Total de visualizações de página

domingo, 28 de junho de 2020

POMPEIA

POMPEIA - o "Ponte-Aérea" ou o "Constellation"

Pompeia e Dida

Pompeia

Pompeia - Henrique - Dida - Joel


Moacir (sentado) e Dida

Pompeia

Paulinho - Pompeia - Evaristo

Neste domingo relembramos o Pompeia, goleiro que se destacou no América nos anos 50 e 60. Como sofreu nos jogos contra o Flamengo, enfrentando atacantes como o cracaço Dida, Joel, Moacir, Henrique, Evaristo, Paulinho e Zagalo.

Fazia defesas espetaculosas, ficando conhecido pelos apelidos de "Ponte-Aérea" e "Constellation".

As fotos lembram minhas primeiras idas ao Maracanã, com as traves ainda retas e goleiros com joelheiras e faixas reforçando os punhos.

O uniforme do Flamengo com calções pretos e os jogos com o América me lembravam o inesquecível tricampeonato de 53-54-55, cujo último jogo foi em 1956.

E, quanto aos dias atuais, acho imprudente e temerária a atitude dos dirigentes rubro-negros forçando a volta do futebol nestes tempos ainda tão complicados da pandemia.

12 comentários:

  1. Nunca vi o Pompeia jogar, "não é do meu tempo". O América foi vitima dos interesses escusos de alguns clubes e da federação carioca. Sempre prejudicado por arbitragens tendenciosas, o golpe de misericórdia quando foi crimosamente alijado na criação do Clube dos 13.## A insistência dos dirigentes do Flamengo em forçar a realização dos jogos se deve ao que há tempos em venho dizendo aqui. "Supõe-se" que existia uma grande lavagem de dinheiro em andamento, e a Pandemia interrompeu esse processo. "Só um cego não vê".

    ResponderExcluir
  2. Os locutores da época adoravam enfatizar as defesas acrobáticas do Pompéia,que parecia ter estagiado em circos..Jogou no Bonsucesso,mas fez carreira mesmo no América onde foi campeão carioca em 60,revezando com Ari.Não me lembro se c hegou a ser convocado para a seleção alguma vez....Na postagem,vale a presença dos rubro/negros e em especial o artilheiro Dida...
    Quanto a volta do carioquinha realmente parece precipitada...O problema é que a população também não está colaborando.Recomendo uma visita as praias no dia de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Calções pretos foram utilizados pelo Fla em 1955 em sinal de luto pela morte do presidente do clube, Gilberto Cardoso, após sofrer um enfarte assistindo jogo de basquete no Maracanãzinho, que a partir de então passou a levar o nome do grande dirigente rubro-negro.
    O CRF voltou a usar esses calções após a lamentável morte do excelente Geraldo, em 1976. De uns 20 anos para cá as redes de TV, imitando os europeus, passaram a exigir calções de cor diferente entre as equipes e por isso é constante a utilização do calção escuro por parte do time da Gávea.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Vi o Pompéia em final de carreira no América, acho que nos dias de hoje seria um goleiro mediocre, se existe uma posição no futebol que evoluiu muito foi a de goleiro, principalmente no Brasil, onde até os anos 90 nossos goleiros não tinham expressão mundial. Já o inverso ocorreu com a Argentina que era o celeiro dos melhores goleiros das Américas, hoje seus goleiros são medíocres, aliás, falando em goleiros medíocres Argentinos, tem um que é idolatrado na Argentina e que eu sempre achei fraco que era o Fillol, principalmente se compararmos com os grandes goleiros Argentinos que vi jogando, opinião pessoal achei, Carrizo, Roma, Cejas e Andrada bem melhores do que ele, se vale de ter sido campeão do mundo.

    ResponderExcluir
  5. O Evaristo ainda é o recordista em número de gols em um mesmo jogo pela Seleção Brasileira. Em tempos que não se convocava jogador que saía do Brasil, ele foi jogar na Espanha antes da Copa de 1958.
    Seria o titular no lugar do Vavá?
    Quanto ao Améria, infelizmente nos últimos anos não passa do "pré-Carioca", fase que a federação insiste em considerar como a primeira parte da divisão principal, quando na prática é a última da Série B do torneio estadual.
    Impressionante como os cartolas brasileiros fazem "malabarismos" com os regulamentos dos campeonatos, tentando agradar a todos e assim garantir eternas reeleições nas federações e na CBF.

    ResponderExcluir
  6. Já estava meio de saco cheio dessa "onipresença" do futebol em nossas vidas; depois dessa pausa, devido a pandemia, acho que definitivamente tirarei o futebol da minha agenda. Com o "monopólio" do Flamengo, então, o futebol perdeu a graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não, Wagner, mas com essa parada forçada pela pandemia e, agora retornando de forma inconsequente, periga termos bola rolando dia sim e outro também para ressarcir as perdas do capitalismo de quem realmente ganha com o futebol, além da jogatina e sites de apostas.

      Excluir
  7. Boa tarde, Dr. D.

    Pompeia não é do meu tempo. O primeiro torneio de futebol de que me lembro (mal e mal) é a Copa de 78. Especialmente os jogos contra Polônia e Itália.

    O espetáculo dantesco retornou hoje, já com uma goleada na hora do almoço, indigesta para alguns. Neste momento temos dois jogos e mais tarde o último do dia. Quarta-feira terá palco o próximo capítulo da briga entre Globo e Flamengo envolvendo os direitos de transmissão, por causa da MP que caiu do céu...

    FF: depois do doutorado fake, agora a denúncia é de plágio no mestrado do novo ministro. Daqui a pouco acham mutreta até na época de CA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda precisa explicar o edital de quando era presidente do FNDE onde uma escola mineira receberia 30030 laptops para 255 alunos. Ainda bem que o TCU bloqueou. Mas os responsáveis não apareceram.

      Excluir
  8. O que já estava ruim pode piorar mais ainda a partir do dia 10, com a possibilidade de jogos com público, mesmo que limitado...

    Bundalelê institucionalizado.

    ResponderExcluir
  9. Para a precipitada volta dos jogos do Carioca o comentário seria chamar de zebra a derrota do Flu, porém um jogador do Tricolor, aos 15 min de jogo, misturou futebol com telecatch e foi logo expulso, facilitando a vida do Volta Redonda.
    Já o Botafogo, precisando de saldo de gols, conseguiu passar o Boavista na tabela goleando o Cabofriense. Não vou estranhar o "útil ao agradável" nessa situação porque alguns clubes pequenos ficaram sem parte dos jogadores do time principal, por fim de contrato nessa parada de 3 meses. Não sei se foi o caso do time de Cabo Frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi o caso do Cabofriense, que jogou com 9 jogadores diferentes da equipe original que atuava antes da paralisação. Os clubes pequenos pactuam os contratos com seus jogadores até o final de abril, data de encerramento do Carioca. O Botafogo não tem nada a ver com isto e sapecou a goleada. Mesmo com o time anterior, o resultado não teria sido muito diferente, vez que o time de Cabo Frio não somara nenhum ponto com seus jogadores até o final abril de cada ano, data prevista para o encerramento doum ponto até a paralisação.

      Excluir