a funcionar na outra galeria e isso manteve as linhas no velho túnel até 1960. Em 1960 Sete Câmara se omitiu e em 1961 quando Lacerda tomou posse, já pretendia erradicar o sistema e aí manteve o "status quo" até a erradicação.

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  7. 449 nas últimas 24 horas.

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    1. E certamente morrerão mais. Mas o que fazer? Os de fatos mostram que a população prefere se arriscar a contrair o vírus ao invés de ter a certeza de passar graves necessidades e até "morrer de fome". Pior do que isso são políticos tirarem proveito da desgraça em benefício próprio e em detrimento de uma população cuja grande maioria é composta de indivíduos miseráveis. Mas para quem fica passeando com cachorro na praia do Lido usando máscara e destilando veneno está ótimo, não é mesmo?

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  8. Por falar de contra-mão, uma curiosidade é o viaduto de mão inglesa que passa bem acima da boca do túnel, no fim da Av. Pasteur.

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    1. Este local,salvo engano,já foi motivo de postagens e muitos comentários com explicações sobre sua instalação e abrangência.Coisa meio confusa se estou lembrado....

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    2. Antes da inauguração do Túnel do Pasmado a linha de bondes da Praia Vermelha seguia o trajeto mencionado no comentário das 8:29. Com a inauguração passaram a seguir pela Praia de Botafogo e subir virando à esquerda passando sobre o túnel e entrar pela Avenida Pasteur na altura do Veneza. Até a inauguração do viaduto do Mourisco não havia o "corte" à direita que leva à Rua da Passagem. Não tenho certeza se havia a "mão inglesa" antes da erradicação da linha da praia Vermelha, fato que ocorreu em Setembro de 1962.

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